DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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- A Ameaça Iminente do Ciberterrorismo – O impacto nas Relações InternacionaisPublication . Menezes, Maria Carolina Silva de; Andrade, Luís Manuel Vieira deA 6 de agosto de 1991, há 21 anos atrás, a World Wide Web ficou disponível mundialmente, havendo agora quase 4.3 biliões de pessoas a utilizá-la diariamente. Com ela, vieram diferentes vantagens, tais como a capacidade de resolver problemas burocráticos através de um clique, ou a facilidade de procura de informação, bem como a proximidade e globalização que permite acontecer. No entanto, existe sempre ‘’o outro lado da moeda’’. Ultimamente, o investimento em armamento e forças militares, além da corrida ao poder nuclear têm vindo a decrescer, face ao que outrora foi, uma vez que os governos cada vez mais têm a plena noção de que tais custos implicam grandes endividamentos, e um peso insuportável, não só a nível económico, como também a nível de recursos humanos. No entanto, e com o evoluir da tecnologia e internet, é possível travar guerras e atacar inimigos silenciosamente. Tenciona-se investigar e aprofundar o fenómeno que é a internet e o impacto que os problemas advindos da mesma causam nos dias de hoje, nomeadamente nas relações internacionais. Serão analisados, por isso, e com maior detalhe e rigor o ciberterrorismo, o ciberespaço e, por consequência, a cibersegurança, no âmbito da matéria em vista. O período temporal que será alvo de estudo nesta dissertação vai desde a primeira guerra cibernética em 1999, até às eleições de Donald Trump em 2016, estendendo-se até aos dias de hoje. Pretende-se compreender o porquê da mudança e opção pelo ciberterrorismo nas últimas décadas e o impacto do mesmo nas relações internacionais atualmente. Dado que não se trata só de ataques internacionais, mas até mesmo de pessoas coletivas face ao estado, ou outras entidades coletivas, será oportuno estudar os vários casos possíveis e marcantes em que tais situações aconteceram.
- Análise exploratória de atividades de combate ao insucesso escolar na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Tânia Raquel Silva; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Cabral, João Manuel GonçalvesO insucesso escolar assume uma conceção vasta com diferentes definições. Este fenómeno atinge diversas áreas do currículo, incluindo a matemática. Sendo esta uma área que é trabalhada desde a Educação Pré-Escolar e que apresenta um vasto potencial educativo, é importante que os futuros profissionais da educação aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática de forma a contribuir para diminuir o insucesso escolar a nível da matemática através das práticas pedagógicas que realizem. Durante as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico, pretendi desenvolver os seguintes objetivos gerais: desenvolver estratégias que permitissem ao aluno compreender a importância da matemática no dia-a-dia; desenvolver estratégias que estimulassem nos alunos o gosto pela matemática, de forma a permitir uma aplicação sensorial nas atividades de aprendizagem e contribuir com conhecimentos inovadores que permitissem estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes no campo da matemática. Os objetivos específicos que pretendi desenvolver foram: utilizar com os alunos atividades que lhes fossem familiares, aplicadas ao quotidiano, em vez de abstratas; construir materiais manipulativos específicos para determinados temas; construir atividades que facilitassem o ensino da matemática, com auxílio de ferramentas lúdicas e tirar partido das aprendizagens realizadas enquanto estagiária de forma a planificar atividades de ensino/aprendizagem que tivessem um maior potencial de promoção do sucesso educativo em matemática. Deste modo, após um momento de pesquisa, análise e reflexão sobre o insucesso escolar e as suas causas de forma a preparar-me para a implementação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para diminuir as dificuldades a nível da matemática que os alunos apresentavam. Após uma análise sobre as atividades matemáticas que proporcionei, posso afirmar que de uma forma geral estas contribuíram para o sucesso dos alunos a nível da matemática. Foi também realizado um estudo empírico que recorreu à metodologia qualitativa, onde se procedeu à realização e posterior análise de entrevistas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dado o número de entrevistas realizadas, as conclusões obtidas restringem-se apenas aos entrevistados. Os resultados obtidos permitiram-me verificar que os entrevistados partilharam da mesma opinião relativamente à importância de utilização de materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens matemáticas e que na sua opinião tanto os educadores/professores, alunos, encarregados de educação e escola são responsáveis pelo (in) sucesso escolar dos alunos.
- A Conjuntura Geopolítica e Geoestratégica Contemporânea dos Açores: o Caso da base das LajesPublication . Silva, Carlota Sofia Faria Da; Andrade, Luís Manuel Vieira deLocalizados no centro do Oceano Atlântico Norte, entre a Europa e os Estados Unidos da América, os Açores dispõem de uma centralidade atlântica que lhes conferem uma importância geopolítica e geoestratégica identificada na II Guerra Mundial pelas principais potências marítimas da altura – Inglaterra e Estados Unidos da América. A presente investigação procura aferir a importância atual dos Açores para os Estados Unidos da América em termos de política externa. Isto é, se a Base das Lajes continuará a ser considerada como uma «base-chave», depois de em 2015 os EUA terem procedido a um redimensionamento das suas forças militares nesta base. A partir das teorias do realismo, neorrealismo e da transição do poder, procura-se justificar e relacionar a pertinência do tema. Seguidamente, será descrito o processo de cedência de facilidades nos Açores à Inglaterra e aos EUA, bem como a inclusão de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte e a Guerra Fria, em que as Lajes foram consideradas uma «base-chave» pelos EUA. Finalmente, pretendemos analisar a conjuntura geopolítica e geoestratégica contemporânea dos Açores vivida desde 2015, ano em que Barack Obama formaliza a decisão de proceder a uma operação de redimensionamento do contingente militar nas Lajes que, desde então, se apresenta com uma «base adormecida». Considerando as alterações constantes do sistema internacional, conclui-se que os Estados Unidos da América mantêm o interesse em fazer uso da base aérea nas Lajes, apesar de reconhecerem que a mesma já não tem a importância geopolítica e geoestratégica que outrora teve.
- O contributo dos Açores para o Conceito e Estatuto de Ultraperiferia: um estudo de casoPublication . Borges, Mariana Simas Brandão Dutra; Pimentel, Berta Maria Oliveira; Amaral, Carlos Eduardo Pacheco; Valente, Isabel Maria FreitasDesde a origem do conceito ao reconhecimento do Estatuto, a ultraperiferia é uma conquista das assim designadas Regiões Ultraperiféricas que, para tal, protagonizaram diversos intentos, no decurso das várias etapas que marcam a ambiciosa, todavia, e, indubitavelmente, justa validação da sua singularidade. Paralelamente, a consolidação da ultraperiferia traduz as diligências levadas a efeito pela União Europeia, em prol da discriminação positiva das regiões europeias geograficamente distantes do continente. Neste contexto, e enquanto Região dotada de interesses, estatutos e autonomia próprios, assume, pois, particular relevância o estudo das estratégias e posições dos Açores, para com a evolução da ultraperiferia europeia. A presente investigação procura analisar a ultraperiferia, e estudar, em especial, os contributos dos Açores, para com a evolução histórica e política daquele conceito e Estatuto. Para tal, dedica um estudo de caso ao retrato das tomadas de posição por parte da Região Autónoma dos Açores, em prol da ultraperiferia, nos contextos intrarregional, inter-regional, nacional e comunitário, assente em trabalho de levantamento e tratamento de fontes de arquivo. Por certo, a conquista da ultraperiferia é um sucesso sem igual no seio da União Europeia: por um lado, porque os Açores desempenharam um papel fundamental no âmbito deste significativo passo para a construção de uma Europa com as (e das) regiões; e, por outro lado, porque este processo significa, para a Região, um salto qualitativo no que se reporta à atenção dispensada às respetivas especificidades autonómicas, regionais e insulares.
- Da identidade açoriana ao consumo da marca AçoresPublication . Negalha, Raquel Raposo; Medeiros, Pilar Damião deO presente Projeto de Dissertação insere-se na área da sociologia do consumo intitulada Da Identidade Açoriana ao Consumo da Marca Açores. A pertinência da mesma prende-se com o facto de o Projeto “Marca Açores” desenvolvido pela Sociedade para o Desenvolvimento dos Açores (SDEA) ser uma novidade para as empresas que se encontram interessadas em incutir o selo da mesma nos seus produtos de modo a que estes se tornem mais cativantes e apelativos para com os seus consumidores. Por isso, considerou-se relevante formular a seguinte pergunta de partida: De que forma a cultura e identidade açoriana são potenciadoras de uma Marca diferenciada? Esta pergunta implica que se relacione a cultura e a identidade açoriana com o conceito de “Marca Açores” com o intuito de compreender se efectivamente existe reconhecimento, por parte dos consumidores, desta identidade e se há preferência pelos produtos da Marca Açores. […].
- Desigualdades de género no mercado laboral açoriano : o caso dos jovens mais escolarizadosPublication . Ponces, Rita Alexandra Carreiro; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasA presente investigação tem como principal objetivo caraterizar as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, analisando, num primeiro momento, a generalidade da população empregada e, numa segunda fase, aprofundando o caso específico dos jovens mais escolarizados, pois este grupo social encontra-se no cerne das mudanças sociais relacionadas com as desigualdades de género. As desigualdades de género no mercado de trabalhos foram averiguadas a partir das seguintes componentes: a segregação horizontal, a segregação vertical e as desigualdades salariais. Pretende-se, também, analisar a influência da escolaridade nas desigualdades de género nas componentes mencionadas anteriormente. É ainda averiguada a relação entre a conciliação emprego-família e as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano. De modo a conseguir cumprir os objetivos propostos nesta dissertação, foi realizada uma análise aos dados dos Quadros de Pessoal de 2019, analisando a população empregada no setor privado e, posteriormente, estes dados foram aprofundados com a recolha de 24 entrevistas realizadas a jovens, comparando-se os diplomados do ensino superior com os não diplomados. Com a análise de dados foi possível verificar que existem desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, em todas as componentes, seguindo a tendência do contexto nacional. A presença do diploma do ensino superior não protege os indivíduos de serem alvo de desigualdades de género, no entanto, existem algumas atenuações. Por fim, verificou-se que a conciliação emprego-família condiciona as desigualdades de género do mercado de trabalho. No caso dos jovens mais escolarizados, notou-se a persistência das desigualdades de género neste grupo social, associados à presença de estereótipos de género, destacando-se, também, a existência de modelos de partilha das tarefas familiares mais igualitários, com ambos os elementos do casal a prestar cuidados aos filhos, no entanto, as mulheres surgem mais penalizadas nos casos de conflito na articulação emprego-família.
- Governança em Rede nas Políticas Públicas de Saúde no Brasil: Desafios e Constrangimentos na Microrregião dos Campos das Vertentes, no Estado de Minas GeraisPublication . Santos, Luana Katrina dos; Marques, Eduardo José da Silva ToméA Governança em Redes é uma realidade praticada com sucesso na esfera organizacional e vem sendo implantada nos órgãos públicos nos últimos anos, designadamente no Brasil. Essa forma de governança pública vem se intensificando no país, tanto a nível governamental, como envolvendo Stakeholders privados. As políticas públicas de saúde são um típico exemplo dessa forma de gestão. Todavia, a efetividade dessa execução enfrenta desafios e diversos problemas, como pôde ser verificado na Microrregião dos Campos das Vertentes, Estado de Minas Gerais, no Brasil. O presente trabalho, baseado em metodologia eminentemente qualitativa, procura demonstrar, através da análise de questionários, sites oficiais de entes públicos, bem como jurisprudências, a inefetividade da governança em redes na execução das políticas públicas de saúde nessa microrregião, e, consequentemente, a necessidade de melhorias nessa forma de gestão.
- Institucionalização e des(identificação) da população idosa : a minha experiência no convívio com os idoso institucionalizadosPublication . Simão, Cristina Isabel Botelho; Gonçalves, Maria da Piedade Lima LalandaOs idosos representem uma grande e importante parte da população do século XXI e a sua proteção é cada vez mais uma preocupação individual, comunitária e institucional, refletida na criação de várias organizações, eventos, iniciativas legislativas e de espaços onde a terceira idade se possa sentir protegida, socializar e identificar. As estruturas residenciais para idosos são hoje uma importante resposta no apoio às famílias na prestação dos cuidados de saúde aos mais velhos, na socialização e na diminuição do isolamento e depressão que esta faixa etária está sujeita, envolvendo um processo de admissão mais ou menos rígido, que implica adaptação, identificação com o novo espaço, e alteração das rotinas diárias e da forma como se gere o património. Contudo, não poderemos considerar, por si só, que a institucionalização contribua para a perda de identidade dos idosos, uma vez que, na maioria das vezes, é o próprio processo de envelhecimento o responsável pela perda das qualidades de vida do cidadão idoso. Há, contudo, que flexibilizar regras institucionais e promover aspetos identitários que permitam aos mais velhos potenciar o bem-estar nesta fase da vida.
- Os institutos culturais açorianos: uma análise sociológica sobre a comunidade intelectualPublication . Parada, Júlia Marília Pinto; Medeiros, Pilar Damião deNuma perspectiva sociológica pretendemos analisar não só os dilemas e paradoxos da Comunidade Intelectual Açoriana, como também o contributo sociocultural destes através dos Institutos Culturais Açorianos. Para apreender o contributo cultural dos Institutos Culturais Açorianos na relevância social, torna-se importante estudar em paralelo a comunidade Intelectual Açoriana, efectuando-se uma análise sócio-histórica sobre a génese do próprio conceito de intelectual desde o Affaire Dreyfus. Ambicionando deslindar se os institutos e a Comunidade Intelectual que deles fazem parte, estabelecem sinergias com a sociedade ou se, de forma implícita, permanecem como um nicho elitista, i.e., de resistência a uma “cultura de massas” que tende a prevalecer no “mundo da vida”. Metodologicamente, a análise dos documentos, conjugada com o questionário contribuirá para depreender se: A Comunidade Intelectual pertencente aos Institutos Culturais Açorianos permanece como um nicho elitista ou é uma interveniente activa na esfera pública Açoriana.
- Jovens e escolhas escolares : origem social, vivências no sistema educativo e projetos de futuroPublication . Arruda, Francisco Tavares; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresA presente dissertação pretende analisar os fatores que influenciam as decisões escolares dos jovens em termos de interrupção ou prolongamento dos estudos a nível do ensino superior bem como as diferenças entre as trajetórias sociais e escolares de indivíduos com distinta escolaridade. Como linhas de orientação e de objetividade, esta dissertação orienta-se para o condicionalismo imposto pela origem social do jovem no seu percurso escolar. Neste sentido, constrói-se uma perspetiva teórica acerca dos fatores que influenciam a escolarização e os projetos de futuro. No que respeita à estratégia metodológica aplicada, esta dissertação irá ter uma abordagem qualitativa pois irá ser utilizada, como técnica de pesquisa, as histórias de vida que, por sua vez, permitem refletir acerca das referências exteriores ao jovem, que configuram os comportamentos e as vivências do mesmo. É possível concluir que a origem social dos jovens condiciona as suas escolhas escolares e os seus projetos de futuro.
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