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- A Ameaça Iminente do Ciberterrorismo – O impacto nas Relações InternacionaisPublication . Menezes, Maria Carolina Silva de; Andrade, Luís Manuel Vieira deA 6 de agosto de 1991, há 21 anos atrás, a World Wide Web ficou disponível mundialmente, havendo agora quase 4.3 biliões de pessoas a utilizá-la diariamente. Com ela, vieram diferentes vantagens, tais como a capacidade de resolver problemas burocráticos através de um clique, ou a facilidade de procura de informação, bem como a proximidade e globalização que permite acontecer. No entanto, existe sempre ‘’o outro lado da moeda’’. Ultimamente, o investimento em armamento e forças militares, além da corrida ao poder nuclear têm vindo a decrescer, face ao que outrora foi, uma vez que os governos cada vez mais têm a plena noção de que tais custos implicam grandes endividamentos, e um peso insuportável, não só a nível económico, como também a nível de recursos humanos. No entanto, e com o evoluir da tecnologia e internet, é possível travar guerras e atacar inimigos silenciosamente. Tenciona-se investigar e aprofundar o fenómeno que é a internet e o impacto que os problemas advindos da mesma causam nos dias de hoje, nomeadamente nas relações internacionais. Serão analisados, por isso, e com maior detalhe e rigor o ciberterrorismo, o ciberespaço e, por consequência, a cibersegurança, no âmbito da matéria em vista. O período temporal que será alvo de estudo nesta dissertação vai desde a primeira guerra cibernética em 1999, até às eleições de Donald Trump em 2016, estendendo-se até aos dias de hoje. Pretende-se compreender o porquê da mudança e opção pelo ciberterrorismo nas últimas décadas e o impacto do mesmo nas relações internacionais atualmente. Dado que não se trata só de ataques internacionais, mas até mesmo de pessoas coletivas face ao estado, ou outras entidades coletivas, será oportuno estudar os vários casos possíveis e marcantes em que tais situações aconteceram.
- Avaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19Publication . Melo, Sara Amaral; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesAo longo da história, é possível verificar que o comportamento do consumidor se foi adaptando sempre às novas realidades de diversas formas. Com o surgimento em 2020 de uma pandemia, assistiu-se mundialmente a restrições, confinamentos e ao surgimento de desafios políticos e de gestão. O surgimento do Covid-19, mudou completamente a forma como as pessoas viviam o dia a dia, tanto ao nível do trabalho, como ao nível do consumo. O objetivo deste estudo é o de perceber como é que, mais uma vez na História da Humanidade, os indivíduos/consumidores adaptaram o seu comportamento de compra, face à nova realidade e a todas as restrições relacionadas com ela. De forma a perceber como foi essa adaptação e os desafios associados a esta foram revistos diversos documentos e foi aplicado um questionário online a consumidores. Os resultados obtidos permitiram verificar que nem todos os comportamentos adotados inicialmente foram cabalmente interiorizados e que estes variam consoante um conjunto de características dos consumidores. Sendo um trabalho de análise do comportamento do consumidor, existem ainda muitas outras dimensões que podiam ser exploradas em futuros trabalhos de investigação e enriquecerão o conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
- Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digitalPublication . Casinha, Filipa Lopes; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO uso das ferramentas digitais, mais propriamente dos social media, é uma das formas mais práticas, e utilizada, para influenciar o comportamento do consumidor aquando da escolha e posterior compra de uma marca. Porém, o espaço digital pode ser muito mais do que um veículo de comunicação, assumindo-se como espaço de compra e relacionamento. Como tal, torna-se necessário acompanhar as dinâmicas do comportamento do consumidor. A pandemia Covid-19 acelerou a adoção tecnológica no domínio pessoal e profissional, o que se refletiu no comportamento dos consumidores online. Porém, não existem ainda muitas evidências sobre a duração desta alteração comportamental. Pelo que o objetivo deste trabalho consiste na compreensão do comportamento de compra e relacionamento dos consumidores com as marcas online. Para tal escolheu-se a lovemark Apple como caso de estudo e adotou-se como processo de recolha de informação um questionário online. Os resultados sugerem que as alterações comportamentais ocorridas no período inicial da pandemia foram efetivas e em muito derivadas do receio de contaminação. Contudo, nem todos os consumidores demonstram mantê-las no período posterior. É patente, contudo, a intensificação da utilização da tecnologia tanto para aquisições, como para relacionamento com as marcas. Tendo como principal limitação deste trabalho a dimensão da amostra, o mesmo deixa indícios de que as empresas deverão continuar a apostar na presença digital e no acompanhamento da evolução do comportamento do consumidor.