Repository logo

Repositório da Universidade dos Açores

Institutional Repository of the University of the Azores

 

Welcome to the Repository of the University of the Azores

The mission of the Institutional Repository RUAc is to incorporate, register, organize, maintain, preserve and facilitate the open online access to the academic, scientific and cultural publications of the University of the Azores, promoting its contents by sharing the institutional research and by the integration in national and international information network systems, using technical interoperability and international standards.

The contents of the Institutional Repository RUAc is organized on Communities and its Collections. The Repository includes articles, papers in scientific events, books, book chapters, dissertations, technical reports, institutional documents, presentations, conferences, etc., in digital format and the correspondent metadata.

The Institutional Repository RUAc has as community of interest teachers, researchers, students who are co-authors with teachers and/or researchers, scholars who are co-authors with teachers and/or researchers, employees and collaborators of projects at the University of the Azores.

Recent Submissions

Ano Internacional Quântico 3: A Física Quântica
Publication . Sá, Nuno; Gomes, Cláudio; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)
A Física Quântica é uma das três disciplinas da Física Moderna, que aperfeiçoaram a Física Clássica para os domínios do “muito rápido” (Relatividade Restrita), do “muito pesado” (Relatividade Geral) e do “muito pequeno” (Mecânica Quântica).
Inteligência Artificial: usar bem para aprender melhor
Publication . Giacomelli, Fábio; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)
A Inteligência Artificial já faz parte da vida de quase todos nós. Está nos telemóveis, nos videojogos, na Netflix ou Spotify e até nas tarefas que fazemos na escola. Pode ser muito útil, mas é importante percebermos que ela é apenas uma ferramenta. Não foi criada para substituir o teu esforço, a tua atenção ou a atua capacidade de pensar.
Teófilo Braga e os pensadores Judeus Uriel da Costa, Espinosa e António José da Silva
Publication . Luz, José Luís Brandão da; Movimento Internacional Lusófono, MIL; Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, CEHu; Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, IFLB; DG Edições
Procuramos seguir os estudos que Teófilo dedicou a três autores judeus de origem portuguesa: Uriel da Costa (1584-1640); Espinosa (1632-1677) e António José da Silva (1705-1739). O primeiro, com o nome de batismo de Gabriel, nasceu no seio duma família de cristãos-novos do Porto, procurou refúgio na Holanda, onde fixou residência com a sua família, para professar livremente a fé na Lei de Moisés; Espinosa, descendente de judeus portugueses que se estabeleceram na Holanda para se manterem fiéis ao judaísmo, frequentou a escola da nova sinagoga de Amesterdão, onde revelou uma inteligência que o distinguiu dos demais; António José da Silva, dramaturgo e renovador do Teatro Português, é natural do Rio de Janeiro, neto de cristãos-novos de origem portuguesa, e veio aos oito anos de idade para Lisboa, na companhia do pai e da mãe, esta trazida como judaizante para o reino, sob prisão.
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino da História
Publication . Cordeiro, Cláudia Filipa Botelho; Sousa, Francisco José Rodrigues; Costa, Susana Goulart
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O objetivo principal do relatório foi utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como estratégia de ensino e aprendizagem. Outro objetivo foi desenvolver três AVA adequados ao ensino da História e aplicá-los a duas turmas de diferentes anos de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico e a uma do ensino secundário. Por último, estudar o desenvolvimento desses AVA tendo em conta a validade, usabilidade/praticabilidade e eficácia. A escolha de trabalhar este tema esteve relacionada com o cenário atual do ensino, uma vez que as tecnologias têm tido um papel cada vez mais central no processo de ensino-aprendizagem. O uso do AVA é uma forma de tornar o ensino da História mais interessante, pois permite a partilha de recursos como vídeos e jogos, além de incentivar o trabalho autónomo dos alunos. A metodologia utilizada inspirou-se na Investigação do Design Educacional, uma vez que esta permite combinar a teoria e a prática educativa para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Ou seja, traduz-se na conjunção da pesquisa científica com a prática pedagógica, visando soluções para um determinado problema, com sucessivas afinações até se alcançar o desejado, incluindo ainda o envolvimento de participantes. A recolha dos dados sobre a avaliação da recetividade dos utilizadores do AVA foi feita através de questionários aos alunos e de entrevistas a docentes do mesmo grupo disciplinar.
Triagem de resíduos de embalagens plásticas: Um modelo de gestão industrial para o ecoponto amarelo
Publication . Aguiar, Sónia Patrícia Medeiros; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges
Este trabalho incide sobre a implementação da solução tecnológica da start-up “Lixo”, que tem como objetivo desenvolver um algoritmo de inteligência artificial que permita identificar as diferentes tipologias de resíduos provenientes da produção automatizada da central do ecoponto de amarelo com dados, em tempo real, da quantidade de resíduos valorizáveis/recicláveis que são reencaminhados para destruição/aterro sanitário. Assim pretende-se com a implementação desta solução tecnológica da start-up “Lixo” aumentar o potencial de reciclagem no centro de triagem (aumentar e melhorar as taxas de reciclagem), encontrar os pontos fracos e as perdas existentes ao longo da linha e controlar a qualidade do produto final evitando a contaminação por resíduos que podem atrapalhar ou inviabilizar o reaproveitamento desses materiais. Para tal, foi montado um sistema de reconhecimento visual integrado com o uso da inteligência artificial (IA) com autoaprendizagem programado para identificar padrões de resíduos valorizáveis e não valorizáveis, dando-nos a capacidade de prever e atuar em tempo real, adaptando, no momento, o plano de operação. Para obter a informação necessária a tecnologia da start-up “Lixo”, esta foi implementada em dois pontos distintos da linha de produção, início e fim, em que os sensores óticos fazem a leitura do tipo de resíduo rececionado, com vista a adaptar, adequar e melhorar a operação do centro de triagem. Em suma, este sistema tem como objetivo simplificar o processo de triagem e melhorar a eficiência e eficácia da valorização de resíduos na instalação, ao contribuir a otimização, dinamização e ampliação do alcance das mais diversas operações. Durante este projeto foram efetuadas caraterizações aos resíduos de modo a verificar e validar a veracidade dos dados do software e afinar o algoritmo à realidade e necessidade da região.