Repositório da Universidade dos Açores
Repositório Institucional da Universidade dos Açores
Entradas recentes
Ineffective marine protected areas in Azores
Publication . Barreiros, João Pedro; Aguilar-Perera, Alfonso; Barcelos, Luís; Anderson, Antônio; Beheregaray, Anderson; Díaz-Ferguson, Edgardo
ABSTRACT: On 13 November 2025, Science published the Research Article “Integrative phylogenomics positions sponges at the root of the animal tree” by Jacob L. Steenwyk and Nicole King (1). The authors alerted us that errors in the analysis pipeline had affected the results to an extent that they are no longer reliable. Two aspects of the data analysis introduced artifacts. First, an imbalance between the number of sponges and ctenophores in the dataset biased one of the scoring metrics, thereby influencing the outcomes. Second, part of the analysis involved collapsing internal nodes, which was not properly accommodated by the software used. The authors thank Casey W. Dunn and colleagues for bringing this to their attention, as detailed in an eLetter and in Steenwyk and King’s eLetter Response, both available at https://www.science.org/doi/10.1126/science.
adw9456#elettersSection. Given these issues, both authors have requested a Retraction. Science is therefore retracting the Research Article.
Gente Feliz com Lágrimas e Happy People in Tears – um estudo comparativo entre a obra de João de Melo e a sua tradução para inglês
Publication . Gomes, Kathleen Mendonça; Faria, Dominique Almeida Rosa de
Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre o romance Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo, e a sua tradução para o inglês, Happy People in Tears, realizada por Elizabeth Lowe. Com base em teorias de tradução de autores como Even-Zohar, Antoine Berman, Lawrence Venuti, André Lefevere e Milton e Bandia, o estudo explora o papel da tradução na visibilidade de sistemas literários periféricos, como ainda é o português e, ainda mais, o açoriano, destacando o papel dos agentes de tradução, como a tradutora e a editora Tagus Press. Foca-se, em particular, na análise crítica das estratégias tradutórias adotadas por Elizabeth Lowe perante os desafios culturais e linguísticos suscitados pelo texto, como a tradução de referências culturais e de questões associadas ao heterolinguismo. Invocando a teoria de Lawrence Venuti, e à luz dos seus conceitos de “domesticação” e “estranhamento”, pretende-se aferir se, na tradução de Gente Feliz com Lágrimas, houve tendência para a adaptação dos valores da cultura de partida aos da cultura de chegada, isto é, para a adoção de um discurso fluido que minimiza ou elimina os traços distintivos da cultura de partida ou se, por outro lado, a tradução “obriga” o leitor anglófono a ir ao encontro do autor e a fazer um esforço de compreensão do contexto de partida.
Perspetivas dos professores sobre a colaboração profissional na promoção de uma cultura educativa eficaz: estudo de caso numa escola básica dos Açores
Publication . Cabral, Natacha Filipa Maia; Serpa, Sandro Nuno Ferreira de
O presente trabalho pretende analisar as perspetivas dos professores, relativamente às suas práticas de colaboração profissional, na promoção do sucesso educativo numa escola básica integrada dos Açores, situada no município da Ribeira Grande. Para tal, procurou responder ao seguinte objetivo: identificar as perspetivas dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas relações profissionais estabelecidas, relacionando-as com a promoção do sucesso educativo numa escola básica integrada dos Açores. Deste modo, a presente metodologia incluiu um processo investigativo qualitativo não probabilístico e adotou a entrevista semidirigida, como instrumento de recolha de dados. Ademais, o tratamento dos dados compreendeu um processo de análise de conteúdo categorial indutivo e temático, que envolveu uma constante formulação das categorias da análise. Que conseguiu criar categorias relacionadas com a caraterização dos participantes, o sucesso educativo e a colaboração profissional, entre professores na presente escola básica integrada estudada.
Desta forma, a investigação concluiu que os professores do 1.º ciclo do ensino básico valorizam as suas relações profissionais como essenciais para promover o sucesso educativo, sobretudo num contexto de vulnerabilidade socioeconómica. A colaboração é vista como fundamental, para a melhoria pedagógica, o apoio mútuo e a superação de dificuldades estruturais, como a falta de recursos humanos e o baixo envolvimento familiar. Apesar das diferenças na vivência da colaboração — influenciadas pelo género, fase da carreira e funções —, existe um consenso sobre o seu papel como estratégia de resiliência coletiva e bem-estar docente. Contudo, os professores também alertam para a necessidade de reforçar os apoios institucionais, pois a colaboração não substitui a carência de recursos técnicos essenciais, para uma intervenção educativa eficaz e sustentável. Assim, as relações profissionais entre docentes são centrais para criar um ambiente escolar inclusivo e promotor do sucesso educativo num contexto social e económico desafiante.
Planeamento de campanhas publicitárias: Estratégias multicanal para alcançar o sucesso
Publication . André, Miguel Arruda; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda
O presente relatório descreve a experiência de estágio na agência de marketing Zona de Ideias, no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing. O principal objetivo foi aplicar conhecimentos académicos num contexto profissional, consolidar competências técnicas e interpessoais e aprofundar a compreensão do setor, com enfoque na realidade açoriana. A integração numa equipa multidisciplinar e a participação em projetos com impacto real reforçaram a capacidade de análise crítica, adaptação de mensagens a diferentes públicos e adoção de uma abordagem mais estratégica na produção de conteúdos. A colaboração contínua e o acesso a feedback construtivo contribuíram para o amadurecimento profissional e o desenvolvimento da autonomia. O contexto regional revelou desafios como a dimensão reduzida do mercado, os constrangimentos logísticos e alguma resistência à inovação, mas também oportunidades, como a forte identidade cultural, a proximidade entre agentes do setor e a crescente digitalização da economia local. Destaca-se o uso frequente de ferramentas tecnológicas, especialmente inteligência artificial (IA). A utilização do ChatGPT evidenciou o potencial da tecnologia para otimizar processos criativos, quando aplicada com sentido crítico e estratégico. O relatório inclui recomendações dirigidas à entidade de acolhimento, à instituição académica e a futuros estagiários, sublinhando a importância da articulação entre teoria e prática, da valorização da inovação e da aprendizagem contínua.
Em síntese, o estágio foi uma etapa fundamental de preparação para o mercado de trabalho, contribuindo para a construção de um perfil profissional informado, flexível e alinhado com os desafios contemporâneos do marketing.
RED. Pre-Pri – Desenvolvimento de recursos digitais em contexto de educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico
Publication . Teixeira, Micaela Viveiros; Sousa, Francisco José Rodrigues
O presente estudo procura avaliar a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) em contexto escolar. Neste sentido, procurou-se realizar uma avaliação não somente dos RED criados ao longo dos estágios pedagógicos, bem como dos que estão disponíveis online. A metodologia utilizada foi baseada na Investigação do Design Educacional, uma vez que esta mostrou ser a mais adequada tendo em conta a natureza do projeto realizado. Este tem uma característica intervencionista, por existir a necessidade de haver uma relação entre a intervenção no ambiente e o estudo desta, de modo que exista um melhoramento. Procedeu-se à realização de observação direta, bem como de entrevistas a docentes e discentes, de modo a melhor perceber o que era avaliado. Neste sentido, importou perceber se os alunos conseguiam compreender melhor os conteúdos lecionados, recorrendo à utilização de RED ou por meio de métodos mais convencionais, muitas vezes como apoio, são utilizados os livros. Para além disto, tornou-se importante perceber se os docentes têm hábito de se basear neste tipo de recursos e perceber quais são e se existe facilidade na sua seleção ou não.
