Repository logo

Repositório da Universidade dos Açores

Institutional Repository of the University of the Azores

 

Welcome to the Repository of the University of the Azores

The mission of the Institutional Repository RUAc is to incorporate, register, organize, maintain, preserve and facilitate the open online access to the academic, scientific and cultural publications of the University of the Azores, promoting its contents by sharing the institutional research and by the integration in national and international information network systems, using technical interoperability and international standards.

The contents of the Institutional Repository RUAc is organized on Communities and its Collections. The Repository includes articles, papers in scientific events, books, book chapters, dissertations, technical reports, institutional documents, presentations, conferences, etc., in digital format and the correspondent metadata.

The Institutional Repository RUAc has as community of interest teachers, researchers, students who are co-authors with teachers and/or researchers, scholars who are co-authors with teachers and/or researchers, employees and collaborators of projects at the University of the Azores.

Recent Submissions

Recursos didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem do texto narrativo no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Publication . Batista, Telma Reis; Alves, Ana Teresa da Conceição Silva; Serpa, Margarida da Silva Damião de
O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre as práticas pedagógicas levadas a cabo no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este documento constitui-se não só como uma análise da importante experiência que é o estágio pedagógico, mas também como um aprofundamento da temática escolhida. Deste modo, numa primeira fase aborda-se um conjunto de questões teóricas e conceitos essenciais à compreensão de tudo o que envolve a temática do ensino do texto narrativo, nomeadamente o que se entende por didática do Português, visto que esta é uma disciplina com particularidades próprias, passando pela definição e exploração de conceitos relacionados com estratégias de ensino e recursos didáticos e finalizando este capítulo com uma breve menção ao lugar do texto narrativo no ensino. Numa segunda fase, esta já mais voltada para a prática pedagógica, apresenta-se uma contextualização do estágio, bem como uma reflexão sumária sobre a intervenção letiva assegurada. Por fim, a partir da sistematização de dados recolhidos durante a lecionação, apresenta-se um estudo com enfoque investigativo, cujo principal objetivo é aferir a eficácia das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados na abordagem do texto narrativo, tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos. Ademais, foram selecionados cinco manuais para analisar neste mesmo âmbito. Trata-se de um estudo descritivo de tipo qualitativo e com componente avaliativa, tendo sido usadas na recolha dos dados documentos, a observação participante, produções dos alunos e provas de avaliação e, no seu tratamento, a análise de conteúdo temática. Concluiu-se que os alunos, em geral, beneficiam de um ensino que inclua a aplicação de diversidade de estratégias e recursos educativos. Sobre estes últimos, aferiu-se ainda que as novas tecnologias podem ser uma mais-valia para o ensino. No que concerne à variável do género feminino/masculino, depreendeu-se que as raparigas são o grupo que mais beneficiou com a variedade do conjunto de estratégias e recursos. Quanto aos manuais, oferecem uma variedade de propostas de exercícios para a leitura, repartidos pelas três fases da mesma – antes da leitura, durante a leitura e após a leitura. Apesar da variedade presente na primeira e na última fase, a fase da leitura é a menos trabalhada nos manuais.
Empreender nos Açores: Oportunidades e desafios
Publication . Costa, Rodrigo Botelho; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro Almeida
Nos últimos anos, os Açores têm vindo a se projetar no cenário internacional, ganhando maior visibilidade e cativando o interesse não só de visitantes, mas também de vários investidores, que percecionam a região como um local privilegiado para se empreender. A presente investigação foi elaborada com o propósito de identificar as oportunidades e desafios de se empreender nos Açores, com o intuito de compreender como é empreender nesta região. Neste âmbito, foi desenvolvida uma análise do ecossistema empreendedor açoriano, identificando singularidades e idiossincrasias. Este estudo, de natureza exploratória e descritiva, seguiu o método de investigação qualitativo, com dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Foram elaborados cinco casos de estudo, resultantes de entrevistas a cinco empreendedores, que optaram por sediar as suas empresas na Região Autónoma dos Açores. Procurou-se abranger entrevistados com diferentes perfis para que se contemplasse diversas perspetivas. Verifica-se alguma homogeneidade nas opiniões dadas pelos empreendedores entrevistados, muitos partilhando da mesma ideia sobre oportunidades e desafios. Os resultados obtidos apontam para oportunidades de negócio disponíveis, existindo fatores benéficos como é o caso dos apoios públicos ao investimento com elevadas taxas de incentivo a fundo perdido, a elevada qualidade das matérias-primas e dos produtos açorianos, a qualidade de vida existente, o destaque da região a nível internacional, a localização geográfica, o fuso-horário e os benefícios fiscais. No que concerne aos desafios, é fortemente destacado, pelos empreendedores, a escassa mão de obra disponível, o excesso de burocracia, a insularidade e a baixa cultura empreendedora dos açorianos. Conclui-se, então, que os empreendedores entrevistados ressaltam o potencial económico da região, em que as oportunidades superam os desafios e, em comum acordo, recomendam os Açores como o sítio indicado para se investir e empreender.
Consultoria imobiliária com foco em clientes internacionais: Caso de estudo na empresa Danubio Homes
Publication . Bettencourt, Rodrigo Carreiro; Teixeira, João Carlos Aguiar
O presente relatório é o resultado do estágio realizado na empresa Danubio Homes no âmbito do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais com especialização em Finanças e Contabilidade da Universidade dos Açores. O estágio foi realizado em Budapeste, Hungria e teve início no dia 11 de janeiro de 2023. A sua duração foi de 6 meses. É efetuado um enquadramento sobre a mediação imobiliária, a sua regulamentação, as suas diferentes modalidades e, por fim, o impacto da globalização e internet no comportamento dos consumidores. Consta-se que o ramo imobiliário foi o primeiro a receber regulamentação especializada no que toca à mediação em Portugal, com os direitos dos consumidores em mente. É também por esta altura que a profissão de mediador imobiliário foi analisada e consequentemente repartida em quatro tarefas principais: a prospeção, angariação, venda e acompanhamento de clientes. Por fim, é mencionado o impacto da criação da internet no comportamento dos consumidores bem como a adaptação realizada por parte dos profissionais neste ramo. Da caracterização da Danubio Homes, verifica-se que tem um modelo de negócios sólido e apresenta uma rendibilidade estável. A aposta no serviço de apoio ao cliente de alta qualidade ajuda na sua diferenciação em relação à competição. Quanto às atividades realizadas na empresa, estas envolvem o processo de arquivo, receção, vendas, fotografias de imóveis, gestão de clientes estudantes, realização de check-ins e check-outs, análises de mercado e, por fim, atividades do dia a dia na empresa. Desenvolve-se uma análise crítica a cada uma das atividades bem como à instituição de acolhimento. Evidencia-se que a Danubio Homes tem alguns aspetos a melhorar no que toca à eficiência de algumas atividades, contudo demonstra uma presença substancial no mercado de mediação imobiliária em Budapeste.
Caracterização de enzimas do veneno de Physalia physalis: estudo bioquímico e ação na coagulação ex vivo
Publication . Borges, Margarida Botelho; Toubarro, Duarte Nuno; Oliveira, Nelson José de; Mendonça, Duarte Manuel da Silva
A Physalia physalis, comumente conhecida como Caravela Portuguesa, é um hidrozoário colonial flutuante encontrado em ampla distribuição pelo Oceano Atlântico. A sua ocorrência é frequentemente observada no arquipélago dos Açores, ocorrendo sazonalmente em grandes aglomerados de maio a agosto. O contato com suas células urticantes resulta no envenenamento agudo que pode provocar inflamação e perturbações na hemostasia, afetando a agregação plaquetária e a coagulação. Embora em outras águas-vivas esses sintomas tenham sido associados à presença de enzimas proteolíticas, pouco se sabe sobre o veneno da P. physalis. Este estudo tem como objetivo analisar a ação do veneno da P. physalis na hemostasia, centrando-se na investigação das enzimas presentes no veneno e o seu mecanismo de ação sobre a coagulação. O veneno da P. physalis foi obtido por meio de cinco métodos distintos. A extração através da homogeneização dos tentáculos com “ultraturrax” (Vh) e a indução das células urticantes (nematocistos) por electroestimulação (VT), foram os métodos que resultaram num extrato de veneno com maior atividade enzimática. Os venenos obtidos por esses dois métodos apresentaram diferentes padrões proteicos, pelo que foram ambos utilizados no estudo das enzimas e suas ações na coagulação. A análise com substratos e inibidores específicos revelou pela primeira vez que o veneno de P. physalis exibe atividade proteolítica, do tipo serino protéase, especificamente quimotripsina, e serino metaloproteases. O veneno obtido pelos métodos Vh e VT exibiu atividades distintas sobre o fibrinogénio e o coágulo de fibrina, com impacto reduzido na cascata de coagulação. O veneno obtido por indução dos nematocistos (VT) demonstrou elevada eficiência na digestão do coágulo de fibrina, apresentando simultaneamente atividade fibrinolítica e fibrinogenolítica. Por outro lado, o veneno obtido por homogeneização dos tentáculos (Vh) não apresentou atividade fibrinolítica, mas exibiu uma hidrólise altamente específica do fibrinogénio, gerando péptidos de fibrina com aproximadamente 23 kDa, semelhantes aos formados pela ação da trombina. Estes péptidos de fibrina demonstraram a capacidade de formar um coágulo instantâneo, sugerindo um efeito pró-coagulante. A atividade pró-coagulante da amostra Vh e a ação trombolítica da amostra VT foram confirmadas nos ensaios de lise do coágulo de euglobulina em plasma humano. Nenhuma das amostras testadas apresentou atividade hemolítica. O fracionamento da amostra Vh, por FPLC, resultou em quatro frações com padrões proteicos e enzimáticos distintos. Duas dessas frações (#2 e #3) apresentaram ação pró-coagulante, enquanto as outras duas frações (#1 e #4) apresentaram ação fibrinogenolítica e trombolítica. A caracterização da atividade enzimática das frações obtidas por cromatografia permitiu determinar que a atividade trombolítica é promovida por metaloproteases, enquanto o efeito pró-coagulante é mediado por serino protéases. Este estudo permitiu identificar, pela primeira vez, proteínas do veneno que podem estar envolvidas nos distúrbios hemostáticos resultantes do envenenamento agudo por P. physalis e que por este motivo podem constituir importantes fatores de toxicidade. O seu estudo pode contribuir para o desenvolvimento futuro de antídotos ou para o desenvolvimento de novas moléculas para terapias anti trombóticas.
Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De Filosofia
Publication . Santos, Ivone Maria Almeida dos; Sousa, Francisco José Rodrigues de; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Palos, Ana Cristina Pires
O cerne deste Trabalho de projeto foi analisar as perspetivas de alunos do 12.º ano, numa escola de Cabo Verde, sobre a relevância curricular da disciplina de Filosofia e contribuir para a criação de estratégias de contextualização curricular, mais próximas da sua realidade e das suas experiências. O projeto foi idealizado tendo em conta princípios pedagógicos de contextualização associados a diferentes correntes teóricas, como a Escola Nova ou Escola Progressista, de John Dewey, Integração curricular, de Beane, Teoria da Aprendizagem significativa, de Ausubel, e Aprendizagem mediada, de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a Metodologia da Investigação do Design Educacional, uma vez que se revelou a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido ao seu cariz interventivo, que visa satisfazer uma necessidade de forma original, aliando uma intervenção no ambiente com o estudo desta mesma intervenção, para ser gradualmente melhorada, procurando também a participação dos envolvidos e a elaboração de princípios de design. Quanto aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou-se útil, adequada e eficaz, graças à avaliação de especialistas, da professora participante e do grupo-alvo. A apresentação dos princípios de design descreve diretrizes que podem ser trazidas para outros contextos. Ficou claro que esse Modelo de Contextualização do Ensino de Filosofia também poderá ser utilizado por outros profissionais com pequenas adaptações.