Repository logo

Repositório da Universidade dos Açores

Institutional Repository of the University of the Azores

 

Welcome to the Repository of the University of the Azores

The mission of the Institutional Repository RUAc is to incorporate, register, organize, maintain, preserve and facilitate the open online access to the academic, scientific and cultural publications of the University of the Azores, promoting its contents by sharing the institutional research and by the integration in national and international information network systems, using technical interoperability and international standards.

The contents of the Institutional Repository RUAc is organized on Communities and its Collections. The Repository includes articles, papers in scientific events, books, book chapters, dissertations, technical reports, institutional documents, presentations, conferences, etc., in digital format and the correspondent metadata.

The Institutional Repository RUAc has as community of interest teachers, researchers, students who are co-authors with teachers and/or researchers, scholars who are co-authors with teachers and/or researchers, employees and collaborators of projects at the University of the Azores.

Recent Submissions

João António Gomes Vieira e o Museu das Flores: Uma vida dedicada ao colecionismo e estudo do património cultural açoriano
Publication . Silveira, Nina Cecília Mendonça; Albergaria, Maria Isabel Whitton Terra Soares de; Vieira, Luís Filipe Nóia Gomes
A constatação da reduzida produção de estudos e reflexões acerca das personalidades ligadas à museologia açoriana, assim como do papel que desempenharam nas instituições que integraram e da bibliografia que produziram, motivou a escolha do tema da presente dissertação. O estudo de caso centrado em João António Gomes Vieira, colecionador, fundador e primeiro diretor do Museu das Flores, permitiu acompanhar as diversas etapas do seu percurso pessoal e profissional, assim como do processo colecionístico, o que, por sua vez, possibilitou uma maior compreensão da própria trajetória do Museu das Flores, da sua história e museologia. Divulgar e preservar a sua história, transmitindo o seu legado às gerações presentes e futuras foram os principais objetivos deste trabalho. Pretendemos, igualmente, preencher uma lacuna no estudo da museologia açoriana, mas, também, destacar a importância de reconhecer e honrar os contributos individuais para o desenvolvimento cultural e histórico de uma região. Atualmente, importa olhar para o passado como uma fonte de lições valiosas que ajudem a compreender e enfrentar os desafios do presente e a perspetivar o futuro de forma informada e consciente.
Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Publication . Sousa, Marlene Pereira; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
O presente Relatório de Estágio surge com o intuito de analisar e refletir, de uma forma fundamentada, sobre a prática pedagógica desenvolvida nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste sentido, apresentamos uma breve contextualização e retrospetiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo das nossas práticas, evidenciando o processo de aprendizagem vivenciado e dando ênfase à temática do presente Relatório, Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré--Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática em aprofundamento incide no ensino-aprendizagem da Matemática mediante a mobilização de materiais pedagógicos com recurso às Expressões Artísticas/Artes Visuais, não colocando de parte as restantes áreas do currículo, no sentido de promover aprendizagens significativas baseadas numa educação integradora. O relatório foca as potencialidades e desafios das conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica, mobilizando o contexto de estágio com vista a uma análise reflexiva sobre a envolvência dos materiais pedagógicos na lecionação de conteúdos matemáticos nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido mostra-nos que a exploração de materiais pedagógicos motiva as crianças e estimula a sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A nossa análise contemplou, ainda, um breve estudo exploratório, mediante um inquérito por questionário, sobre as representações de Educadores e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca das suas práticas. Os resultados obtidos indicam que os participantes valorizam as Expressões Artísticas, mais concretamente as Artes Visuais e a Expressão Plástica, na lecionação da área/domínio da Matemática, com recurso a materiais concretos e manipuláveis, incluindo objetos do quotidiano, uma vez que contribuem para o desenvolvimento da motivação dos alunos, principalmente quando é demonstrada a aplicabilidade da Matemática no dia a dia. Contudo, os participantes promovem com pouca frequência essas conexões.
MicroBiotec25 na Universidade dos Açores
Simões, Nelson; Toubarro, Duarte
Vai decorrer de 4 a 6 de dezembro deste ano na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada o MicroBiotec25 (https://mbtec25.organideia.com/). O Microbiotec é um Congresso bianual que reúne as Sociedades Portuguesas de Microbiologia e de Biotecnologia e no qual são apresentados e discutidos os avanços destas duas ciências. Habitualmente, este congresso reúne mais de 300 investigadores com numerosas apresentações orais e em posters que atualizam o conhecimento e discutem novos avanços.
Teoria das Cordas: Como o Universo Pode Ser Como Uma Grande Orquestra!
Publication . Vasconcelos, Cristina; Meirelles, Gabriela; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc).
Imagina que o universo é como uma gigantesca orquestra. Em vez de violinos, guitarras ou tambores, os instrumentos são cordas invisíveis, tão pequenas que ninguém as consegue ver. São estas cordas minúsculas que, ao vibrar, dão origem a tudo o que existe: desde a luz das estrelas às partículas mais pequenas que os átomos. É isso que diz a Teoria das Cordas, uma ideia da física que tenta explicar como o universo é construído a partir dos seus elementos mais pequenos.
Programa de investigação em espécies cinegéticas nos Açores
Pavão, Diogo C.; Rodrigues, Tiago M.; Leitão, M.; Gonçalves, D.
A 19 de maio de 2023 foi assinado um Acordo de Cooperação entre a, então, Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, atualmente Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação (SRAA) e a Associação BIOPOLIS (Universidade do Porto). O acordo tem a duração de cinco anos e visa o desenvolvimento de um “Programa de investigação em espécies cinegéticas nos Açores”.