Repository logo

Repositório da Universidade dos Açores

Institutional Repository of the University of the Azores

 

Welcome to the Repository of the University of the Azores

The mission of the Institutional Repository RUAc is to incorporate, register, organize, maintain, preserve and facilitate the open online access to the academic, scientific and cultural publications of the University of the Azores, promoting its contents by sharing the institutional research and by the integration in national and international information network systems, using technical interoperability and international standards.

The contents of the Institutional Repository RUAc is organized on Communities and its Collections. The Repository includes articles, papers in scientific events, books, book chapters, dissertations, technical reports, institutional documents, presentations, conferences, etc., in digital format and the correspondent metadata.

The Institutional Repository RUAc has as community of interest teachers, researchers, students who are co-authors with teachers and/or researchers, scholars who are co-authors with teachers and/or researchers, employees and collaborators of projects at the University of the Azores.

Recent Submissions

Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laborais
Publication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa Silva
O objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.
Processos identitários no ensino: o caso das artes cênicas na ilha de S. Vicente (Brasil)
Publication . Santos, Karina Vernizzi; Gil, Ana Cristina Correia; Filho, João Cardoso Palma
A presente tese propõe uma investigação sobre processos cênicos escolares num espaço insular. O estudo pretende uma análise da construção de uma identidade cultural através de práticas culturais imbricadas em atividades artísticas de adolescentes estudantes do Ensino Médio de uma escola da Ilha de São Vicente, no litoral de São Paulo, que abriga dois municípios brasileiros: São Vicente e Santos. O recorte da pesquisa aborda o modo como tais práticas se organizam e produzem identidades vinculadas às artes da cena e às ações culturais. O aporte teórico-metodológico da pesquisa se situa no campo dos Estudos da Cultura, elencando narrativas e identidades em suas articulações com a Pedagogia do Teatro. Os referenciais teóricos utilizados partem, dentre outros, dos estudos de Richard Hoggart (1971, 1973), intelectual inglês que se dedicou aos Estudos Culturais, Stuart Hall (2014b), Francisco Varela, Eleanor Rosch e Evan Thompson (1993), e Theodor Adorno e Max Horkheimer ([1944] 1985). A investigação permite estudar experiências educativas que contribuem para a construção identitária da Ilha de São Vicente.
Contabilidade Pública: Aplicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas
Publication . Arruda, Sónia Maria Melo; Rocha, Maria Luísa Silva; Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves
O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas é um tema relevante na Contabilidade Pública por possibilitar não só o controlo do orçamento como também a transparência dos recursos financeiros públicos. Para além disto, existe cada vez mais a necessidade de existir um normativo contabilístico público que resolva a simultaneidade de sistemas contabilísticos e contribua para uma harmonização da contabilidade pública. Através do recurso a análise bibliográfica relacionada com a temática do SNC-AP e de dados recolhidos através de um questionário online, obteve-se que, na opinião dos inquiridos, os objetivos a que o novo normativo contabilístico se propõe estão cumpridos. Outro resultado aponta para que o principal problema que levou à necessidade de se alterar o normativo contabilístico público, foi a simultaneidade de sistemas contabilísticos distintos, uma vez que existem serviços da Administração Pública que ainda utilizam o Plano Oficial de Contabilidade Pública. Para além disto, persistem ainda outros relevantes problemas, tais como a melhoria a nível de registos e classificações do setor público, para operações limitadas apenas à Administração Pública, bem como o problema da inexistência de um sistema contabilístico para a avaliação do desempenho, uma vez que não foi implementado ainda um programa específico para o subsistema de gestão que permita facilitar a tomada de decisões sobre a avaliação dos serviços públicos. Pretende-se que este estudo contribua para pesquisas em áreas como Contabilidade Pública, Administração Pública e Finanças Públicas, ajudando a entender melhor a importância de uma harmonização da contabilidade pública.
Topografias filosóficas dos (des)encontros da comunidade de investigação filosófica e (no) ambiente escolar
Publication . Carvalho, Nális Torres de; Carvalho, Magda Costa; Kohan, Walter
O presente trabalho incorpora-se ao Mestrado em Filosofia para Crianças, da Universidade dos Açores, sendo o resultado do ecoar de várias vozes: as das infâncias nas sessões, pensadoras e pensadores que contribuíram com reflexões teóricas, e também de elementos que constituem a acústica do trabalho em oficina de investigação filosófica (o tapete). Ou seja, pelas vivências do tapete filosófico nas oficinas, desde o momento de sua confecção, uso e reflexões posteriores às atividades, observou-se que a educação, o ambiente escolar, a sala de aula, o tapete, as oficinas filosóficas e as infâncias podem ser lugares de (des)encontros. O processo dessa reflexão teve como catalisador a fala do menino Vitor Hugo (7 anos): “Aqui a gente pode falar o que pensa”. Desta forma, a presente Dissertação tem por objetivo investigar e aprofundar filosoficamente algumas topografias que emergem na relação com as oficinas de investigação filosófica em comunidade por meio de uma revisão crítica de literatura relacionada ao tema, tendo como bússola os conceitos de heterotopias (Michel Foucault, 2013a), transgressão e educação como prática da liberdade (bell hooks, 2017), as contribuições de Murris (2016) e seu pensamento crítico sobre (des)colonização da infância e contribuições de um processo de descolonização da educação (Rufino, 2021). No Capítulo 1, serão trabalhadas reflexões sobre o espaço da educação. Um espaço constituído por camadas, tramas e histórias. No Capítulo 2, o foco será refletir sobre a noção de comunidade de investigação filosófica, a noção de oficinas de investigação filosófica em comunidade, bem como o tapete filosófico. No Capítulo 3, ver-se-á que esses espaços, que surgem dos encontros das infâncias com as oficinas de investigação filosófica em comunidade, podem ocorrer sobrepondo-se a espaços já existentes, criando outros ou até transgredindo as normas vigentes. Chamar-se-á a atenção para o fato de que as relações que ocorrem são permeadas de relações de poder e saber e que a tomada de consciência dessa situação conduz a reflexões sobre (des)colonização dos territórios da infância e da educação.
Impacto das políticas públicas de turismo: O caso dos Açores
Publication . Pacheco, Mafalda da Silva; Alvares, Daniela Fantoni
A presente dissertação tem como objetivo analisar políticas públicas de turismo implementadas na Região Autónoma dos Açores, sublinhando a relevância do setor turístico como motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da região. O crescimento turístico acentuado suscita a necessidade de estratégias bem delineadas, que maximizem o potencial turístico da região e estejam em consonância com o desenvolvimento sustentável. Esta investigação exploratória de base quantitativa, com a realização de caso de estudo, partiu da revisão de literatura e análise documental, seguida da realização de inquérito por questionário a residentes nos Açores, totalizando 101 respondentes. Foram analisadas duas iniciativas: o programa "Viver os Açores", que visa promover o turismo interno e fomentar a economia regional, e a "Tarifa Açores", que torna o transporte aéreo mais acessível para residentes. Além disso, procedeu-se a uma reflexão sobre o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável; e o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), que define estratégias para qualificar e expandir a oferta turística. Esta pesquisa permitiu evidenciar os impactos económicos e sociais resultantes das iniciativas implementadas, sendo que a "Tarifa Açores" foi a política que teve um maior impulso na mobilidade interna, evidenciando um efeito positivo na coesão regional. Somado ao programa "Viver os Açores", o qual também demostrou resultados positivos, embora alguns inquiridos tenham sugerido melhorias relativas à acessibilidade do programa, assim como a diminuição da burocracia. Os dados demonstram que as políticas públicas têm contribuído para o crescimento do turismo e a recuperação pós-pandemia. Por fim, destaca-se que a análise de políticas públicas implementadas nos Açores permite avaliar a eficácia das medidas adotadas, com a proposição de recomendações para direções futuras, visando não apenas o crescimento do setor do turismo, mas também a sua viabilidade a longo prazo. Contudo, permanece crucial monitorizar e ajustar as estratégias para assegurar que todas as ilhas se beneficiem de forma equilibrada destas iniciativas.