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- Avaliação da genotoxicidade e citotoxicidade em profissionais de Anatomia Patológica através do ensaio dos micronúcleos em células bucaisPublication . Baptista, Maria de Fátima Simas Ávila; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia Ventura; Ladeira, CarinaNos laboratórios de Anatomia Patológica utilizam-se diversos Compostos Orgânicos Voláteis (COV), como o formaldeído e o xileno, considerados Carcinogénicos, Mutagénicos e Tóxicos para a Reprodução (CMR). Estas substâncias são reconhecidas como genotóxicas e citotóxicas, pelo que a sua manipulação apresenta riscos para a saúde humana. O ensaio do micronúcleo (MN) bucal, é um método não invasivo, útil e simples para detetar estes efeitos em indivíduos expostos. O objetivo desta investigação, foi avaliar o risco de genotoxicidade e citotoxicidade dos COV, nos profissionais de Anatomia Patológica da ilha de S. Miguel através da quantificação de células micronucleadas (MN) enquanto biomarcadores de genotoxicidade e células com outras anomalias (ONA) para a citotoxicidade. A metodologia utilizada consistiu na constituição de dois grupos de exposição: um grupo exposto de 21 profissionais dos três laboratórios existentes, Hospital Divino Espírito Santo (HDES), Laboratório Particular de Anatomia Patológica (LABAP) e Laboratório Germano de Sousa (Hospital CUF Açores), e outro grupo não exposto (referência) constituído por 50 indivíduos recrutados aleatoriamente em outros serviços do HDES, sem qualquer exposição ocupacional a COV. Para realizar todos os procedimentos laboratoriais, após a colheita de células da mucosa bucal, foi escolhida a citologia em monocamada ThinPrep® por se apresentar mais eficaz, utilizou-se a coloração de Feulgen modificada, visualização e quantificação no microscópio óptico e digitalização de imagem. Este biomarcador permitiu avaliar a genotoxicidade e citotoxicidade com base nos danos provocados no DNA. Concluiu-se que os profissionais de Anatomia Patológica da ilha de S. Miguel apresentaram um risco cerca de quatro vezes maior do que o grupo não exposto aos COV, o que revelou ter um significado preditivo da frequência de células MN e ser um fator de risco acrescido para a saúde. Apesar da legislação existente, são necessárias medidas combinadas de proteção, biomonitorização individual e coletiva, bem como investimento nas instalações para assim poder controlar este ambiente de perigo. Sugere-se mais estudos que abordem um grupo com maior número de profissionais.
- Atitude face à utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação: proposta de um instrumento para aferir as atitudes de docentes face à utilização das tecnologias nas atividades laboraisPublication . Canella, Victor Borges; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo de; Rocha, Maria Luísa SilvaO objetivo do estudo foi criar um instrumento com a finalidade de aferir a atitude dos docentes face à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas atividades laborais, mais especificamente no ensino presencial. Para tal, foram adotadas práticas e protocolos para a elaboração de instrumentos de mensuração de atitudes disponíveis na literatura. A amostra para a validação do instrumento foi de 200 docentes de instituições de ensino superior no Brasil. O software Statistical Package for the Social Sciences 29 (SPSS) foi utilizado para estatísticas descritivas, teste de normalidade e confiabilidade dos dados. O software FACTOR foi utilizado para a validação do instrumento por meio de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE). Foram verificadas a adequação dos dados e da amostra utilizando o teste de esfericidade de Bartlett (Sig. p-valor < 0,05) e a estatística de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO: 0,87236). A Measure of Sampling Adequacy (MSA) foi utilizada para identificar itens problemáticos. Correlações policóricas foram necessárias devido à natureza ordinal dos dados. A Análise Paralela (AP) foi realizada para determinar o número de fatores, revelando inicialmente um fator significativo ao considerar o percentil 95 das variâncias aleatórias e dois fatores significativos ao considerar a média. A estrutura fatorial resultou em dois fatores principais: "Formação continuada em TDIC em favor da educação" (Fator 1) e "Integração equilibrada das TDIC juntamente com as Metodologias Ativas" (Fator 2). O modelo final apresentou um bom ajuste aos dados com valores de RMSEA (0,058), CFI (0,995) e TLI (0,994) indicando alta adequação. Após a análise da matriz de correlações Policóricas, complementada pela análise da Pratt's Importance Measure, foram excluídos quatro itens pouco representativos do Fator 1. Os valores do H-index para os fatores foram altos, com o Fator 1 apresentando H-latent de 0,984 e H-observed de 1,005, e o Fator 2 apresentando H-latent de 0,975 e H-observed de 1,024. Estes valores indicam uma alta replicabilidade, ou seja, os fatores identificados são consistentes e provavelmente serão replicados em estudos futuros. Por fim, foram sugeridas faixas de classificação para interpretar os resultados obtidos pela escala desenvolvida, garantindo uma análise mais específica e detalhada das diferentes áreas abordadas pela escala.