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- Análise das despesas públicas em educação e saúde nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira: Benchmarking nacional e internacionalPublication . Quadros, Rodrigo Tavares; Fortuna, Mário José AmaralO papel da despesa pública no crescimento económico é um dos temas mais debatidos nas políticas económicas e nas finanças públicas. Esta dissertação avalia o impacto das despesas públicas, com ênfase nas áreas da educação e da saúde, no crescimento económico das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no período de 1999 a 2022 para os Açores e de 2004 a 2022 para a Madeira. A análise é realizada através de um modelo econométrico baseado na metodologia de Fortuna e Vieira (2007), que relaciona o PIB regional com variáveis como a despesa pública, o PIB nacional, o setor agrícola e o turismo. Os resultados indicam que, nos Açores, as despesas públicas, de forma geral, contribuíram positivamente para o crescimento económico. Em contraste, na Madeira, não foram encontrados indícios de que as despesas públicas, de forma global, tenham exercido um impacto positivo no PIB regional. As despesas em educação destacam-se como um fator relevante para o crescimento económico em ambas as regiões. Contudo, não se verificou que as despesas públicas em saúde tenham contribuído para o aumento do PIB nas regiões autónomas. Com base nos resultados obtidos, torna-se essencial avaliar cuidadosamente a evolução das despesas públicas, recomendando-se que os governos regionais adotem uma abordagem prudente ao aumentar o peso das mesmas em relação ao PIB, especialmente no que respeita às despesas em saúde, de forma a garantir que tal não comprometa a alocação de recursos para áreas cujo contributo e produtividade para o crescimento económico são mais evidentes, como é o caso da educação.
- Topografias filosóficas dos (des)encontros da comunidade de investigação filosófica e (no) ambiente escolarPublication . Carvalho, Nális Torres de; Carvalho, Magda Costa; Kohan, WalterO presente trabalho incorpora-se ao Mestrado em Filosofia para Crianças, da Universidade dos Açores, sendo o resultado do ecoar de várias vozes: as das infâncias nas sessões, pensadoras e pensadores que contribuíram com reflexões teóricas, e também de elementos que constituem a acústica do trabalho em oficina de investigação filosófica (o tapete). Ou seja, pelas vivências do tapete filosófico nas oficinas, desde o momento de sua confecção, uso e reflexões posteriores às atividades, observou-se que a educação, o ambiente escolar, a sala de aula, o tapete, as oficinas filosóficas e as infâncias podem ser lugares de (des)encontros. O processo dessa reflexão teve como catalisador a fala do menino Vitor Hugo (7 anos): “Aqui a gente pode falar o que pensa”. Desta forma, a presente Dissertação tem por objetivo investigar e aprofundar filosoficamente algumas topografias que emergem na relação com as oficinas de investigação filosófica em comunidade por meio de uma revisão crítica de literatura relacionada ao tema, tendo como bússola os conceitos de heterotopias (Michel Foucault, 2013a), transgressão e educação como prática da liberdade (bell hooks, 2017), as contribuições de Murris (2016) e seu pensamento crítico sobre (des)colonização da infância e contribuições de um processo de descolonização da educação (Rufino, 2021). No Capítulo 1, serão trabalhadas reflexões sobre o espaço da educação. Um espaço constituído por camadas, tramas e histórias. No Capítulo 2, o foco será refletir sobre a noção de comunidade de investigação filosófica, a noção de oficinas de investigação filosófica em comunidade, bem como o tapete filosófico. No Capítulo 3, ver-se-á que esses espaços, que surgem dos encontros das infâncias com as oficinas de investigação filosófica em comunidade, podem ocorrer sobrepondo-se a espaços já existentes, criando outros ou até transgredindo as normas vigentes. Chamar-se-á a atenção para o fato de que as relações que ocorrem são permeadas de relações de poder e saber e que a tomada de consciência dessa situação conduz a reflexões sobre (des)colonização dos territórios da infância e da educação.