DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Perdidos na rua : os sem-abrigo em Ponta DelgadaPublication . Cabete, Dora Cristina Ribeiro; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA presente investigação incide, especificamente, sobre o fenómeno dos sem-abrigo em Ponta Delgada. Sendo certo que, como qualquer investigação esta, também, "não é independente da pessoa que a desenvolve e dos referenciais que possui, é um processo pessoal de construção de um objecto de estudo e desconstrução de ideias pré-concebidas, de forma simplista de ver o mundo e de perspectivar a realidade envolvente." A escolha deste tema deveu-se a uma curiosidade implícita, a sentimentos difusos, de incompreensão, de impotência e de compaixão, para com o outro, para com aquele que geralmente vemos deambular pelas ruas de Ponta Delgada e, fingimos não ver, não existir, não estarem aí quando tropeçamos neles, mas, principalmente pela necessidade de procurarmos compreender este fenómeno que afecta a sociedade açoriana. Pretendemos com este estudo realizar um enquadramento teórico da problemática dos sem abrigo e, concomitantemente, uma análise específica dos sem-abrigo em Ponta Delgada, bem como das suas instituições de apoio. O objectivo deste trabalho de investigação reside em dar voz a todos aqueles que se encontram perdidos nas ruas de Ponta Delgada, que sobrevivem em condições indignas de um ser humano e a quem o exercício da cidadania foi coarctado pelas vicissitudes de uma sociedade individualista. Contribuir para compreender este drama individual de exclusão social é a meta desta dissertação, pelo que as soluções apresentadas são apenas um pequeno contributo para minimizar o sofrimento destes e, quem sabe, a apaziguar as nossas consciências.
- A luta pelo reconhecimento intersubjectivo : a ligação do eu consigo próprioPublication . Fontes, Paulo Vitorino; Medeiros, Pilar Damião deA teoria do reconhecimento tem sido desenvolvida consistentemente por Axel Honneth ([1992] 2011), a partir da ideia original de F. Hegel e formula uma concepção intersubjectiva da autoconsciência humana, uma vez que ela é obtida na medida em que o sujeito compreende a sua própria acção a partir da perspetiva, simbolicamente representada, de uma segunda pessoa. O sujeito obtém assim a capacidade de participação nas interações normativas do seu meio e ao adoptar como suas as normas sociais de acção do outro generalizado, desenvolve a identidade de um sujeito aceite na sua comunidade. Neste processo de socialização, operado na relação intersubjectiva, o conceito de reconhecimento é desdobrado em três esferas: Amor, Direito e Estima Social. Estas esferas, através da aquisição cumulativa de autoconfiança, auto-respeito e auto-estima, criam as condições sociais que permitem os actores chegar a uma atitude positiva para com eles mesmos, originando o indivíduo autónomo. De igual forma, às correspondentes formas de reconhecimento mútuo, poder-se-á atribuir experiências paralelas de desrespeito social. O reconhecimento igual ao ser negado pode prejudicar aquele a quem é recusado. Para Charles Taylor ([1992] 2009), a projecção no outro de uma imagem depreciativa pode realmente oprimi-lo, na medida em que for interiorizada. A identidade de cada um depende das relações dialógicas estabelecidas com os outros. Segundo Taylor, definimo-nos sempre em diálogo, exterior e interior, por concordância ou oposição, com a identidade que os outros significativos querem, ou quiseram, reconhecer em nós. Neste trabalho pretende-se uma abordagem sociológica capaz de aferir os princípios normativos próprios de uma época, estruturalmente inscritos na relação de reconhecimento recíproco, de modo a explicar os processos de mudança social. Recorre-se a uma metodologia qualitativa, compreensiva, com recurso à análise documental e a entrevistas semi-directivas. Pretende-se aplicar o quadro teórico à pesquisa da cidade de Ponta Delgada, mais concretamente a um grupo social, os indivíduos que se encontram desafiliados socialmente, como o caso dos sem-abrigo.
- Os institutos culturais açorianos: uma análise sociológica sobre a comunidade intelectualPublication . Parada, Júlia Marília Pinto; Medeiros, Pilar Damião deNuma perspectiva sociológica pretendemos analisar não só os dilemas e paradoxos da Comunidade Intelectual Açoriana, como também o contributo sociocultural destes através dos Institutos Culturais Açorianos. Para apreender o contributo cultural dos Institutos Culturais Açorianos na relevância social, torna-se importante estudar em paralelo a comunidade Intelectual Açoriana, efectuando-se uma análise sócio-histórica sobre a génese do próprio conceito de intelectual desde o Affaire Dreyfus. Ambicionando deslindar se os institutos e a Comunidade Intelectual que deles fazem parte, estabelecem sinergias com a sociedade ou se, de forma implícita, permanecem como um nicho elitista, i.e., de resistência a uma “cultura de massas” que tende a prevalecer no “mundo da vida”. Metodologicamente, a análise dos documentos, conjugada com o questionário contribuirá para depreender se: A Comunidade Intelectual pertencente aos Institutos Culturais Açorianos permanece como um nicho elitista ou é uma interveniente activa na esfera pública Açoriana.
- Da identidade açoriana ao consumo da marca AçoresPublication . Negalha, Raquel Raposo; Medeiros, Pilar Damião deO presente Projeto de Dissertação insere-se na área da sociologia do consumo intitulada Da Identidade Açoriana ao Consumo da Marca Açores. A pertinência da mesma prende-se com o facto de o Projeto “Marca Açores” desenvolvido pela Sociedade para o Desenvolvimento dos Açores (SDEA) ser uma novidade para as empresas que se encontram interessadas em incutir o selo da mesma nos seus produtos de modo a que estes se tornem mais cativantes e apelativos para com os seus consumidores. Por isso, considerou-se relevante formular a seguinte pergunta de partida: De que forma a cultura e identidade açoriana são potenciadoras de uma Marca diferenciada? Esta pergunta implica que se relacione a cultura e a identidade açoriana com o conceito de “Marca Açores” com o intuito de compreender se efectivamente existe reconhecimento, por parte dos consumidores, desta identidade e se há preferência pelos produtos da Marca Açores. […].
- Precariedade no emprego feminino : o caso das empregadas domésticasPublication . Pacheco, Raquel Alexandra Oliveira; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA sociedade portuguesa tem assistido nas últimas décadas a transformações no domínio socioeconómico que se refletem no mundo laboral. O caso do trabalho doméstico é exemplo disso. Apesar de a profissão ser uma persistência estrutural do antigo regime, o reflexo de uma nova economia dos serviços e da globalização dotaram o trabalho doméstico de novas particularidades. Desta forma, pretendeu-se averiguar em que medida as particularidades do trabalho doméstico estão associadas à precariedade laboral. Para tal, a base teórica compreendeu a utilização dos contributos de Bridget Anderson, Sónia Rubio e Vanessa Blétière no que respeita à noção de trabalho doméstico e de Fernando Diogo, Sara Casaca e Glória Rebelo relativamente à pluralidade do conceito de precariedade laboral, complementando as referências com dados estatísticos. No entanto, o carácter singular e informal do trabalho doméstico traduz-se, numa dificuldade em obter-se dados estatísticos que exprimem com exatidão a realidade desta atividade. Delineado numa abordagem qualitativa, o presente estudo tem por base a aplicação de entrevistas a empregadas domésticas residentes na ilha de São Miguel - Açores. Através da amostra em bola de neve e considerando a investigação um estudo de caso realizaram-se quinze entrevistas. Os resultados demonstram que, e de acordo com o que a literatura tem vindo a defender, as empregadas domésticas apresentam em geral baixas qualificações escolares, proveem de classes sociais desfavorecidas e encaram a sua profissão como uma atividade de recurso. O trabalho doméstico ao desenvolver na esfera privada, torna-se de certa forma, invisível para o resto da sociedade. Por um lado, o trabalho ao desenvolver-se no domicílio privado, não facilita a existência de uma relação meramente laboral. Os laços de afeto que se criam acabam por dar espaço a uma relação laboral baseada na confiança e afetividade, em vez de uma alicerçada na regulação jurídica. Por outro lado, o carácter de invisibilidade do trabalho doméstico dificulta a própria conceção e reconhecimento social e legal da profissão.
- Representações sociais em torno da institucionalização da pessoa idosa : um estudo comparativo entre o meio rural e o meio urbanoPublication . Roque, Bruna Soraia Cacilhas; Medeiros, Pilar Damião de"Representações Sociais em torno da Institucionalização da Pessoa Idosa: Um Estudo Comparativo entre o Meio Rural e o Meio Urbano" é a designação da presente dissertação. Como o próprio tema indica, este trabalho de cariz científico visa conhecer representações sociais acerca do processo de institucionalização em lar, tanto por parte de pessoas idosas institucionalizadas em meio rural, como por parte de pessoas idosas institucionalizadas em meio urbano. Dado que vivemos numa sociedade pautada por diversas mutações a vários níveis, familiar, económico e social, acrescido do crescente envelhecimento da população, por tudo isto, cada vez mais verifica-se a necessidade da institucionalização da pessoa idosa em lares de terceira idade. Neste sentido, o propósito central deste estudo assenta em investigar, analisar, compreender e comparar se as representações sociais da pessoa idosa institucionalizada em meio rural, acerca do fenómeno da institucionalização, diferem das representações sociais da pessoa idosa institucionalizada em meio urbano.
- Trajetórias profissionais dos jovens micaelenses : aspirações em relação à sua (re)inserção no mercado de trabalho (projetos profissionais)Publication . Carvalho, Mariana Sousa; Gonçalves, Rolando Lima LalandaEsta dissertação pretende analisar as trajetórias profissionais dos jovens residentes na ilha de São Miguel, tendo como eixo principal a relação entre a (re) inserção no mercado de trabalho e as políticas ativas de emprego, nomeadamente, o estagiar T ou L, enquanto política pública, assim como a compreensão das aspirações dos jovens face a futuros profissionais possíveis. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, nomeadamente, numa análise comparativa de dezasseis entrevistas realizadas a jovens que integraram o mercado de trabalho apoiados pelo programa estagiar T ou L em dois períodos distintos 2004-2007 e entre 2013-2016. Os dados recolhidos permitem concluir que há divergências nas trajetórias profissionais dos jovens apoiados pelo programa estagiar T ou L nos dois períodos em análise. Porém, a amostra permitiu-nos identificar três tipologias de trajetórias profissionais, nomeadamente, trajetórias profissionais instáveis ou flexíveis, trajetórias profissionais evolutivas e trajetórias profissionais estáveis e, quatro tipologias de aspirações profissionais, designadamente, aspiração a integração funcional, aspiração a progressão profissional, aspiração económica e aspiração a realização pessoal.
- Análise exploratória de atividades de combate ao insucesso escolar na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Tânia Raquel Silva; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Cabral, João Manuel GonçalvesO insucesso escolar assume uma conceção vasta com diferentes definições. Este fenómeno atinge diversas áreas do currículo, incluindo a matemática. Sendo esta uma área que é trabalhada desde a Educação Pré-Escolar e que apresenta um vasto potencial educativo, é importante que os futuros profissionais da educação aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática de forma a contribuir para diminuir o insucesso escolar a nível da matemática através das práticas pedagógicas que realizem. Durante as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico, pretendi desenvolver os seguintes objetivos gerais: desenvolver estratégias que permitissem ao aluno compreender a importância da matemática no dia-a-dia; desenvolver estratégias que estimulassem nos alunos o gosto pela matemática, de forma a permitir uma aplicação sensorial nas atividades de aprendizagem e contribuir com conhecimentos inovadores que permitissem estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes no campo da matemática. Os objetivos específicos que pretendi desenvolver foram: utilizar com os alunos atividades que lhes fossem familiares, aplicadas ao quotidiano, em vez de abstratas; construir materiais manipulativos específicos para determinados temas; construir atividades que facilitassem o ensino da matemática, com auxílio de ferramentas lúdicas e tirar partido das aprendizagens realizadas enquanto estagiária de forma a planificar atividades de ensino/aprendizagem que tivessem um maior potencial de promoção do sucesso educativo em matemática. Deste modo, após um momento de pesquisa, análise e reflexão sobre o insucesso escolar e as suas causas de forma a preparar-me para a implementação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para diminuir as dificuldades a nível da matemática que os alunos apresentavam. Após uma análise sobre as atividades matemáticas que proporcionei, posso afirmar que de uma forma geral estas contribuíram para o sucesso dos alunos a nível da matemática. Foi também realizado um estudo empírico que recorreu à metodologia qualitativa, onde se procedeu à realização e posterior análise de entrevistas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dado o número de entrevistas realizadas, as conclusões obtidas restringem-se apenas aos entrevistados. Os resultados obtidos permitiram-me verificar que os entrevistados partilharam da mesma opinião relativamente à importância de utilização de materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens matemáticas e que na sua opinião tanto os educadores/professores, alunos, encarregados de educação e escola são responsáveis pelo (in) sucesso escolar dos alunos.
- Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivasPublication . Sousa, Priscila Oliveira; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasO grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.
- Institucionalização e des(identificação) da população idosa : a minha experiência no convívio com os idoso institucionalizadosPublication . Simão, Cristina Isabel Botelho; Gonçalves, Maria da Piedade Lima LalandaOs idosos representem uma grande e importante parte da população do século XXI e a sua proteção é cada vez mais uma preocupação individual, comunitária e institucional, refletida na criação de várias organizações, eventos, iniciativas legislativas e de espaços onde a terceira idade se possa sentir protegida, socializar e identificar. As estruturas residenciais para idosos são hoje uma importante resposta no apoio às famílias na prestação dos cuidados de saúde aos mais velhos, na socialização e na diminuição do isolamento e depressão que esta faixa etária está sujeita, envolvendo um processo de admissão mais ou menos rígido, que implica adaptação, identificação com o novo espaço, e alteração das rotinas diárias e da forma como se gere o património. Contudo, não poderemos considerar, por si só, que a institucionalização contribua para a perda de identidade dos idosos, uma vez que, na maioria das vezes, é o próprio processo de envelhecimento o responsável pela perda das qualidades de vida do cidadão idoso. Há, contudo, que flexibilizar regras institucionais e promover aspetos identitários que permitam aos mais velhos potenciar o bem-estar nesta fase da vida.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »