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- O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemáticaPublication . Horta, Sara Sofia Silva; Serpa, Margarida Damião; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaNeste relatório de estágio, apresenta-se o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurando expressar as dinâmicas exploradas nas práticas educativas, bem como a reflexão ponderada e justificada das mesmas. O principal objetivo desta reflexão consiste em dar uma visão geral do trabalho realizado e em realçar práticas que foram objeto de reestruturação por, numa fase inicial, terem gerado dificuldades nos processos de aprendizagem das crianças, dando-se conta das alterações efetuadas e dos seus resultados. Apresenta-se, ainda, um estudo sobre a relevância do ensino da matemática a partir das perspetivas dos pais e/ou Encarregados de Educação e dos dados das práticas do estágio. Este estudo visa conhecer as potencialidades e as dificuldades das crianças nesta área, bem como identificar, nos discursos dos pais, algumas das suas estratégias de intervenção com os educandos e o valor dado ao trabalho escolar. Para este efeito, o estudo contou com oito crianças (cinco da Educação Pré-escolar e três do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e seus Encarregados de Educação, também num total de oito. A recolha dos dados efetuou-se mediante entrevistas aos Encarregados de Educação, a aplicação de provas de diagnóstico na área da matemática e a observação direta, na sala de aula. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os Encarregados de Educação reconhecem o valor da escola, ao admitirem ter diálogos diários com os educandos sobre o que estes lá fazem, concordam com a importância do ensino da matemática, ligando-a a ações do seu quotidiano, e tendem a verbalizar expetativas positivas sobre os seus educandos. Sobre as dificuldades dos alunos, em qualquer área, tanto as perspetivas dos pais como a nossa observação direta apontam, sobretudo, para dificuldades gerais, relacionadas com a falta de autonomia e a falta de atenção e concentração. Através da nossa observação direta e da análise de testes diagnósticos, aferimos que as dificuldades específicas continuaram a apontar problemas de atenção e concentração; dificuldade na compreensão e utilização de vocabulário na matemática; dificuldade na identificação do objetivo do enunciado do problema; e, por último, falhas no domínio de conteúdos matemáticos. Na sua generalidade, estes dados revelam que o conhecimento específico das dificuldades das crianças na área da matemática pertence à escola e que os pais estão sensíveis à utilização de estratégias que permitem aplicar a matemática na resolução de situações do quotidiano.
- A utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Salvador, Ana Sofia Vieira; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Melo, Helena SousaO presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tem como tema integrador “A utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados enquanto promotores do sucesso na aprendizagem da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Neste relatório apresentamos um enquadramento teórico que sustenta o tema escolhido, tomando-se em consideração diversos autores e os documentos curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB. Nestes documentos defende-se que a prática pedagógica do docente deve privilegiar a utilização de recursos pedagógicos que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. Tendo em consideração a perspetiva anterior, foram criadas e dinamizadas um conjunto de atividades diversificadas no contexto dos Estágios Pedagógicos I e II, desenvolvidos, respetivamente, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As tarefas produzidas tiveram em consideração o tema deste relatório e são descritas de forma crítica e reflexiva, constatando-se que, de um modo global, as estratégias pedagógicas desenvolvidas foram promotoras de aprendizagens significativas para os alunos, captando a sua atenção pelo ensino. Realizámos também uma investigação com o intuito de conhecer a opinião que os docentes e encarregados de educação da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º CEB têm sobre a utilização dos jogos e dos Materiais Manipuláveis Estruturados (M.M.E.) no ensino aprendizagem da Matemática. O estudo foi realizado com um conjunto de 62 pessoas (51 encarregados de Educação e 11 docentes), averiguando-se que todos os docentes inquiridos consideraram que tanto os jogos como os M.M.E. contribuem para o sucesso escolar, justificando que estes estimulam/facilitam os processos de aprendizagem e permitem a aquisição de aprendizagens/competências de forma lúdica. No que diz respeito aos encarregados de educação, 88,2% mencionaram que os jogos contribuem para o sucesso escolar e 52,9% referiram que os M.M.E. são benéficos para o processo de ensino aprendizagem, argumentando que estes suportes pedagógicos exercitam a memória, o raciocínio, a concentração e/ou a comunicação do seu educando.
- Perfil, motivações e a satisfação dos turistas em espaço rural : uma análise nos AçoresPublication . Aguiar, Laura de Fátima Martins; Vieira, José CabralNas últimas décadas, o turismo enquanto atividade económica, tem sido considerado um fator de desenvolvimento e revitalização das zonas rurais. À semelhança do que acontece em Portugal Continental, o turismo em espaço rural (TER) é um produto turístico em franco crescimento no Arquipélago dos Açores. O aumento da procura turística fomentado pela liberalização do espaço aéreo, e a existência de poucos estudos acerca do TER nos Açores leva-nos a um desconhecimento do mercado, cada vez mais, vasto e diversificado. Atrair turistas é fundamental, mas não é suficiente, na medida em que, para esse fim, é necessário conhecer e perceber quem procura o produto e por que razão o procura. É neste sentido que surge este trabalho decorrente da necessidade de conhecer o perfil, as motivações e a satisfação dos turistas que procuram os estabelecimentos de turismo em espaço rural dos Açores, para que sejamos capazes de satisfazer necessidades e expetativas dos visitantes.
- Trajetórias profissionais dos jovens micaelenses : aspirações em relação à sua (re)inserção no mercado de trabalho (projetos profissionais)Publication . Carvalho, Mariana Sousa; Gonçalves, Rolando Lima LalandaEsta dissertação pretende analisar as trajetórias profissionais dos jovens residentes na ilha de São Miguel, tendo como eixo principal a relação entre a (re) inserção no mercado de trabalho e as políticas ativas de emprego, nomeadamente, o estagiar T ou L, enquanto política pública, assim como a compreensão das aspirações dos jovens face a futuros profissionais possíveis. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, nomeadamente, numa análise comparativa de dezasseis entrevistas realizadas a jovens que integraram o mercado de trabalho apoiados pelo programa estagiar T ou L em dois períodos distintos 2004-2007 e entre 2013-2016. Os dados recolhidos permitem concluir que há divergências nas trajetórias profissionais dos jovens apoiados pelo programa estagiar T ou L nos dois períodos em análise. Porém, a amostra permitiu-nos identificar três tipologias de trajetórias profissionais, nomeadamente, trajetórias profissionais instáveis ou flexíveis, trajetórias profissionais evolutivas e trajetórias profissionais estáveis e, quatro tipologias de aspirações profissionais, designadamente, aspiração a integração funcional, aspiração a progressão profissional, aspiração económica e aspiração a realização pessoal.
- Temporal variability of cetaceans in the Azores and its relation with oceanographic features as derived by satellite imageryPublication . Olio, Marília Pereira; Martins, Ana Maria de Pinho Ferreira Silva Fernandes; Tepsich, PaolaO Arquipélago dos Açores (Portugal) é composto por nove ilhas vulcânicas no Nordeste Oceano Atlântico e detém uma elevada diversidade de cetáceos, com 28 espécies documentadas. Este é o primeiro estudo nos Açores, que avalia a utilidade de dados do turismo de observação de baleias para estudos científicos sobre a distribuição dos cetáceos, e que relaciona a sua ocorrência e variabilidade com imagens MODIS/AQUA de clorofila a (Chla) e temperatura à superfície (SST) com 1 km de resolução obtidas através do site da NASA Ocean Color. Neste estudo, cinco anos de dados de campo (2010-2014) foram utilizados para avaliar a presença das baleias azul, comum, sardinheira e bossas. Foram consideradas três escalas temporais (quatro anos em conjunto, anuais e mensais). Dado que o esforço não foi consistente ao longo dos anos, as taxas de avistamento (Encounter rate, ER=avistamentos.esforço-1) foram utilizadas como medidas padronizadas para comparações temporais de presença. Imagens diárias de Chla e SST foram processadas estatisticamente, obtendo-se médias mensais, sazonais, anuais, tendências e anomalias para o período de 2010 a 2014 para a região dos Açores e relacionados com a variabilidade local de quatro espécies de baleias de barbas para tentar explicar as diferenças registadas ao longo dos anos. Os principais resultados mostraram que a presença das quatro espécies de baleias de barbas nos Açores variou entre os anos. Diferenças intra-sazonais foram encontradas para as taxas de presença e estas variaram de acordo com a espécie. A presença de Bm foi observada durante a primavera sugerindo que estas baleias usam os Açores como área de alimentação durante estes meses enquanto estão na sua rota de migração para norte e que, a variação de Chla e o início do crescimento do fitoplâncton são bons indicadores do tempo efectivo destas na região. Resultados semelhantes foram encontrados para a BP, mas a sua associação com Chla e o momento do crescimento do fitoplâncton é posterior à Bm Sendo a Bp mais oportunista e tendo uma dieta mais variada, as suas presas podem estar a níveis diferentes cadeia alimentar. O pico de Bb variou nos meses de primavera e verão e estas diferenças podem ser explicadas pela suposição, já referida por outros autores, de que os Açores provavelmente são visitados por duas populações diferentes de Bb, uma durante a fase de migração na primavera e a segunda durante o final do verão e no outono. Assim sendo, a concentração de Chla seria um parâmetro biológico associado com o pico de Bb apenas para uma das populações. Por último, os picos de presença de Mn foram observados principalmente durante a primavera e o número de meses dos avistamentos duplicou em 2014 e 2015, sugerindo que Mn poderia utilizar os Açores como área de alimentação durante estes meses, durante o seu caminho de migração para norte. A temperatura da superfície do mar, a concentração de Chla e o início do crescimento do fitoplâncton, aqui ilustrados como médias gerais, médias ajustadas (tendências) e anomalias, suportam a hipótese de que o ciclo sazonal e a variabilidade inter-anual são bem demarcados nesta região podendo explicar as diferenças observadas na presença das baleias ao longo os anos. Ao remover o ciclo sazonal, SST é muito conservador ao longo dos anos, com uma ligeira tendência de aumento com o tempo. Com relação à Chla, nem todos os anos apresentam floração de primavera, mas 2010 e 2014 revelam os picos maiores de Chla, coincidindo também com um aumento global de observação das baleias, particularmente para 2014. O uso de plataformas de oportunidade pode dar aos cientistas um meio de recolha de dados sobre uma ampla gama de fauna marinha quando o financiamento da investigação é limitado. No entanto, face às limitações encontradas nos dados de cetáceos, este estudo apresenta novas sugestões de introdução nos protocolos de amostragem por forma a que os dados MONICET possam produzir dados detalhados para fins científicos.