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- Análise exploratória de atividades de combate ao insucesso escolar na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Tânia Raquel Silva; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Cabral, João Manuel GonçalvesO insucesso escolar assume uma conceção vasta com diferentes definições. Este fenómeno atinge diversas áreas do currículo, incluindo a matemática. Sendo esta uma área que é trabalhada desde a Educação Pré-Escolar e que apresenta um vasto potencial educativo, é importante que os futuros profissionais da educação aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática de forma a contribuir para diminuir o insucesso escolar a nível da matemática através das práticas pedagógicas que realizem. Durante as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico, pretendi desenvolver os seguintes objetivos gerais: desenvolver estratégias que permitissem ao aluno compreender a importância da matemática no dia-a-dia; desenvolver estratégias que estimulassem nos alunos o gosto pela matemática, de forma a permitir uma aplicação sensorial nas atividades de aprendizagem e contribuir com conhecimentos inovadores que permitissem estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes no campo da matemática. Os objetivos específicos que pretendi desenvolver foram: utilizar com os alunos atividades que lhes fossem familiares, aplicadas ao quotidiano, em vez de abstratas; construir materiais manipulativos específicos para determinados temas; construir atividades que facilitassem o ensino da matemática, com auxílio de ferramentas lúdicas e tirar partido das aprendizagens realizadas enquanto estagiária de forma a planificar atividades de ensino/aprendizagem que tivessem um maior potencial de promoção do sucesso educativo em matemática. Deste modo, após um momento de pesquisa, análise e reflexão sobre o insucesso escolar e as suas causas de forma a preparar-me para a implementação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para diminuir as dificuldades a nível da matemática que os alunos apresentavam. Após uma análise sobre as atividades matemáticas que proporcionei, posso afirmar que de uma forma geral estas contribuíram para o sucesso dos alunos a nível da matemática. Foi também realizado um estudo empírico que recorreu à metodologia qualitativa, onde se procedeu à realização e posterior análise de entrevistas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dado o número de entrevistas realizadas, as conclusões obtidas restringem-se apenas aos entrevistados. Os resultados obtidos permitiram-me verificar que os entrevistados partilharam da mesma opinião relativamente à importância de utilização de materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens matemáticas e que na sua opinião tanto os educadores/professores, alunos, encarregados de educação e escola são responsáveis pelo (in) sucesso escolar dos alunos.
- Práticas educativas em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientaçãoPublication . Coelho, Sandra Sofia de Melo; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio pretende refletir o trabalho realizado pela autora, ao longo das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui uma reflexão sobre as atividades realizadas em contexto de estágio no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assumindo uma dimensão investigativa no que se refere às práticas de feedback havido durante a lecionação. Quanto à reflexão sobre as práticas desenvolvidas, procura apresentar uma visão geral do trabalho havido, dar conta das opções tomadas e proceder à análise, fundamentação e crítica de situações educativas que realçaram a natureza das aprendizagens realizadas pelas crianças e algumas das conquistas da estagiária. No referente à dimensão investigativa, foi realizado um estudo, de natureza descritiva, que visava identificar as formas de dar feedback nas práticas de estágio, a sua funcionalidade e o tipo de feedback dominante, procurando estabelecer comparações entre os dois níveis de ensino (Pré-Escolar e 1.º Ciclo). Parte-se da ideia de que o feedback consiste no fornecimento de pistas dadas pelo professor que levam o aluno a saber em que ponto está da sua aprendizagem e a formular novas ideias encaminhando-o para o sucesso. A recolha dos dados foi realizada nas duas turmas do estágio, mediante a observação direta, cujos registos foram substancialmente complementados com transcrições de gravações áudio. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo. As conclusões mais importantes apontam para o predomínio do feedback do tipo apreciativo/crítico por ser o mais simples e direto pois este localiza os alunos no seu percurso de aprendizagem. Em geral, conclui-se que importa investir mais no feedback de reorientação, uma vez que o feedback eficaz sugere pistas que reorientam o aluno na sua aprendizagem.