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- Aprender a ser através do jogo infantil : um estudo em contexto do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pacheco, Nádia Micaela da Silva; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reflete sobre o processo de formação nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Durante o nosso estágio propusemo-nos aprofundar o tema Aprender a Ser através do Jogo, fundamentando e implementando um conjunto de atividades pedagógico-didáticas para a criação de ambientes promotores de aprendizagens das crianças/alunos, com especial realce no desenvolvimento de competências socio afetivas e morais. Sentimos a necessidade de analisar as potencialidades do jogo infantil, quer ao nível da Educação para a Cidadania, enquanto estratégia favorável à aprendizagem socio-afetiva e moral; quer ao nível do ensino da Educação Física, enquanto área curricular favorável ao desenvolvimento de competências de formação pessoal e social e de cidadania, mesmo quando integrada com diferentes áreas do currículo como realizámos nas nossas práticas. Desta forma, o relatório apresenta-nos a descrição, análise e reflexão de algumas das práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas escolas de estágio, sobretudo as mais relacionadas com a nossa temática. Para a realização de um pequeno estudo, contámos com dois grupos experimentais - o nosso grupo de estágio do pré-escolar (15 crianças), o nosso grupo de estágio do 1.º ciclo (13 crianças) e, um terceiro grupo de controlo, com crianças do 1.º ciclo (9 crianças). As crianças foram avaliadas num conjunto de comportamentos, através de grelhas de avaliação aplicadas em dois momentos, o que resultou numa apreciação da evolução de comportamentos de desenvolvimento Pessoal e Social / Cidadania de cada criança. Nos contextos de estágios tivemos a oportunidade de criar um ambiente de ensinoaprendizagem mais centrado em atividades de jogo, adequados ao escalão etário e aos conteúdos curriculares, que possibilitaram promover, ainda que poucas, algumas competências de cidadania nos dois grupos de estágio, com realce para compreende as regras do jogo, aceita a derrota e respeita o colega da mesma equipa. Podemos concluir que estas práticas pedagógicas foram uma mais valia na nossa formação e, para além disso, foram fundamentais para perceber o processo de desenvolvimento das competências socio-afetivas e morais das crianças.
- Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivasPublication . Sousa, Priscila Oliveira; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasO grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.
- Determinação dos teores de gordura, humidade e proteína em carne de bovino dos Açores : contributo para a calibração do espectrofotómetro de infravermelhos próximo (NIR) e avaliação do potencial de diferentes peças da carcaça para elaboração de hambúrgueresPublication . Melo, Tiago Manuel Medeiros Vieira; Silva, Célia Costa Gomes; Rosa, Henrique José DuarteA empresa “Quinta dos Açores”, procurando rentabilizar e valorizar os seus produtos, e na impossibilidade de comercializar certos produtos processados com o selo de “Carne dos Açores-IGP”, pretendeu criar uma linha premium de hambúrgueres com a marca Açores. Foi proposto pela empresa a criação de um hambúrguer com 20g de gordura/100g produto, utilizando peças de 2ª e 3ª categoria (dianteiros e abas) de carcaças de bovinos e animais certificados IGP. Este trabalho teve como objetivo conhecer os teores de gordura, humidade e proteína das diferentes peças da carcaça utilizadas, para que se pudesse avaliar quais as peças da carcaça mais adequadas para a obtenção de um hambúrguer com um teor de gordura de 20g/100g. Foi também objetivo do presente trabalho a calibração do espectrofotómetro de infravermelho próximo (NIR) da Faculdade Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores, contribuindo para quantificar a humidade, gordura e proteína da carne de bovino. Foi utilizado e analisado um total de 66 amostras de carne (conjuntos da mesma peça, picados e hambúrgueres): 6 de mistura de abas, 5 de aba grossa, 4 de aba das costelas, 5 de acém comprido, 2 de peito, 6 de cachaço, 5 de chambão de mão, 10 picados de carne com gordura adicionada e por fim 23 hambúrgueres gourmet. Os métodos utilizados foram a secagem em estufa na determinação da humidade, o método de Kjeldahl na determinação da proteína e o método gravimétrico (extração a frio com solventes e pré-tratamento com hidrólise ácida) para a determinação do teor de gordura. Os valores médios da gordura das diferentes peças de carne variaram entre 2,3 e 18,3g/100g de carne. A aba das costelas e a aba grossa foram as peças que apresentaram um teor de gordura que mais se aproximou do valor de 20g/100g para a utilização no hambúrguer. Observou-se ainda uma elevada heterogeneidade no conteúdo em gordura de algumas amostras, refletida pelo elevado valor do coeficiente de variação (>100%). Na calibração do aparelho NIR foram obtidos os coeficientes de determinação múltipla (R²) de 0,87 para o teor de gordura, 0,80 para a proteína e 0,72 para a humidade. Desta forma concluiu-se que a calibração do NIR poderá dar uma boa estimativa dos teores em humidade, gordura e proteína de carne bovina crua. Os resultados do presente estudo permitem concluir que as peças de 2ª e 3ª categoria (dianteiros e abas) de carcaças de bovinos IGP dos Açores como as utilizadas neste trabalho, não permitem cumprir o parâmetro inicialmente estabelecido e sugere-se a continuação da calibração do NIR de forma a melhorar a fiabilidade do método para avaliação da composição química da carne de bovino.