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Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivas

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DissertMestradoPriscilaOliveiraSousa2020.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.
ABSTRACT: The main goal of this master’s dissertation is to observe how social/educational mediation is being developed and applied to students in the fifth and sixth school years in Ponta Delgada county. To achieve this, it is necessary to understand who are the highlighted professionals for mediation and who is the population included in the investigation; which practices are used in their interventions; and their perspective about social/educational mediation and its effects. The theoretical framework allows us to observe, through crossing different theories, the evolution of certain concepts and the evolution of mediation practices. The empirical part of this study relies on a qualitative methodology, considering 14 interviews done to different social agents in five schools in Ponta Delgada. The information gathered from the interviewed, allows us to conclude that the five schools included in this investigation have different ways to read and implement social/educational mediation. In one hand, we are able to say that some schools use mediation formally with specific purposes and ongoing projects. On the other hand, some schools only use mediation informally, in particular situations. The collected data is partially in consonance with the theories previously included in this investigation.

Description

Dissertação de Mestrado, Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, 18 de fevereiro de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Keywords

Ensino Básico (2.º Ciclo) Gestão Escolar Mediação Socioeducativa Educational Mediation Scholar Context Social Agents

Citation

Sousa, Priscila Oliveira. "Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada: agentes, práticas e perspetivas". 2020. 126 p.. (Dissertação de Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019). [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5663>.

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