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Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Ana Isabel dos Santos Matias
dc.contributor.authorSousa, Priscila Oliveira
dc.date.accessioned2020-10-12T15:45:10Z
dc.date.available2020-10-12T15:45:10Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, 18 de fevereiro de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.pt_PT
dc.description.abstractO grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main goal of this master’s dissertation is to observe how social/educational mediation is being developed and applied to students in the fifth and sixth school years in Ponta Delgada county. To achieve this, it is necessary to understand who are the highlighted professionals for mediation and who is the population included in the investigation; which practices are used in their interventions; and their perspective about social/educational mediation and its effects. The theoretical framework allows us to observe, through crossing different theories, the evolution of certain concepts and the evolution of mediation practices. The empirical part of this study relies on a qualitative methodology, considering 14 interviews done to different social agents in five schools in Ponta Delgada. The information gathered from the interviewed, allows us to conclude that the five schools included in this investigation have different ways to read and implement social/educational mediation. In one hand, we are able to say that some schools use mediation formally with specific purposes and ongoing projects. On the other hand, some schools only use mediation informally, in particular situations. The collected data is partially in consonance with the theories previously included in this investigation.en
dc.identifier.citationSousa, Priscila Oliveira. "Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada: agentes, práticas e perspetivas". 2020. 126 p.. (Dissertação de Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019). [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5663>.pt_PT
dc.identifier.tid202451917pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5663
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (2.º Ciclo)pt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectMediação Socioeducativapt_PT
dc.subjectEducational Mediationen
dc.subjectScholar Contexten
dc.subjectSocial Agentsen
dc.titleMediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionaispt_PT

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