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- O experimentum da expressão Literária e Artística como estímulo para o despertar estético numa Comunidade de Investigação Filosófica na Educação Pré-EscolarPublication . Simas, Maria das Dores Freitas Cerqueira de Sousa; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Castro, Maria Gabriela Couto Teves de Azevedo; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daO presente estudo analisa as Expressões Artísticas e Literárias usadas como Estímulos nas sessões de Filosofia para Crianças, em contexto educativo, na Educação Pré-escolar e a forma como contribuem para o desenvolvimento do sentido estético, não só como fenómeno expressivo/comunicativo, mas também como construtor de juízos estéticos e prazeres contemplativos, desde a mais tenra idade. Também aborda a forma como os Estímulos literários e artísticos provocam as perguntas e como estas, por sua vez, influenciam todo o trabalho posterior. Por isso recorremos à Teoria da Receção para melhor compreendermos este fenómeno. Inicialmente é apresentada uma pesquisa teórica sobre alguns conceitos fundamentais das Expressões Literária e Artística e da Filosofia para Crianças evidenciando nesta área, as perspetivas de Matthew Lipman e Ann Sharp, sobre os Estímulos. Sendo o Despertar Estético, na Educação Pré-escolar, um dos pontos-chave desta tese são abordados igualmente, os conceitos fundamentais que envolvem a noção de Estética relacionando-a com a noção de obra de arte Kantiana, como fenómeno em si mesmo. Para a fundamentação da dimensão teórico-filosófica desta investigação, as ideias são ancoradas na sólida argumentação de Kant e Mikel Dufrenne. Segue-se um estudo de caso, onde são analisados os dados relativamente ao desempenho da CIF na construção de pensamentos e de experiências que refletem conexões de ordem filosófico-estética, a partir dos Estímulos literários e artísticos da obra do escritor Afonso Cruz, O livro do ano.
- Jovens e escolhas escolares : origem social, vivências no sistema educativo e projetos de futuroPublication . Arruda, Francisco Tavares; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresA presente dissertação pretende analisar os fatores que influenciam as decisões escolares dos jovens em termos de interrupção ou prolongamento dos estudos a nível do ensino superior bem como as diferenças entre as trajetórias sociais e escolares de indivíduos com distinta escolaridade. Como linhas de orientação e de objetividade, esta dissertação orienta-se para o condicionalismo imposto pela origem social do jovem no seu percurso escolar. Neste sentido, constrói-se uma perspetiva teórica acerca dos fatores que influenciam a escolarização e os projetos de futuro. No que respeita à estratégia metodológica aplicada, esta dissertação irá ter uma abordagem qualitativa pois irá ser utilizada, como técnica de pesquisa, as histórias de vida que, por sua vez, permitem refletir acerca das referências exteriores ao jovem, que configuram os comportamentos e as vivências do mesmo. É possível concluir que a origem social dos jovens condiciona as suas escolhas escolares e os seus projetos de futuro.