Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- B2B versus B2C digital communication: approaches and dimensions usedPublication . Faria, Bruno Melo de; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO comportamento dos consumidores nos contextos digitais evoluiu com a própria evolução tecnológica e a sua maturidade enquanto utilizador. Como tal é necessário procurar entender como diferentes abordagens no Marketing Digital afetam a perceção dos consumidores e sua consequente reação às iniciativas das empresas. Neste trabalho aborda-se a evolução do Marketing Digital, e alguns dos temas mais mutáveis associados ao mesmo: o eWord of Mouth, as redes sociais e o poder dos influencers nas comunidades online. Para responder às questões de pesquisa que nortearam este trabalho, recolheram-se comentários partilhados por membros de diversas comunidades on-line com relação a um produto de lazer (PS5) e um educacional (PC), tendo ambos sofrido uma escassez de oferta. A análise de conteúdo foi desenvolvida com recurso a uma abordagem mista. Com a análise quantitativa procurou-se entender as diferenças em termos de distribuição e dimensão (número de palavras) dos comentários em algumas das plataformas sociais existentes. E com a análise qualitativa, com recurso ao programa Wordstat, analisaram-se os sentimentos confluentes nos comentários. Em geral, os produtos de lazer tendem a atrair mais atenção, com comentários sendo principalmente curtos, diretos a relatar problemas experienciados com o produto. Por seu turno, os comentários relacionados ao produto educacional foram notavelmente mais negativos, extensivamente mais longos e tendencialmente abordavam problemas terceiros. Este estudo exploratório sugere que o Marketing Digital nas redes sociais capta a atenção dos consumidores. No entanto, também salienta a necessidade da gestão de marcas e equipas de gestão de redes sociais de aumentarem os esforços para solidificar os relacionamentos com seus consumidores/membros das comunidades online, de modo a induzir a atitudes mais positivas e promover um e-WoM mais positivo.
- A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na Formação para a Cidadania?Publication . Botelho, Mafalda Dias; Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO envolvimento parental na vida escolar das crianças é socialmente reconhecido como essencial e indispensável. Não obstante este ser um tema muito estudado e debatido no âmbito da Sociologia, continua a ser pertinente refletir sobre os vínculos entre escola e família, sob o ponto de vista da Educação. Neste sentido, este relatório incide essencialmente nos agentes escola e família, bem como na relevância das relações entre estas no que diz respeito ao sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos e ainda à construção de cidadãos reflexivos, responsáveis e ativos na sociedade. Assim, o reconhecimento da importância da relação entre a escola e a família e a intenção de conceber estratégias e promover atividades que envolvessem as famílias no quotidiano escolar dos seus educandos foram os principais motivos que levaram à opção pelo tema deste Relatório de Estágio: A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na formação para a Cidadania? Ao longo deste trabalho, é apresentada a prática educativa desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais foram implementadas atividades potenciadoras da promoção de uma relação mais estreita entre a escola e as famílias. Ainda com o objetivo de obter representações da educadora de infância e da professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como dos pais/encarregados de educação acerca da importância da relação entre a escola e a família, foram realizadas entrevistas às profissionais de educação e aos pais/encarregados de educação e foram aplicados inquéritos por questionário aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos possibilitaram planificar a ação educativa de forma contextualizada, potenciando o envolvimento e a participação das famílias. Concluímos, assim, com base na revisão da literatura e nas práticas implementadas, que é possível promover uma relação estreita entre a família e a escola, sendo as crianças e/ou os alunos os que mais beneficiam com ela. Contudo, apesar de reconhecida a importância deste vínculo, teimam em existir alguns entraves a ser superados nas dinâmicas desta relação. Torna-se, então, imprescindível continuar a diligenciar formas de ultrapassar esses obstáculos no sentido de um bem maior: potenciar o sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos, bem como a formação dos mesmo enquanto cidadãos.
- A Conjuntura Geopolítica e Geoestratégica Contemporânea dos Açores: o Caso da base das LajesPublication . Silva, Carlota Sofia Faria Da; Andrade, Luís Manuel Vieira deLocalizados no centro do Oceano Atlântico Norte, entre a Europa e os Estados Unidos da América, os Açores dispõem de uma centralidade atlântica que lhes conferem uma importância geopolítica e geoestratégica identificada na II Guerra Mundial pelas principais potências marítimas da altura – Inglaterra e Estados Unidos da América. A presente investigação procura aferir a importância atual dos Açores para os Estados Unidos da América em termos de política externa. Isto é, se a Base das Lajes continuará a ser considerada como uma «base-chave», depois de em 2015 os EUA terem procedido a um redimensionamento das suas forças militares nesta base. A partir das teorias do realismo, neorrealismo e da transição do poder, procura-se justificar e relacionar a pertinência do tema. Seguidamente, será descrito o processo de cedência de facilidades nos Açores à Inglaterra e aos EUA, bem como a inclusão de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte e a Guerra Fria, em que as Lajes foram consideradas uma «base-chave» pelos EUA. Finalmente, pretendemos analisar a conjuntura geopolítica e geoestratégica contemporânea dos Açores vivida desde 2015, ano em que Barack Obama formaliza a decisão de proceder a uma operação de redimensionamento do contingente militar nas Lajes que, desde então, se apresenta com uma «base adormecida». Considerando as alterações constantes do sistema internacional, conclui-se que os Estados Unidos da América mantêm o interesse em fazer uso da base aérea nas Lajes, apesar de reconhecerem que a mesma já não tem a importância geopolítica e geoestratégica que outrora teve.
- Marketing em clubes de futebol: uma análise exploratóriaPublication . Bolarinho, Rui Filipe; Tiago, Flávio Gomes BorgesA presente dissertação foi elaborada no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na área de especialização em Marketing. O tema escolhido advém da grande paixão pelo desporto, em especial pela modalidade em estudo, e pelo forte crescimento que nela se tem vindo a verificar. Este trabalho consiste numa análise exploratória do marketing nos clubes de futebol, que pretende demonstrar a que estratégias de marketing recorrem os clubes de futebol, bem como as técnicas e métodos mais utilizados ou mais eficazes. A dissertação parte de uma abordagem ao surgimento do marketing e à sua permanente evolução. Aborda o marketing de forma genérica, para de seguida se voltar para o marketing desportivo, focando-se depois no futebol. Debruça-se também sobre a crescente procura do marketing pelo desporto, as estratégias, as técnicas e os métodos por que os clubes optam. Compara o potencial do marketing tradicional com o do marketing digital, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Atenta na marca, por se mostrar deveras importante no marketing desportivo, nomeadamente nos clubes de futebol. Conclui com uma breve análise do valor e à origem deste, em cada uma das principais ligas mundiais, concretamente das que compõem o Top 6.