DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- Aprender a ser através do jogo infantil : um estudo em contexto do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pacheco, Nádia Micaela da Silva; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reflete sobre o processo de formação nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Durante o nosso estágio propusemo-nos aprofundar o tema Aprender a Ser através do Jogo, fundamentando e implementando um conjunto de atividades pedagógico-didáticas para a criação de ambientes promotores de aprendizagens das crianças/alunos, com especial realce no desenvolvimento de competências socio afetivas e morais. Sentimos a necessidade de analisar as potencialidades do jogo infantil, quer ao nível da Educação para a Cidadania, enquanto estratégia favorável à aprendizagem socio-afetiva e moral; quer ao nível do ensino da Educação Física, enquanto área curricular favorável ao desenvolvimento de competências de formação pessoal e social e de cidadania, mesmo quando integrada com diferentes áreas do currículo como realizámos nas nossas práticas. Desta forma, o relatório apresenta-nos a descrição, análise e reflexão de algumas das práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas escolas de estágio, sobretudo as mais relacionadas com a nossa temática. Para a realização de um pequeno estudo, contámos com dois grupos experimentais - o nosso grupo de estágio do pré-escolar (15 crianças), o nosso grupo de estágio do 1.º ciclo (13 crianças) e, um terceiro grupo de controlo, com crianças do 1.º ciclo (9 crianças). As crianças foram avaliadas num conjunto de comportamentos, através de grelhas de avaliação aplicadas em dois momentos, o que resultou numa apreciação da evolução de comportamentos de desenvolvimento Pessoal e Social / Cidadania de cada criança. Nos contextos de estágios tivemos a oportunidade de criar um ambiente de ensinoaprendizagem mais centrado em atividades de jogo, adequados ao escalão etário e aos conteúdos curriculares, que possibilitaram promover, ainda que poucas, algumas competências de cidadania nos dois grupos de estágio, com realce para compreende as regras do jogo, aceita a derrota e respeita o colega da mesma equipa. Podemos concluir que estas práticas pedagógicas foram uma mais valia na nossa formação e, para além disso, foram fundamentais para perceber o processo de desenvolvimento das competências socio-afetivas e morais das crianças.
- Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Eusébio José Martins; Santos, Ana IsabelO presente relatório é o culminar de todo um trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A entrada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui uma etapa significativa e marcante na vida das crianças. O processo de transição consiste numa passagem que deve ser vivida o mais tranquilamente possível, sobretudo por parte dos adultos envolvidos, de modo que estes possam transmitir esta mesma tranquilidade às crianças. No decorrer do trabalho serão analisadas e refletidas as práticas educativas concretizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando, especialmente, as atividades realizadas com vista às aproximações educativas entre estes dois níveis de ensino. Quanto à prática pedagógica, apuramos que os objetivos previamente delineados foram atingidos, sendo que foram desenvolvidas atividades de caráter geral, ligadas às diversas áreas do currículo, e atividades especificamente direcionadas para a transição educativa. Porém, importa salientar que houve uma disparidade nas atividades implementadas ao nível da transição educativa, entre os níveis de ensino anteriormente referenciados. No 1.º Ciclo, não foi possível promover tantas estratégias pedagógicas de transição, por duas razões distintas: pelo facto de a turma de Estágio Pedagógico II já ter efetuado o processo de transição entre ciclos educativos e também pelas caraterísticas do contexto de ensino à distância não permitir que houvesse esta aproximação. Para além disso, de forma complementar ao presente Relatório, desenvolvemos um pequeno estudo com o intuito de percebermos a importância que é dada pelos profissionais de Educação, designadamente Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao processo de transição, bem como das crianças. Para tal, procedemos a um diálogo com as mais novas, em relação à temática em questão, com o propósito de explicitarem as suas expetativas e os seus receios relativamente à transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Já com os mais crescidos, para além da conversa sobre as suas vivências e experiências no 1.º ano de escolaridade, realizou-se ainda, o preenchimento de um questionário que lhes permitiu refletir acerca do processo de transição educativa. Em relação ao estudo, concluímos que, apesar de ser um tema pouco debatido, todos os intervenientes supramencionados têm a noção que este processo é preponderante na vida e no percurso escolar de todas as crianças, sendo, portanto, fundamental promover estratégias com vista a uma transição tranquila e natural.
- O consumismo e o empreendedorismo na Educação para a Cidadania no contexto Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Júlia Pereira; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Tiago, Maria Teresa BorgesOs primeiros anos escolares das crianças são críticos para o seu desenvolvimento social-emocional, cognitivo, físico e linguístico, em muito devido ao ritmo e à capacidade de absorção de conhecimentos. Conquanto, a educação oferecida neste período permite desenvolver uma matriz de valores e uma orientação para a ação, cujos resultados imediatos se traduzem no interesse multifacetado das crianças por áreas distintas da vivência em sociedade. Para tal é fundamental integrar novas abordagens educacionais. A educação para o consumismo e empreendedorismo social fazem parte de um conjunto de abordagens emergentes que procuram desenvolver nas crianças capacidades de decisão e promoção de soluções inovadoras para os problemas sociais. Neste sentido, a prática pedagógica, Estágio Pedagógico I e II, desenvolvida apostou na formação de crianças e alunos conhecedores e conscientes da sua condição de consumidor e potencial empreendedor. Deste modo, foi explorada a realidade social, económica e ambiental, numa abordagem orientada para o aluno. Nesta perspetiva, o aluno é considerado agente e sujeito da sua aprendizagem, com vista a ativar valores que fomentam o surgimento de cidadãos ativos responsáveis, autónomos e solidários. A recetividade dos alunos às diferentes atividades desenvolvidas neste projeto e a consolidação de conhecimentos obtida, atesta a relevância de se promoverem iniciativas desta natureza nos diferentes níveis de ensino.
- A criança à descoberta do jogo! : observações e reflexões de uma estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CicloPublication . Vieira, Rafaela Medeiros; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste trabalho procuramos fazer uma ligação entre a teoria e as práticas expondo o trabalho realizado nos dois contextos de estágio, evidenciando a importância da atividade lúdica na infância. O jogo é muito importante na vida do ser humano, especialmente na vida de uma criança, pois é através das atividades lúdicas que as crianças se sentem motivadas para aprender e desenvolvem-se de forma integral. Neste sentido, o jogo foi o suporte da temática de aprofundamento escolhida. Ao longo dos nossos estágios, no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, realizamos inúmeras práticas lúdicas - “À Descoberta do Jogo”. A partir das observações e reflexões aí efetuadas, assim como, de outras provenientes, quer do pequeno estudo no âmbito do 2.º estágio, quer do estudo empírico mais alargado efetuado junto de profissionais, pudemos construir as nossas perceções de estagiária. O primeiro estudo decorreu com os alunos do estágio do 1.º CEB (n= 9) para reforçar as observações já efetuadas e perceber melhor o impacto dos jogos utilizados durante o estágio, a sua opinião sobre as aprendizagens promovidas e as suas preferências e sugestões. Já no estudo empírico, mais extensivo, efetuado junto a profissionais de ensino, tínhamos como objetivo saber as conceções e as práticas de docentes de EPE/1.º CEB (n=79) em relação ao jogo e à sua importância na aprendizagem dos seus alunos em contexto de sala de aula. A partir destas pesquisas percebemos que os profissionais concordam que o jogo é importante no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico-motor, que os alunos mostram interesse na realização de jogos pedagógicos e que ao brincar estão a aprender. No percurso da sua formação, pela aprendizagem e desenvolvimento possibilitados pelas diversificadas vivências em contexto de escola, a estagiária realça que foi uma experiência muito enriquecedora para o seu crescimento enquanto pessoa e futura profissional de educação.
- A criança e a sua Expressão Plástica : uma reflexão no contexto do estágio pedagógicoPublication . Vieira, Ana Maria Machado; Fialho, Adolfo Fernando da FonteEste Relatório tem como principal propósito apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos nossos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. No contexto da abordagem que fazemos à ação educativa desenvolvida ao longo dos dois estágios pedagógicos, decidimos aprofundar uma temática específica, que serviu de mote ao título do nosso trabalho “A criança e a sua Expressão Plástica: uma reflexão no contexto do estágio pedagógico”. Assim, ao aprofundarmos a temática em questão, mais concretamente, a importância da Expressão Plástica para a criança, defendemos que esta área curricular se assume como detentora de um enorme potencial, quer do ponto de vista pedagógico e didático, quer no que respeita ao desenvolvimento de competências nas crianças. Ainda neste contexto, procurámos também conhecer as opiniões de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel desta área nas suas ações educativas diárias, quer no contexto do Ensino Presencial, quer no Ensino à Distância, modalidade sobre a qual também refletimos, fruto dos desafios que nos foram colocados pela pandemia que se instalou durante o período em que desenvolvemos os nossos estágios. Por forma a enquadrar as nossas reflexões, baseámo-nos nas atividades desenvolvidas nos dois Estágios Pedagógicos, que foram documentadas e analisadas, em articulação com os contributos de diversos autores da especialidade. Como forma de valorizar o nosso trabalho e melhor compreender as opiniões dos docentes sobre as temáticas em estudo, realizámos um total de dez entrevistas, cinco a Educadores de Infância e cinco a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluímos que a decisão de potenciarmos os contributos da Expressão Plástica durante os nossos estágios se assumiu como uma mais-valia para nós, não apenas do ponto de vista pedagógico e didático, como também no que respeita às competências que a mesma desenvolveu nas crianças que nos foram confiadas. Esta opinião foi também partilhada pelos nossos entrevistados, que referiram ser esta uma área rica e facilitadora do processo de aprendizagem das crianças, quer no contexto de Ensino Presencial, quer quando foram confrontados com a necessidade de lecionar à distância.
- Crianças na escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino aprendizagemPublication . Lima, Ana Catarina Ferreira Bacalhau de Sousa; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico, tem como intuito analisar e fundamentar os contextos inerentes ao Estágio Pedagógico efetuado entre 2020 e 2021. Propomos neste documento uma articulação previa entre a temática de estudo, “Crianças na escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino-aprendizagem”, e a análise do perfil do Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tendo em conta os novos desafios impostos a Educação, sobretudo no período atual de Pandemia COVID-19. Ao fundamentar e analisar a temática de estudo, o bem-estar num ensino-aprendizagem fortemente marcado por sucessivos confinamentos, tornou-se pertinente proporcionar as crianças aprendizagens enriquecedoras para o seu desenvolvimento nos domínios físico-motor (motricidade, flexibilidade, respiração e postura); na sua capacidade de expressão e comunicação-oral e corporal; na adaptação a novas situações; e, por fim, na interação em situações lúdicas, indo ao encontro das reais necessidades do grupo/turma. Da vertente empírica, foi possível caracterizar as crianças quanto a aspetos físicos, concernentes a respiração e a postura. Na Educação Pré-escolar (EPE) reforçou-se a observação do desenvolvimento motor e no 1.º CEB recolheram-se perceções de bem-estar das crianças em ambos os contextos de ensino-aprendizagem, presencial e a distância. Por fim, procedemos a uma sistematização e reflexão das atividades desenvolvidas com o grupo/turma, todas integradas num Caderno Pedagógico construído para este Estágio. Através destes estudos tomamos consciência que muitas das crianças do Estágio apresentavam-se em situação de pré-obesidade ou obesidade, com uma respiração menos adequada e com inadequados ajustamentos posturais. Com o Ensino a Distância (ED) houve um aumento do tempo de exposição a ecrãs, sendo também importante ajustar os ambientes de aprendizagem. Atendendo aos novos desafios, de uma forma geral há a destacar o crescimento da Estagiária ao longo de todo o processo, desenvolvido com o Par Pedagógico e com as Cooperantes, num ambiente de trabalho colaborativo e correspondendo as necessidades sentidas, ainda que nem sempre atingíveis, de manter o bem-estar no ensino aprendizagem.
- Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano InfantilPublication . Branco, Maria Ana do Canto Tavares; Serpa, Margarida da Silva Damião de; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio incide sobre o trabalho desenvolvido nas práticas pedagógicas realizadas no Estágio Pedagógico I e no Estágio Pedagógico II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na apresentação e reflexão fundamentada das atividades implementadas, bem como na análise de tarefas de promoção da relação entre a Matemática e o quotidiano e, ainda, num conhecimento mais aprofundado das perspetivas das crianças sobre essa relação, aspetos expressos em formato de estudo. Em geral, a aprendizagem é um processo complexo que admite variações dependendo do contexto e de quem aprende. Quando em espaço escolar se convocam as experiências e vivências das crianças na abordagem dos conteúdos, está-se a contribuir para que estas mais facilmente participem nos processos de aprendizagem e relacionem novas informações com os seus saberes prévios, conseguindo construir e reestruturar de modo mais consistente o seu conhecimento. Em particular, no contexto do ensino da Matemática, é reconhecida, tanto por autores da especialidade como em diretrizes do novo currículo nacional, a importância de se investir no estabelecimento de conexões com o quotidiano no decorrer das práticas letivas diárias. De facto, se por um lado a aprendizagem da Matemática requer um progressivo faseamento, por outro as conexões com o quotidiano proporcionam às crianças a possibilidade de fazerem descobertas e explorarem relações matemáticas nem sempre óbvias. O estudo desenvolvido assenta numa metodologia de natureza qualitativa, em que recorremos à observação direta e a entrevistas a crianças. Foi nosso propósito analisar experiências de aprendizagem envolvendo situações do quotidiano em ambiente escolar, bem como conhecer as conceções das crianças sobre a Matemática e compreender as suas representações face ao ensino-aprendizagem da Matemática envolvendo o quotidiano. Os resultados mostram que as atividades de conexão entre a Matemática e o quotidiano requerem, no essencial, uma abordagem integrada de várias áreas do currículo, realizada em diferentes contextos e mediada pela construção de diálogos. Mostram, ainda, que as conceções das crianças recaem, sobretudo, no sentido de número, principalmente em tarefas como contar e operar. Também se concluiu que as crianças reconhecem a utilidade da Matemática fora do contexto escolar, considerando-a útil no dia a dia, especialmente quando relacionada com a sua aplicabilidade a médio-longo prazo. Com este Relatório, esperamos incentivar os docentes a tirarem partido das experiências e vivências das crianças de modo a promoverem aprendizagens consistentes.
- Educar a criança para estilos de vida saudávelPublication . Raposo, Filipe Alberto Bulhões; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reporta-se a dois estágios pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Este documento pretende caraterizar os contextos das práticas e refletir as intervenções pedagógicas desenvolvidas no ano letivo 2020/21, momento de pandemia COVID-19, apelando à literatura da área da Educação e aos documentos de orientação curricular destes níveis de ensino. A escolha da temática Educar a Criança para Estilos de Vida Saudável impulsionou para que ao longo do estágio aprofundássemos conteúdos relevantes nas inúmeras áreas, de forma interdisciplinar, assim como, a implementação das várias etapas do ciclo formativo, realçando o uso da observação na caracterização das crianças/alunos dos estágios, quanto aos seus hábitos, às suas características, capacidades e necessidades de aprendizagem, elementos essenciais a uma educação ajustada à atualidade. Investimos ainda em estratégias lúdicas e dinâmicas, que consideramos que foram experiências importantes para as crianças/alunos, tanto em ensino presencial como virtual. Em jeito de reforço ao processo de formação de educador/professor, incluímos uma vertente investigativa extensiva do estágio, um estudo essencialmente descritivo, onde aplicámos um inquérito por questionário a 141 encarregados de educação, a maioria mães, com o intuito de analisar a sua perceção de hábitos e rotinas relativas ao seu estilo de vida, assim como, dos seus educandos, crianças da ilha de São Miguel. Verificamos que apesar da situação pandémica, as famílias tentaram continuar a sua vida, e embora se registem já algumas referências muito positivas no seio destas famílias, os dados apontam para uma tendência de elevados fatores de risco, provavelmente fruto do uso excessivo de carro, de exposição a écrans e ingestão de alimentos pouco saudáveis, assim como, para a insuficiente adesão a práticas físicas durante “toda a semana”. Estes são aspetos a que um educador/professor deve conhecer para promover estratégias alternativas e que garantam uma educação mais sustentável às crianças. Em suma, afirmar que este relatório de estágio, fruto de uma análise reflexiva dos nossos estágios e de um aprofundamento da temática estudada, foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento do formando, enquanto futuro agente educativo.
- Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito? : uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Diana de Lurdes Brasil; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este relatório intitula-se Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio, realidade ou mito? - Uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e debruça-se sobre o desenvolvimento do trabalho integrado das áreas do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. A grande finalidade deste trabalho consistiu na (re)criação de um ambiente potencializador de aprendizagens no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Educação para a Cidadania, usufruindo do carácter transversal e integrador que ambas as áreas possuem. Deste modo, procurou-se promover uma vivência de cidadania ativa, desenvolvendo e formando as crianças/alunos enquanto cidadãos conscientes, autónomos e ativos, sempre em articulação com os seus conhecimentos, vivências e experiências adquiridas através da descoberta do meio envolvente. Atendendo a estes propósitos, este Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que analisa, discute e reflete os conceitos de Educação, Cidadania, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, a sua evolução histórica e a suas implicações curriculares, problematizando a dimensão integrada destas duas áreas curriculares. Assim como é composto por um conjunto de capítulos, nos quais se procede à descrição e à análise reflexiva sobre a práxis da Educação para a Cidadania e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tanto na ótica dos educadores/professores e das crianças que integram os contextos onde efetuamos os estágios, como sob o nosso olhar meta reflexivo sobre a nossa intervenção pedagógica nestes contextos e domínios. Neste Relatório de Estágio, conclui-se o quão benéfico é articular, de forma integrada, as áreas de Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio com a Educação para a Cidadania, reconhecendo-se a importância do desenvolvimento de conhecimentos e competências para a construção de uma consciência moral autónoma, intensificadora da proatividade das crianças/alunos enquanto cidadãos.
- Educar para valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência de colaboração com encarregados de educaçãoPublication . Medeiros, Marilda da Conceição Duque; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroNo mundo globalizado contemporâneo, onde impera a incerteza epistemológica e o pluralismo axiológico, torna-se cada vez mais premente promover na escola a educação para valores. Educação e valores sempre mantiveram entre si uma relação essencial e indissociável, todavia durante algum tempo as escolas e os professores defendiam a prevalência de uma atitude neutral no processo educativo, em que a educação para valores ocorria de forma implícita, não intencionalmente planificada. O reconhecimento da importância da educação para valores na sociedade hodierna e a preocupação para que este processo educativo ocorresse de forma intencional e integrada na escola, em colaboração com a família, primeiro núcleo da socialização das crianças, consubstanciaram a opção pelo tema do nosso Relatório de Estágio: Educar para Valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma experiência de Colaboração com Encarregados de Educação. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais implementamos um processo de educação para valores em colaboração com os pais/encarregados de educação. Para efeito, e com o intuito de compreender quais as suas conceções e representações sobre a educação para valores e a relação escola/família neste processo, realizamos entrevistas aos educadores/professores e questionários aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos permitiram-nos planificar uma ação educativa, contextualizada e em colaboração com as famílias, que potenciou o desenvolvimento da consciência moral autónoma das(os) crianças/alunos, no qual estas/estes assumiram um papel ativo na construção do seu conhecimento axiológico. No terminus deste Relatório de Estágio, concluímos que é possível e enriquecedor promover uma educação para valores integradora e integrada, sustentada na colaboração escola/família. Não obstante, os profissionais de educação e os pais/encarregados de educação terem consciência da importância e da riqueza desta colaboração neste processo educativo, ainda existem alguns entraves a ultrapassar neste domínio. Assim, consideramos pertinente continuar a trabalhar no sentido de serem superados todos os obstáculos, para que a escola cumpra a sua função social de favorecer o pleno desenvolvimento das(os) crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos.
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