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- A criança à descoberta do jogo! : observações e reflexões de uma estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CicloPublication . Vieira, Rafaela Medeiros; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste trabalho procuramos fazer uma ligação entre a teoria e as práticas expondo o trabalho realizado nos dois contextos de estágio, evidenciando a importância da atividade lúdica na infância. O jogo é muito importante na vida do ser humano, especialmente na vida de uma criança, pois é através das atividades lúdicas que as crianças se sentem motivadas para aprender e desenvolvem-se de forma integral. Neste sentido, o jogo foi o suporte da temática de aprofundamento escolhida. Ao longo dos nossos estágios, no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, realizamos inúmeras práticas lúdicas - “À Descoberta do Jogo”. A partir das observações e reflexões aí efetuadas, assim como, de outras provenientes, quer do pequeno estudo no âmbito do 2.º estágio, quer do estudo empírico mais alargado efetuado junto de profissionais, pudemos construir as nossas perceções de estagiária. O primeiro estudo decorreu com os alunos do estágio do 1.º CEB (n= 9) para reforçar as observações já efetuadas e perceber melhor o impacto dos jogos utilizados durante o estágio, a sua opinião sobre as aprendizagens promovidas e as suas preferências e sugestões. Já no estudo empírico, mais extensivo, efetuado junto a profissionais de ensino, tínhamos como objetivo saber as conceções e as práticas de docentes de EPE/1.º CEB (n=79) em relação ao jogo e à sua importância na aprendizagem dos seus alunos em contexto de sala de aula. A partir destas pesquisas percebemos que os profissionais concordam que o jogo é importante no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico-motor, que os alunos mostram interesse na realização de jogos pedagógicos e que ao brincar estão a aprender. No percurso da sua formação, pela aprendizagem e desenvolvimento possibilitados pelas diversificadas vivências em contexto de escola, a estagiária realça que foi uma experiência muito enriquecedora para o seu crescimento enquanto pessoa e futura profissional de educação.