Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A criança à descoberta do jogo! : observações e reflexões de uma estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoRafaelaMedeirosVieira2020.pdf3.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste trabalho procuramos fazer uma ligação entre a teoria e as práticas expondo o trabalho realizado nos dois contextos de estágio, evidenciando a importância da atividade lúdica na infância. O jogo é muito importante na vida do ser humano, especialmente na vida de uma criança, pois é através das atividades lúdicas que as crianças se sentem motivadas para aprender e desenvolvem-se de forma integral. Neste sentido, o jogo foi o suporte da temática de aprofundamento escolhida. Ao longo dos nossos estágios, no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, realizamos inúmeras práticas lúdicas - “À Descoberta do Jogo”. A partir das observações e reflexões aí efetuadas, assim como, de outras provenientes, quer do pequeno estudo no âmbito do 2.º estágio, quer do estudo empírico mais alargado efetuado junto de profissionais, pudemos construir as nossas perceções de estagiária. O primeiro estudo decorreu com os alunos do estágio do 1.º CEB (n= 9) para reforçar as observações já efetuadas e perceber melhor o impacto dos jogos utilizados durante o estágio, a sua opinião sobre as aprendizagens promovidas e as suas preferências e sugestões. Já no estudo empírico, mais extensivo, efetuado junto a profissionais de ensino, tínhamos como objetivo saber as conceções e as práticas de docentes de EPE/1.º CEB (n=79) em relação ao jogo e à sua importância na aprendizagem dos seus alunos em contexto de sala de aula. A partir destas pesquisas percebemos que os profissionais concordam que o jogo é importante no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico-motor, que os alunos mostram interesse na realização de jogos pedagógicos e que ao brincar estão a aprender. No percurso da sua formação, pela aprendizagem e desenvolvimento possibilitados pelas diversificadas vivências em contexto de escola, a estagiária realça que foi uma experiência muito enriquecedora para o seu crescimento enquanto pessoa e futura profissional de educação.
ABSTRACT: This Internship Report comes within the scope of the work developed in the Pedagogical Internship I and II curricular units, integrated in the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), of the University of the Azores. In this paper, we seek to make a connection between theory and practice by exposing the work done in both internship contexts, highlighting the importance of playful activity in childhood. Playing is very important in the life of a human being, especially in the life of a child, because it is through play activities that children are motivated to learn and develop themselves in an integral way. In this sense, the game was the support of the chosen deepening theme. Throughout our internships, in preschool and 1st cycle, we performed many playful practices - “Discovering the Game”. From the observations and reflections made there, as well as others from both the small study in the 2nd internship and the broader empirical study with professionals, we were able to build our perceptions as an intern. The first study took place with students from the 1st CBE internship (n = 9) to reinforce the observations already made and better understand the impact of the games used during the internship, their opinion about the promoted knowledge’s and their preferences and suggestions. In the more extensive empirical study conducted with teaching professionals, we aimed to know the conceptions and practices of teachers of Preschool/1st cycle (n = 79) regarding the game and its importance in the learning of their students in classroom context. From this research, we realize that professionals agree that the game is important in the affective, cognitive, social and physical-motor development, that students show interest in playing educational games and that by playing they are learning. In the course of her training, learning and development made possible by the diverse experiences in the school context, the intern emphasizes that it was a very enriching experience for her growth as a person and future education professional.

Description

Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 4 de fevereiro de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Keywords

Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Estágio Pedagógico Jogo Prática Pedagógica Educational Game Internship 1st Cycle of Basic Education Preschool Education

Citation

Vieira, Rafaela Medeiros. "A criança à descoberta do jogo!: observações e reflexões de uma estagiária em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo". 2020. 160 p.. (Mestrado – Relatório de Estágio –, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5662>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue