DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Recent Submissions
- Recursos didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem do texto narrativo no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioPublication . Batista, Telma Reis; Alves, Ana Teresa da Conceição Silva; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre as práticas pedagógicas levadas a cabo no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este documento constitui-se não só como uma análise da importante experiência que é o estágio pedagógico, mas também como um aprofundamento da temática escolhida. Deste modo, numa primeira fase aborda-se um conjunto de questões teóricas e conceitos essenciais à compreensão de tudo o que envolve a temática do ensino do texto narrativo, nomeadamente o que se entende por didática do Português, visto que esta é uma disciplina com particularidades próprias, passando pela definição e exploração de conceitos relacionados com estratégias de ensino e recursos didáticos e finalizando este capítulo com uma breve menção ao lugar do texto narrativo no ensino. Numa segunda fase, esta já mais voltada para a prática pedagógica, apresenta-se uma contextualização do estágio, bem como uma reflexão sumária sobre a intervenção letiva assegurada. Por fim, a partir da sistematização de dados recolhidos durante a lecionação, apresenta-se um estudo com enfoque investigativo, cujo principal objetivo é aferir a eficácia das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados na abordagem do texto narrativo, tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos. Ademais, foram selecionados cinco manuais para analisar neste mesmo âmbito. Trata-se de um estudo descritivo de tipo qualitativo e com componente avaliativa, tendo sido usadas na recolha dos dados documentos, a observação participante, produções dos alunos e provas de avaliação e, no seu tratamento, a análise de conteúdo temática. Concluiu-se que os alunos, em geral, beneficiam de um ensino que inclua a aplicação de diversidade de estratégias e recursos educativos. Sobre estes últimos, aferiu-se ainda que as novas tecnologias podem ser uma mais-valia para o ensino. No que concerne à variável do género feminino/masculino, depreendeu-se que as raparigas são o grupo que mais beneficiou com a variedade do conjunto de estratégias e recursos. Quanto aos manuais, oferecem uma variedade de propostas de exercícios para a leitura, repartidos pelas três fases da mesma – antes da leitura, durante a leitura e após a leitura. Apesar da variedade presente na primeira e na última fase, a fase da leitura é a menos trabalhada nos manuais.
- Projeto Para Um Currículo Relevante e Contextualizado na Disciplina De FilosofiaPublication . Santos, Ivone Maria Almeida dos; Sousa, Francisco José Rodrigues de; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Palos, Ana Cristina PiresO cerne deste Trabalho de projeto foi analisar as perspetivas de alunos do 12.º ano, numa escola de Cabo Verde, sobre a relevância curricular da disciplina de Filosofia e contribuir para a criação de estratégias de contextualização curricular, mais próximas da sua realidade e das suas experiências. O projeto foi idealizado tendo em conta princípios pedagógicos de contextualização associados a diferentes correntes teóricas, como a Escola Nova ou Escola Progressista, de John Dewey, Integração curricular, de Beane, Teoria da Aprendizagem significativa, de Ausubel, e Aprendizagem mediada, de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a Metodologia da Investigação do Design Educacional, uma vez que se revelou a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido ao seu cariz interventivo, que visa satisfazer uma necessidade de forma original, aliando uma intervenção no ambiente com o estudo desta mesma intervenção, para ser gradualmente melhorada, procurando também a participação dos envolvidos e a elaboração de princípios de design. Quanto aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou-se útil, adequada e eficaz, graças à avaliação de especialistas, da professora participante e do grupo-alvo. A apresentação dos princípios de design descreve diretrizes que podem ser trazidas para outros contextos. Ficou claro que esse Modelo de Contextualização do Ensino de Filosofia também poderá ser utilizado por outros profissionais com pequenas adaptações.
- Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Beatriz Alexandra Machado; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Costa, Susana GoulartO presente Relatório designado Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. As respetivas unidades curriculares fazem parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas, na Universidade dos Açores. Neste Relatório analisamos a presença da cultura açoriana no contexto escolar, com o intuito de compreender a relação entre educação para a cidadania e para valores que apoie no desenvolvimento de um ambiente educativo potenciador da formação das crianças e alunos enquanto cidadãos açorianos conscientes, ativos e responsáveis. Para o efeito, no Relatório apresentamos um enquadramento teórico do tema, em que se faz uma revisão de literatura, explorando o conceito evolutivo de cidadania, cultura e educação, estabelecendo um diálogo intrínseco entre os três conceitos; se analisa a importância das tradições açorianas na construção de uma educação para a cidadania consciente e proativa, e por fim, identificamos como estas questões estão presentes no currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este enquadramento teórico serviu de ponto de partida ao desenvolvimento de uma prática educacional no âmbito das tradições açorianas e educação para a cidadania, que desenvolvemos nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, mais concretamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluímos reconhecendo a importância de promover a educação para a cultura açoriana na formação de crianças e alunos que se pretendem cidadãos proativos, críticos, responsáveis, capazes de promover o diálogo intercultural e desenvolver uma maior responsabilidade social.
- REDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)Publication . Amaral, Sofia Teixeira; Sousa, Francisco José Rodrigues; Goulart, Susana Maria Goulart Pereira daO presente relatório de estágio, intitulado “REDH 1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)”, constitui uma investigação sobre o desenvolvimento, implementação e avaliação de Recursos Educativos Digitais (RED), com recurso à metodologia Educational Design Research (EDR) e da avaliação crítica de RED preexistentes, utilizando o Learning Object Review Instrument (LORI). Esta investigação contou com a participação fixa de 66 alunos, distribuídos pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e pelo Ensino Secundário, e adotou uma abordagem que se iniciou com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas com recursos analógicos como resposta às problemáticas identificadas nas dinâmicas de sala de aula e de turma do 7.º ano. O tema deste projeto foi implementado progressivamente, seguindo-se com uma intervenção com recursos digitais nas turmas do 7.º e 8.º ano, sustentada em dados que enfatizam os benefícios da fusão entre o analógico e o digital, de forma que ambos acrescentem valor a um processo de aprendizagem mais rico, diversificado e ajustado ao perfil dos alunos. A metodologia da EDR utilizada neste estudo destaca a importância do papel do professor-investigador, que se dedica à investigação prévia e ao desenvolvimento contextualizado de RED centrados nas necessidades dos alunos, envolvendo-os no processo de criação e, mais do que isso, na construção do seu próprio conhecimento, a partir de abordagens construtivistas que incluem os princípios do Role-Play, os quais se mostraram bastante úteis e apreciados pelos alunos quando articulados com recursos digitais. A investigação envolveu, assim, tarefas relacionadas com a teorização e a prática, procurando ajustar as estratégias implementadas ao contexto da sala de aula e dos alunos, e promovendo uma constante e crescente melhoria da prática pedagógica e do processo de aprendizagem, ativa e significativa.
- O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na EscolaPublication . Martins, Rui Miguel Pereira; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, foi desenvolvido com o objetivo de descrever, analisar e refletir sobre as experiências vividas e sentidas pelo mestrando durante ambos Estágios Pedagógicos em contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento propõe-se a destacar a importância do brincar, do jogo e do lúdico na educação, através de experiências e vivências, e com uma análise da literatura de especialistas, considerando estes três conceitos como ferramentas essenciais para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral da criança. Para este mesmo efeito, foi também realizado um estudo empírico, que consistiu na aplicação de um questionário a 89 profissionais de Educação, abrangendo desde a valência de creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, para avaliar as conceções destes profissionais sobre a importância do brincar, do jogo e das atividades lúdicas nas práticas pedagógicas. Os resultados atestam às vivências do estagiário, evidenciando que a ludicidade é considerada essencial nas dinâmicas de sala, uma vez que estas estimulam a aprendizagem e promovem a aquisição de competências nas diversas áreas. No entanto, o valor do lúdico ainda é pouco afirmado em documentos oficiais após a Educação Pré-Escolar, apesar dos benefícios contínuos que dispõe para o desenvolvimento da criança. Com isto, iremos apresentar as atividades implementadas durante ambos estágios pedagógicos, que são centrais para a temática deste relatório intitulado O Brincar não ocupa lugar: Perceções e Reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola, e através das quais permitiram observar que, efetivamente, o brincar e o jogo proporcionaram aprendizagens mais lúdicas e prazerosas para as crianças de ambos os contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento ComputacionalPublication . Miranda, Maura Leonor Alves da Silva; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroEste Relatório, intitulado “Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento Computacional”, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, após conclusão da prática pedagógica desenvolvida nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino da Informática I, II, III e IV, do Mestrado em Ensino da Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. O documento apresenta o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro semestres do curso, durante os anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024, com destaque para a aplicação de metodologias inovadoras e o uso de recursos didáticos diversificados focados na programação e robótica, com o intuito de promover o Pensamento Computacional entre os alunos. A metodologia implementada foi dividida em duas vertentes, uma de intervenção pedagógica e outra de investigação. Na intervenção, seguindo uma abordagem qualitativa, foram utilizados instrumentos como o diário de bordo, os registos audiovisuais, a análise documental e de as produções dos estágios, além de reflexões, tendo como procedimento de partida a observação participante. Para a investigação, foi aplicado um questionário online a educadores e professores da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário visando avaliar as suas perceções sobre o uso da programação e da robótica no contexto educativo. Em termos de resultados, na componente de intervenção, as atividades centraram-se no desenvolvimento de competências essenciais para a resolução de problemas e no aprimoramento das capacidades tecnológicas dos alunos, concluindo-se que estas abordagens favorecem significativamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional, incentivando os alunos a aplicarem lógica e criatividade na resolução de problemas. Na componente de investigação, os resultados do inquérito por questionário indicam que os educadores e professores consideram a programação e a robótica ferramentas essenciais para estimular o PC, promovendo também o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. No entanto, salientam a importância de uma formação contínua para fortalecer a sua integração e eficácia no contexto educativo. Em síntese, as experiências adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas visaram contribuir para a formação da estagiária na área do ensino da Informática, capacitando-a a integrar o Pensamento Computacional de forma inovadora e eficaz no processo de ensino.
- Integração Curricular na Educação Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Dimensões e dinâmicasPublication . Teixeira, Marta Sofia Almeida; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido nos Estágios Pedagógicos I e II, realizados, respetivamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática por nós selecionada para aprofundamento centra-se na importância da Integração Curricular no ensino-aprendizagem. Acreditamos no potencial das práticas de Integração Curricular para a promoção de aprendizagens ativas, contextualizadas e significativas, sendo fundamental aprofundar conhecimentos, refletir sobre a riqueza da sua natureza multidimensional e sobre as dinâmicas de ação pedagógica que lhes possam estar associadas. Assim, nas práticas pedagógicas desenvolvidas em ambos os contextos de Estágio, tivemos a oportunidade de explorar e desenvolver dinâmicas diversificadas de trabalho e promotoras da Integração Curricular nas suas diversas dimensões. Em complementaridade, realizámos um estudo (mediante inquérito por questionário), com o objetivo conhecer as representações de Educadores/Professores sobre as dimensões e dinâmicas de Integração Curricular. Os resultados sugerem que os participantes valorizam a participação ativa das crianças/alunos e a articulação das áreas/domínios do saber. Os inquiridos destacam, ainda, o envolvimento e a participação dos pais/familiares, em diálogos, debates e partilhas enquanto dinâmicas promotoras da Integração com foco na participação ativa das crianças/alunos. A amostra revela, também, que a falta de tempo é dos principais constrangimentos que os Educadores/Professores enfrentam, sendo que salientam a formação e a atualização profissional como essencial ao aprofundamento de práticas de Integração Curricular. Quando questionados diretamente sobre o que entendem por Integração Curricular, os participantes realçam perspetivas associadas aos seguintes domínios: articulação das áreas do conhecimento; identificação com práticas de inclusão e adaptação do currículo às necessidades/interesses das crianças/alunos; e implementação de práticas promotoras da participação ativa das crianças/alunos nos próprios processos aprendizagem. A globalidade do nosso trabalho suscita a reflexão, destacando haver, ainda, um investimento a fazer na formação inicial e contínua de docentes sobre a Integração Curricular.
- REDH2: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de HistóriaPublication . Correia, Joana Catarina Medeiros; Sousa, Francisco José Rodrigues; Costa, Susana GoulartO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º ciclo e Ensino Secundário, teve como principais objetivos a criação de RED adequados ao ensino de História no ensino secundário, estudar o desenvolvimento dos RED no ensino da História, avaliar os RED disponíveis para a disciplina de História no 3.º ciclo do ensino básico, compreender as reações dos alunos à aplicação dos RED, e compreender a perspetiva da docente orientadora cooperante em relação à aplicação de RED na disciplina de História. Os trabalhos conducentes à elaboração do relatório, inspirado na investigação do design educacional, incluíram um estudo de natureza qualitativa que foi desenvolvido no contexto do estágio pedagógico com uma turma do ensino secundário de uma escola pertencente à ilha de São Miguel. Este relatório de estágio possui, também, uma secção dedicada à avaliação dos RED aplicados a uma turma de 7.º ano desta mesma escola. Para a recolha de dados os alunos redigiram pequenas reflexões e, posteriormente, responderam a pequenos questionários online que serviram para compreender as suas reações à aplicação dos RED. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à professora orientadora cooperante, de modo a entender a sua perspetiva em relação à aplicação de RED no ensino de História.
- A perceção dos alunos sobre realidades espácio temporais da Europa no ensino da HistóriaPublication . Céu, Flora Rafaela da Silva; Costa, Susana Goulart; Pereira, José Carlos da SilvaApós a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte necessidade de reestruturar e reconstruir muitas nações europeias, dada a extensão devastadora do conflito. Além disso, a Europa viu a ascensão de potências globais emergentes, como os Estados Unidos e a União Soviética, que influenciaram significativamente a geopolítica e as alianças na região. Como resultado, várias nações europeias sentiram a necessidade de se organizar e cooperar para garantir a estabilidade e promover o desenvolvimento económico e político. A partir desta necessidade nasce, oficialmente, em 1993 a União Europeia1 (UE), com a principal intenção de promover a cooperação económica entre os Estados-membros e estabelecer um mercado comum, que eliminasse as barreiras comerciais e facilitasse a livre circulação de bens, serviços, pessoas e capital. Em 1986, Portugal adere à CEE e desde aí tem sido um membro ativo da União Europeia, participando ativamente na formulação de políticas europeias e beneficiando dos programas de financiamento e cooperação promovidos pela UE. A adesão à CEE teve um papel crucial na transformação de Portugal num país moderno e próspero, integrado no contexto europeu. Deste modo, nos últimos anos tem-se observado um interesse crescente em desenvolver assuntos relacionados com o espaço europeu, tanto no contexto académico quanto na esfera profissional. Este interesse reflete a crescente necessidade de se compreender e abordar os desafios complexos e as oportunidades emergentes na União Europeia, enquanto espaço económico e social, constituído, atualmente, por vinte e sete países, mas que se alicerça em bases históricas profundas da História da Europa e do Mundo. É precisamente neste âmbito de reflexão que este trabalho se insere, sobretudo porque procura compreender o modo como os alunos tomam consciência de realidades espácio temporais na Europa no Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O presente relatório de estágio procura contribuir para este panorama dinâmico, fornecendo uma análise aprofundada e uma avaliação crítica da perceção dos alunos quanto ao espaço europeu, refletindo sobre o contributo do ensino da História para esta perceção com o objetivo de preencher lacunas no conhecimento existente e oferecer perspetivas inovadoras que possam informar tanto a teoria como a prática nesta área. A integração europeia no campo da educação tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento das relações interculturais, na promoção da mobilidade estudantil e na criação de um espaço de aprendizagem diversificado e inclusivo. De acordo com a Comissão Europeia, o Espaço Europeu na Educação (EEE) representa uma iniciativa abrangente que visa facilitar a harmonização dos sistemas educacionais em toda a Europa, promovendo a cooperação entre instituições de ensino, a transparência educacional e o reconhecimento mútuo de qualificações académicas. Neste contexto, compreender a importância e o impacto do EEE é fundamental para analisar as dinâmicas educacionais, sociais e culturais que moldam a identidade europeia contemporânea, bem como para explorar os benefícios e desafios associados à construção de uma comunidade educacional integrada e colaborativa.
- Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola?Publication . Matos, Mariana Rego Costa de; Palos, Ana Cristina; Diogo, FernandoApesar de o Abandono Precoce de Educação e Formação ser um fenómeno amplamente estudado, continua a ter grande impacto nos sistemas de ensino, especialmente, na Região Autónoma dos Açores, onde a taxa se situa nos 21,7%, de acordo com os últimos dados relativos a 2023. Além da análise às tendências estatísticas mais relevantes, quer regionais, quer nacionais e internacionais, o desenvolvimento desta dissertação baseou-se, sobretudo, na realização de entrevistas semidirigidas a jovens que abandonaram a escola precocemente, sem concluir o ensino obrigatório. Escolhemos a realização de entrevistas como estratégia de recolha de dados, porque quisemos humanizar os dados estatísticos, isto é, dar-lhes uma dimensão mais pessoal, de forma a entender como é que os jovens lidam com esta situação de abandono da escola. A amostra foi assim constituída por 20 jovens de ambos os sexos. Foi realizada uma análise de conteúdo ao discurso dos jovens em resposta às cerca de três dezenas de questões colocadas. Nesta dissertação são discutidos diferentes fatores produtores de abandono precoce de educação e formação, nomeadamente, os fatores individuais, familiares, de sociabilidade na escola, desempenho escolar e organização escolar. Como se verá, o Abandono Precoce de Educação e Formação é mais do que números: é a história de jovens que se afastam de um sistema que não os soube proteger. Esta dissertação revela as vozes de quem desistiu da escola, não por uma razão única, mas por um conjunto de desafios pessoais e sociais, que vão desde o desinteresse até à exclusão, passando pelas reprovações e pelo absentismo, bem como pela dificuldade da instituição escolar responder a públicos mais desafiantes. Para além de combater o Abandono Precoce de Educação e Formação, o que é preciso é prevenir o abandono, agir o mais cedo possível, dentro da própria escola, que tem que ser percebida pelos jovens como um espaço de acolhimento, que os protege e que os valoriza, antes que desistam de sonhar com um futuro melhor. É certo que a permanência de um jovem na escola, até ao cumprimento do ensino obrigatório, derivará sempre do seu gosto por estar nela, mas nunca se concretizará se essa permanência e esse gosto não forem cultivados.