Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Integração Curricular na Educação Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Dimensões e dinâmicasPublication . Teixeira, Marta Sofia Almeida; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido nos Estágios Pedagógicos I e II, realizados, respetivamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A temática por nós selecionada para aprofundamento centra-se na importância da Integração Curricular no ensino-aprendizagem. Acreditamos no potencial das práticas de Integração Curricular para a promoção de aprendizagens ativas, contextualizadas e significativas, sendo fundamental aprofundar conhecimentos, refletir sobre a riqueza da sua natureza multidimensional e sobre as dinâmicas de ação pedagógica que lhes possam estar associadas. Assim, nas práticas pedagógicas desenvolvidas em ambos os contextos de Estágio, tivemos a oportunidade de explorar e desenvolver dinâmicas diversificadas de trabalho e promotoras da Integração Curricular nas suas diversas dimensões. Em complementaridade, realizámos um estudo (mediante inquérito por questionário), com o objetivo conhecer as representações de Educadores/Professores sobre as dimensões e dinâmicas de Integração Curricular. Os resultados sugerem que os participantes valorizam a participação ativa das crianças/alunos e a articulação das áreas/domínios do saber. Os inquiridos destacam, ainda, o envolvimento e a participação dos pais/familiares, em diálogos, debates e partilhas enquanto dinâmicas promotoras da Integração com foco na participação ativa das crianças/alunos. A amostra revela, também, que a falta de tempo é dos principais constrangimentos que os Educadores/Professores enfrentam, sendo que salientam a formação e a atualização profissional como essencial ao aprofundamento de práticas de Integração Curricular. Quando questionados diretamente sobre o que entendem por Integração Curricular, os participantes realçam perspetivas associadas aos seguintes domínios: articulação das áreas do conhecimento; identificação com práticas de inclusão e adaptação do currículo às necessidades/interesses das crianças/alunos; e implementação de práticas promotoras da participação ativa das crianças/alunos nos próprios processos aprendizagem. A globalidade do nosso trabalho suscita a reflexão, destacando haver, ainda, um investimento a fazer na formação inicial e contínua de docentes sobre a Integração Curricular.
- Biobancos Marinhos dos Açores: Potencial para Descoberta de Novos Produtos em Saúde e CosméticaPublication . Lagoa, Marta Costa; Tiago, Duarte Nuno Toubarro; Cardoso, Manuela Isabel Parente; Bettencourt, Raúl SilvaA presente dissertação destaca a importância dos biobancos marinhos na preservação da diversidade biológica dos oceanos e no desenvolvimento de aplicações biomédicas, abordando também questões relacionadas com a amostragem e com a legislação internacional. O ecossistema marinho é reconhecido pela sua vasta biodiversidade, incluindo centenas de milhares a milhões de espécies eucarióticas, bem como inúmeros taxa procariótica e virais. Esse potencial biológico tem despertado um interesse crescente, impulsionando esforços contínuos para explorar e compreender melhor os ambientes marinhos. Neste quadro, os biobancos marinhos surgem como estruturas organizadas que desempenham um papel fundamental na gestão e preservação desse património biológico. Estes repositórios abrigam amostras biológicas e informações associadas, facilitando o acesso sustentável à biodiversidade marinha para a comunidade científica e a indústria. Além disso, os biobancos servem como recursos pedagógicos valiosos, fornecendo material para educação em áreas como genética, biologia molecular, evolução e diversidade. Os biobancos são projetados para armazenar espécimes biológicos por longos períodos, permitindo sua reanálise à medida que novas tecnologias e métodos de pesquisa surgem e desempenham um papel central na centralização e disponibilização de informações sobre a biodiversidade marinha, em conformidade com regulamentações de acesso e compartilhamento de benefícios. Os Açores, devido à sua extensa Zona Económica Exclusiva, tornam-se relevantes como centros de cooperação científica e locais de interesse para a pesquisa marinha. Questões legais e políticas relacionadas à gestão dos recursos marinhos, especialmente em áreas além da jurisdição nacional (ABNJ), representam desafios significativos. Embora tenham ocorrido avanços em legislação e regulamentação, ainda existem desafios em termos de cooperação internacional e conformidade. O protocolo de Nagoya é mencionado no presente trabalho como uma consideração importante para a implantação de coleções biológicas. Em resumo, os biobancos marinhos desempenham um papel crucial na pesquisa e preservação da biodiversidade dos oceanos, enfrentando desafios financeiros, políticos e legais. A cooperação internacional é essencial para garantir sua eficácia e sustentabilidade a longo prazo, enquanto os avanços na legislação e regulamentação podem fortalecer sua contribuição para a ciência e a conservação marinha. A atenção à amostragem adequada é fundamental para assegurar a representatividade das coleções biológicas e a validade dos resultados obtidos.
