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- Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação InclusivaPublication . Tavares, Hélder Luís Botelho; Santos, Ana Isabel; Dinis, Raquel; Guerra, HéliaO presente relatório de estágio, denominado “Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Inclusiva”, teve por objetivo explorar o papel das TIC como promotoras da Educação Inclusiva, proporcionando uma análise das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de capacidades, perfis culturais e socioeconómicos dos alunos. A inclusão na educação baseia-se na adaptação dos conteúdos e estratégias pedagógicas para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. As TIC mostram-se facilitadoras nesse processo, ao permitir a personalização dos conteúdos e a acessibilidade em diversos formatos (texto, áudio, vídeo), promovendo maior motivação, envolvimento e participação dos alunos e estimulando uma aprendizagem equitativa. A intervenção pedagógica realizada nos diferentes níveis de ensino destacou-se pela aplicação de metodologias diversificadas, estratégias inovadoras que promoveram o desenvolvimento de competências em pensamento computacional, robótica educativa e tecnologias digitais. As atividades planeadas e adaptadas atenderam às necessidades específicas dos alunos, consolidando os conceitos teóricos por meio de estratégias inclusivas e alinhadas ao currículo e aos contextos educativos. O estudo sobre as representações de educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário sobre as TIC e a sua relação com a Educação Inclusiva realça a importância das TIC na criação de ambientes aprendizagem inclusivos, onde são reconhecidas como essenciais para uma prática pedagógica acessível. No entanto, foram identificadas barreiras, como a falta de formação contínua dos professores e de recursos tecnológicos adequados, apontando a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica escolar. Além disso, o estudo evidencia o potencial das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial e a Robótica Educativa, para enriquecer as estratégias pedagógicas inclusivas, incentivando o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos alunos. Conclui-se, portanto, que, para uma Educação Inclusiva de qualidade, são essenciais o investimento em formação contínua e o apoio pedagógico para superar os desafios encontrados. Os resultados indicam que, embora os professores dos primeiros ciclos do Ensino Básico se sintam mais preparados para utilizar as TIC, os educadores de infância e os professores do Ensino Secundário manifestam a necessidade de maior apoio e formação nesta área.
- Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento ComputacionalPublication . Miranda, Maura Leonor Alves da Silva; Santos, Ana Isabel da Silva; Cascalho, José Manuel Veiga RibeiroEste Relatório, intitulado “Programação e Robótica para a Promoção do Pensamento Computacional”, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, após conclusão da prática pedagógica desenvolvida nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino da Informática I, II, III e IV, do Mestrado em Ensino da Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. O documento apresenta o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro semestres do curso, durante os anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024, com destaque para a aplicação de metodologias inovadoras e o uso de recursos didáticos diversificados focados na programação e robótica, com o intuito de promover o Pensamento Computacional entre os alunos. A metodologia implementada foi dividida em duas vertentes, uma de intervenção pedagógica e outra de investigação. Na intervenção, seguindo uma abordagem qualitativa, foram utilizados instrumentos como o diário de bordo, os registos audiovisuais, a análise documental e de as produções dos estágios, além de reflexões, tendo como procedimento de partida a observação participante. Para a investigação, foi aplicado um questionário online a educadores e professores da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário visando avaliar as suas perceções sobre o uso da programação e da robótica no contexto educativo. Em termos de resultados, na componente de intervenção, as atividades centraram-se no desenvolvimento de competências essenciais para a resolução de problemas e no aprimoramento das capacidades tecnológicas dos alunos, concluindo-se que estas abordagens favorecem significativamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional, incentivando os alunos a aplicarem lógica e criatividade na resolução de problemas. Na componente de investigação, os resultados do inquérito por questionário indicam que os educadores e professores consideram a programação e a robótica ferramentas essenciais para estimular o PC, promovendo também o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. No entanto, salientam a importância de uma formação contínua para fortalecer a sua integração e eficácia no contexto educativo. Em síntese, as experiências adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas visaram contribuir para a formação da estagiária na área do ensino da Informática, capacitando-a a integrar o Pensamento Computacional de forma inovadora e eficaz no processo de ensino.