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A perceção dos alunos sobre realidades espácio temporais da Europa no ensino da História

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Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte necessidade de reestruturar e reconstruir muitas nações europeias, dada a extensão devastadora do conflito. Além disso, a Europa viu a ascensão de potências globais emergentes, como os Estados Unidos e a União Soviética, que influenciaram significativamente a geopolítica e as alianças na região. Como resultado, várias nações europeias sentiram a necessidade de se organizar e cooperar para garantir a estabilidade e promover o desenvolvimento económico e político. A partir desta necessidade nasce, oficialmente, em 1993 a União Europeia1 (UE), com a principal intenção de promover a cooperação económica entre os Estados-membros e estabelecer um mercado comum, que eliminasse as barreiras comerciais e facilitasse a livre circulação de bens, serviços, pessoas e capital. Em 1986, Portugal adere à CEE e desde aí tem sido um membro ativo da União Europeia, participando ativamente na formulação de políticas europeias e beneficiando dos programas de financiamento e cooperação promovidos pela UE. A adesão à CEE teve um papel crucial na transformação de Portugal num país moderno e próspero, integrado no contexto europeu. Deste modo, nos últimos anos tem-se observado um interesse crescente em desenvolver assuntos relacionados com o espaço europeu, tanto no contexto académico quanto na esfera profissional. Este interesse reflete a crescente necessidade de se compreender e abordar os desafios complexos e as oportunidades emergentes na União Europeia, enquanto espaço económico e social, constituído, atualmente, por vinte e sete países, mas que se alicerça em bases históricas profundas da História da Europa e do Mundo. É precisamente neste âmbito de reflexão que este trabalho se insere, sobretudo porque procura compreender o modo como os alunos tomam consciência de realidades espácio temporais na Europa no Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O presente relatório de estágio procura contribuir para este panorama dinâmico, fornecendo uma análise aprofundada e uma avaliação crítica da perceção dos alunos quanto ao espaço europeu, refletindo sobre o contributo do ensino da História para esta perceção com o objetivo de preencher lacunas no conhecimento existente e oferecer perspetivas inovadoras que possam informar tanto a teoria como a prática nesta área. A integração europeia no campo da educação tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento das relações interculturais, na promoção da mobilidade estudantil e na criação de um espaço de aprendizagem diversificado e inclusivo. De acordo com a Comissão Europeia, o Espaço Europeu na Educação (EEE) representa uma iniciativa abrangente que visa facilitar a harmonização dos sistemas educacionais em toda a Europa, promovendo a cooperação entre instituições de ensino, a transparência educacional e o reconhecimento mútuo de qualificações académicas. Neste contexto, compreender a importância e o impacto do EEE é fundamental para analisar as dinâmicas educacionais, sociais e culturais que moldam a identidade europeia contemporânea, bem como para explorar os benefícios e desafios associados à construção de uma comunidade educacional integrada e colaborativa.
ABSTRACT: After the World War II, there was a strong need to restructure and rebuild many European nations, given the devastating extent of the conflict. Furthermore, Europe saw the rise of emerging global powers such as the United States and the Soviet Union, which significantly influenced geopolitics and alliances in the region. As a result, several European nations felt the need to organize and cooperate to guarantee stability and promote economic and political development. The European Community (EC) was born in 1957, with the main intention of promoting economic cooperation between European countries. members and establish a common market, which would eliminate trade barriers and facilitate the free movement of goods, services, people and capital. In 1986, Portugal joined the EC and since then has been an active member of the European Union, actively participating in the formulation of European policies and benefiting from financing and cooperation programs promoted by the EU. The access to the EC played a crucial role in transforming Portugal into a modern and prosperous country, integrated into the European context. Thus, in recent years there has been a growing interest in developing subjects related to the European space, both in the academic context and in the professional sphere. This interest reflects the growing need to understand and address the complex challenges and emerging opportunities in the European Union, as an economic and social space, currently made up of twenty-seven countries, but which is based on deep historical bases in the History of Europe. and the World. It is precisely in this scope of reflection that this work is inserted, mainly because it seeks to understand the way in which students become aware of spatial and temporal realities in Europe in the Teaching of History in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. European integration in the field of education has played a crucial role in strengthening intercultural relations, promoting student mobility and creating a diverse and inclusive learning space. The European Education Area (EEES) represents a comprehensive initiative that aims to facilitate the harmonization of educational systems across Europe, promoting cooperation between educational institutions, educational transparency and mutual recognition of academic qualifications. In this context, understanding the importance and impact of the EEES on education is fundamental to analyzing the educational, social and cultural dynamics that shape contemporary European identity, as well as to exploring the benefits and challenges associated with building an integrated and collaborative educational community.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 07 de abril de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Europa Relações Interculturais Comunidade Educacional Ensino da História

Citation

Céu, Flora Rafaela da Silva. (2024). "A perceção dos alunos sobre realidades espácio temporais da Europa no ensino da História". 93 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8641

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