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- A perceção dos alunos sobre realidades espácio temporais da Europa no ensino da HistóriaPublication . Céu, Flora Rafaela da Silva; Costa, Susana Goulart; Pereira, José Carlos da SilvaApós a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte necessidade de reestruturar e reconstruir muitas nações europeias, dada a extensão devastadora do conflito. Além disso, a Europa viu a ascensão de potências globais emergentes, como os Estados Unidos e a União Soviética, que influenciaram significativamente a geopolítica e as alianças na região. Como resultado, várias nações europeias sentiram a necessidade de se organizar e cooperar para garantir a estabilidade e promover o desenvolvimento económico e político. A partir desta necessidade nasce, oficialmente, em 1993 a União Europeia1 (UE), com a principal intenção de promover a cooperação económica entre os Estados-membros e estabelecer um mercado comum, que eliminasse as barreiras comerciais e facilitasse a livre circulação de bens, serviços, pessoas e capital. Em 1986, Portugal adere à CEE e desde aí tem sido um membro ativo da União Europeia, participando ativamente na formulação de políticas europeias e beneficiando dos programas de financiamento e cooperação promovidos pela UE. A adesão à CEE teve um papel crucial na transformação de Portugal num país moderno e próspero, integrado no contexto europeu. Deste modo, nos últimos anos tem-se observado um interesse crescente em desenvolver assuntos relacionados com o espaço europeu, tanto no contexto académico quanto na esfera profissional. Este interesse reflete a crescente necessidade de se compreender e abordar os desafios complexos e as oportunidades emergentes na União Europeia, enquanto espaço económico e social, constituído, atualmente, por vinte e sete países, mas que se alicerça em bases históricas profundas da História da Europa e do Mundo. É precisamente neste âmbito de reflexão que este trabalho se insere, sobretudo porque procura compreender o modo como os alunos tomam consciência de realidades espácio temporais na Europa no Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O presente relatório de estágio procura contribuir para este panorama dinâmico, fornecendo uma análise aprofundada e uma avaliação crítica da perceção dos alunos quanto ao espaço europeu, refletindo sobre o contributo do ensino da História para esta perceção com o objetivo de preencher lacunas no conhecimento existente e oferecer perspetivas inovadoras que possam informar tanto a teoria como a prática nesta área. A integração europeia no campo da educação tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento das relações interculturais, na promoção da mobilidade estudantil e na criação de um espaço de aprendizagem diversificado e inclusivo. De acordo com a Comissão Europeia, o Espaço Europeu na Educação (EEE) representa uma iniciativa abrangente que visa facilitar a harmonização dos sistemas educacionais em toda a Europa, promovendo a cooperação entre instituições de ensino, a transparência educacional e o reconhecimento mútuo de qualificações académicas. Neste contexto, compreender a importância e o impacto do EEE é fundamental para analisar as dinâmicas educacionais, sociais e culturais que moldam a identidade europeia contemporânea, bem como para explorar os benefícios e desafios associados à construção de uma comunidade educacional integrada e colaborativa.