DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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- Tutoria : uma forma flexível de ensino e aprendizagemPublication . Semião, Filomena; Serpa, Margarida DamiãoEste estudo, centrado na tutoria enquanto modalidade de ensino, aprendizagem e apoio, que simultaneamente desenvolve competências de integração, desenvolvimento pessoal e académicas, organiza-se de acordo com cinco grandes questões: a primeira, aprofundar a temática da tutoria nas vertentes histórica, social, económica e cultural; a segunda, caracterizar um programa de tutoria; a terceira, conhecer as perspectivas dos tutorandos sobre o programa tutorial; a quarta, analisar as perspectivas dos tutorandos relativamente ao impacto da tutoria no seu percurso educativo ao nível pessoal e académico; e, por último, identificar as características do tutor a partir da opinião dos tutorandos. Na análise da evolução do conceito de tutoria ao longo dos tempos e também das práticas que actualmente a ela se associam – o coaching, a mentoria e a supervisão –, procuramos estabelecer traços comuns e distintivos entre elas. Assim, é comum às práticas referidas a técnica de questionamento e de escuta activa, assim como o estabelecimento de relações de apoio, marcadas pela confidencialidade e pela proximidade, sem contudo se perder o distanciamento que a relação profissional obriga; por outro lado, distinguem-se no que diz respeito aos seus objectivos específicos, ora mais direccionado para a resolução de uma situação pontual, o coaching; ora mais dirigida para o estabelecimento da integração do indivíduo numa nova situação (a entrada numa nova instituição escolar, num grupo ou turma) ou num novo ciclo de estudos, a mentoria; ora para desenvolver, com a participação activa dos implicados, um projecto de médio ou longo prazo, um processo de estágio ou a integração numa empresa, a supervisão. O estudo empírico, realizado mediante inquérito por questionário, com uma amostra de trinta alunos integrados num programa tutorial de uma escola de São Miguel, incide tanto no levantamento de variáveis ligadas ao nível sócio económico e cultural dos tutorandos, percurso escolar e apoios (fora e dentro da escola), assim como nas percepções que têm sobre o impacto da tutoria no seu desenvolvimento pessoal e académico e as características e competências que consideram essenciais para o desempenho do cargo de tutor. As conclusões a que se chegou levam a pensar que o programa de tutoria em apreço se dirige a estudantes provenientes de um meio socioeconómico baixo, com um percurso escolar irregular, sendo que todos os alunos tiveram pelo menos uma retenção e apresentam necessidades de apoio, que se processa em termos de “aulas de apoio” em determinadas disciplinas, sobretudo as mais estruturantes do pensamento abstracto e da comunicação verbal (Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente). Por outro lado, de acordo com as perspectivas dos alunos, a tutoria funciona em grupo e em termos individuais e dos professores tutores são privilegiadas as características relacionadas com a componente académica (saber explicar e ter capacidade para ensinar a aprender, por exemplo), sendo-lhes reconhecida, também, características pessoais, tais como a capacidade para escutar, conversar e orientar. Os tutorandos mostram-se satisfeitos com a tutoria em geral, mas sobretudo no que diz respeito à vertente académica.
- A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar em contexto de supervisão em Angra do HeroísmoPublication . Moniz, Maria Margarida Teves; Castanho, Maria da Graça BorgesA aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela acção intencional dos educadores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as actividades de leitura e escrita. No presente estudo, procurámos (1) conhecer o perfil dos Educadores Cooperantes e dos Estagiários relativamente às suas habilitações académicas e à formação recebida sobre leitura e escrita; (2) conhecer as concepções do Educador Cooperante e do Estagiário sobre a abordagem da leitura e escrita no pré-escolar; (3) caracterizar o papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, nomeadamente como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita; (4) conhecer as actividades de leitura e escrita que os Estagiários promovem na sua prática pedagógica; e (5) averiguar a organização dos espaços, materiais e equipamentos utilizados pelos Estagiários nas actividades de leitura e escrita, relacionando estes aspectos com os modelos curriculares de educação de infância. Este é um estudo descritivo da situação actual da abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, em contexto supervisivo, cuja análise de dados assentou no método misto, através da análise quantitativa de questionários e qualitativa de entrevista e análise documental. No que aos resultados diz respeito, verificámos que tanto os Educadores Cooperantes como os Estagiários, apesar de promovem um leque diversificado de actividades no âmbito da leitura e da escrita, não têm a noção exacta das implicações positivas que a abordagem à leitura e à escrita trazem às crianças a longo prazo. Quanto ao papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita, os resultados relativos à realização de reuniões, seminários, encontros de trabalho afastam-se do que é proposto pela literatura da especialidade. Porém, os esforços desenvolvidos vão no sentido de os Educadores corresponderem às dificuldades que os Estagiários apresentam. Relativamente à promoção das actividades de leitura e escrita, por parte dos Educadores em geral, a combinação de todos os dados permite-nos concluir que não há consenso no que diz respeito à abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, havendo quem as promova e quem as secundarize nos projectos que desenvolve. No que diz respeito às práticas dos Estagiários, no âmbito da abordagem à literacia, verificamos que nem sempre há consonância na opinião expressa pelos Educadores Cooperantes e Estagiários. Apesar disso, com base na análise documental, foi-nos possível concluir que os Estagiários planificam a sua intervenção, valorizam as tentativas de leitura e de escrita por parte das crianças, realizam, com o intuito de promover actividades de leitura, jogos de procura de letras, sílabas e palavras, leitura de palavras simples, seguida de repetição por parte das crianças e identificação do som de letras do abecedário, e visitam bibliotecas de diferentes tipos. Quanto às actividades de escrita mais desenvolvidas pelos Estagiários, verificámos que estes utilizam com regularidade o “computador” para o efeito. Fazem igualmente o registo de letras e palavras de forma livre, registam histórias, elaboram livros de receitas, quadros de tarefas, quadro de presenças e quadro de novidades. Quanto às áreas de actividades que integram as salas onde os Estagiários desenvolvem as suas práticas, concluímos que existe uma diversidade de áreas de actividades nos jardins-de-infância, indo a generalidade das mesmas ao encontro do que é proposto pela literatura da especialidade. A utilização de materiais como forma de explorar a leitura e a escrita foi também alvo de análise. Apesar de ambos os grupos estarem de comum acordo quando indicam que os livros infanto-juvenis, os jogos, os jornais, as revistas e o abecedário são materiais utilizados pelos Estagiários como forma de promover actividades no âmbito da literacia, a verdade é que, segundo os dados dos Estagiários e dos Documentos, há alguma escassez de materiais, só compensada com um conjunto alargado de materiais preparados pelos agentes de ensino. Ao nível da organização dos espaços e materiais, todas as fontes de informação, usadas por nós, corroboram a ideia de que as salas se encontram organizadas por áreas e que os materiais estão dispostos de forma a servir actividades específicas. No que diz respeito à utilização dos equipamentos, foi-nos dado a conhecer que “projector de vídeo”, o “leitor de DVD” e o computador são os mais utilizados.
- A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º cicloPublication . Afonso, Rui Manuel Evaristo; González, Pedro Francisco; Castanho, Maria da Graça BorgesA presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.
- As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguasPublication . Cabral, Isabel Martins; Lima, Jorge Manuel Ávila deCom a implementação de um novo Estatuto da Carreira Docente, muitas foram as mudanças introduzidas na organização das escolas e na assunção de novas funções por parte de quem nelas tem a missão de ensinar. Particularmente aos coordenadores de departamento curricular são-lhes exigidas agora funções de maior relevo no domínio da liderança dos seus departamentos e da supervisão dos seus pares, dado que passam a ter uma intervenção directa na sua avaliação de desempenho. O objectivo da nossa investigação foi descrever as práticas e concepções dos coordenadores dos departamentos de línguas de duas escolas dos Açores, conhecer as expectativas em relação às novas responsabilidades que lhes são atribuídas, assim como os eventuais obstáculos ao exercício de uma liderança e supervisão eficazes. Optámos por um trabalho de natureza descritiva e comparativa e por uma metodologia de investigação que contempla os modelos quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através de questionários e entrevistas que, posteriormente, foram alvo de tratamento estatístico e de procedimentos de análise do conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam algumas diferenças nas práticas dos dois coordenadores, nomeadamente na forma como assumem o papel de supervisores da acção pedagógica dos seus pares, e conclui-se que uma formação especializada em áreas como a liderança, a supervisão e a avaliação poderão trazer benefícios para que a autoridade dos coordenadores seja reconhecida em matéria de observação de aulas, reflexão sobre o desempenho da função docente e consequente avaliação desse desempenho.
- A escolha parental do ensino particularPublication . Melo, André da Costa; Lima, Jorge Manuel Ávila deUma vez que vivemos numa sociedade em que o Estado garante a educação para todos os alunos do Ensino Básico, pretende-se investigar as razões que levam as famílias a escolherem as escolas particulares para matricularem os seus filhos. Como forma de complementar este estudo, procurou-se averiguar também a prática de regulação que exercem as escolas para combaterem a concorrência e para atraírem alunos. O enquadramento teórico da investigação desenvolve-se em torno de quatro partes. A primeira parte está relacionada com a regulação das políticas educativas, em que se aborda o conceito de regulação na educação e as suas características, também se refere a passagem do “Estado Educador” ao “Estado Avaliador” e se expõe as várias formas de financiamento em educação; a segunda parte consiste na evolução histórica e enquadramento legal das políticas destinadas ao Ensino Particular e Cooperativo, nos dados estatísticos sobre o Ensino Particular em Portugal, no geral, e de um modo mais específico nos Açores, e nas políticas de escolha da escola a nível internacional; na terceira parte faz-se referência a algumas razões da escolha da escola pelos pais; e por fim, na quarta parte, reflecte-se sobre as estratégias das escolas para regular a procura dos pais. A metodologia adoptada assenta numa abordagem mista, conjugando a pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas exploratórias às directoras pedagógicas e a algumas professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas envolvidas no estudo, com a pesquisa quantitativa, através de inquéritos por questionário a todos os pais dos alunos matriculados no 1º Ciclo do Ensino Básico nas mesmas escolas. As conclusões deste estudo confirmam que os pais dão maior importância às razões pedagógicas, institucionais e curriculares e tornaram as razões domésticas e confessionais nas que menos importância tiveram na escolha da escola. De uma forma geral, todas as famílias, independentemente do capital escolar do agregado familiar e da categoria socioprofissional mais elevada do agregado familiar, deram importância às razões apresentadas para a escolha da escola onde matricularam os seus filhos. O estudo termina com o reconhecimento das limitações e sugestões para investigações futuras.
- Concepções de professores e psicólogos sobre o trabalho desenvolvido pelos últimos nos serviços de psicologia e orientação da ilha de São MiguelPublication . Cabral, Ana Sofia Pereira Vieira Velho; Rego, Isabel EstrelaEste estudo tem como principal objectivo contribuir para a compreensão do impacto que os Serviços de Psicologia e Orientação, criados há cerca de 10 anos, tiveram na dinâmica das Escolas de São Miguel, nomeadamente através do estudo e análise das percepções que se estabeleceram entre os professores e os psicólogos escolares acerca do trabalho destes últimos. Partimos do princípio que as funções que os professores desenvolvem nas escolas e a proximidade que mantêm com o seu psicólogo escolar influenciarão as suas percepções sobre a frequência de realização das tarefas do psicólogo, e até mesmo a satisfação com o seu desempenho. Além disso, as percepções dos psicólogos serão diferentes das dos professores, nomeadamente daqueles que desempenham funções no ensino regular. Para testar estas hipóteses, participaram neste estudo 367 professores, distribuídos por diferentes ciclos e níveis de ensino, e a desempenhar diferentes funções nas suas escolas; participaram, também, um conjunto de 22 psicólogos, provenientes de 17 das 18 escolas auscultadas nesta investigação. Quanto à metodologia utilizada neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa, recorrendo à utilização de dois questionários, passados a professores e aos psicólogos das escolas da Ilha de São Miguel. Os questionários foram construídos para o efeito, e previamente testados. Os dados resultantes da aplicação destes questionários foram sujeitos a uma análise estatística não paramétrica, e inseridos e tratados no programa SPSS versão 15.0. Os resultados deste estudo corroboram as hipóteses pré-estabelecidas, nomeadamente em relação à influência que têm as funções dos professores no conhecimento considerado acerca das tarefas do psicólogo. Quanto ao grau de satisfação expresso pelos docentes relativamente ao desempenho profissional do psicólogo escolar, este varia em função dos factores considerados, e é em média satisfatório. O grau de satisfação dos psicólogos com o seu trabalho também é expressamente positivo.
- A relação dos pais com o ensino pré-escolar: representações e envolvimento no jardim-de-infância dos seus filhosPublication . Pereira, Selma Marisa Arruda; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasA presente investigação surge, em primeiro lugar do meu interesse pessoal pelo ensino pré-escolar, uma vez que sou educadora de infância. Por outro lado, o interesse pelo contexto educativo da escola, suscitado pelas inovações que na actualidade assumem um lugar de progressiva relevância. A estas juntou-se o nosso interesse pessoal, enquanto membro de uma comunidade educativa em progressivo crescimento e mudança. Este estudo situa-se no âmbito da relação dos pais com o ensino pré-escolar e pretende estudar quer as suas representações e expectativas acerca do jardim-de-infância, quer o seu envolvimento e participação na educação pré-escolar dos filhos. Atendendo a todas as alterações que a nossa sociedade tem vindo a sofrer, bem como as alterações ao nível da organização, torna-se pertinente perceber, por um lado, qual a posição que os pais têm, actualmente, sobre os objectivos e o papel que atribuem à educação e à Escola e, em particular, à escola dos seus educandos, sobretudo ao nível do jardim-de- infância; por outro, como é que as representações e expectativas dos pais se reflectem na forma como se envolvem e participam neste estabelecimento de ensino e perceber qual a influência da classe social nos pais e seu modo de agir e pensar. Esta investigação envolveu um estudo de natureza quantitativa, com o recurso ao uso do inquérito por questionário Foram inquiridos 106 pais, pertencentes a três estabelecimentos escolares da ilha de São Miguel, com composições sociais diferentes: um do concelho de Ponta Delgada e dois do concelho de Vila Franca do Campo. Na verdade, constatamos que as expectativas dos pais integram preocupações de várias ordens, mas sobretudo, o acompanhamento diário e a promoção da socialização dos seus filhos. Conclui-se, ainda que, as estratégias educativas das famílias se diferenciam consoante a condição social das mesmas e aquando da entrada da criança no jardim-de-infância. Por outro lado, reconhecem a importância da relação escola-família, na medida em que a consideram desejável, gerida de acordo com as suas disponibilidades, reforçando a pertinência das dinâmicas de participação e envolvimento na escola e considerando as reuniões de pais os locais apropriados para se fazerem ouvir. Vemos, portanto, que as famílias não podem ser consideradas como um bloco único na questão do envolvimento familiar com a escola. Esta questão carrega em si múltiplos factores que não podem ser negligenciados.
- Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)Publication . Raposo, Alexandrina; Mira Leal, SusanaA expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer ainda pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas. Este estudo tomou como objecto o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procurando compreender as representações de formandos, formadores e coordenador da formação no distrito de Viana do Castelo, relativamente à implementação, desenvolvimento e impacto formativo do programa. O estudo decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010 e combinou metodologias de natureza quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas a seis formadoras residentes e à coordenadora do programa no distrito de Viana do Castelo e inquéritos por questionário a cento e vinte e nove professores em formação naquele distrito entre os anos lectivos de 2007/2008 e 2009/2010. As conclusões da investigação indicam que o modelo de formação em contexto desenvolvido no âmbito do PNEP merece assentimento e adesão. A sua centralização na escola, nos professores, nas práticas e necessidades daqueles; a interacção que estabelece entre as práticas dos docentes e os novos conceitos e metodologias; o facto de assentar no acompanhamento e supervisão continuados da acção dos professores e de promover a reflexão sobre as práticas e a sua efectiva transformação constituem os principais aspectos destacados e valorizados pelos inquiridos. Ainda assim, de acordo com os dados recolhidos, o modelo carece de ajustamentos nomeadamente no que respeita i) à carga horária de algumas componentes; ii) ao horário de funcionamento da formação; iii) ao facto de não haver dispensa da componente não lectiva para os formandos frequentarem a formação; iv) à necessidade de uma melhor articulação/interacção entre as escolas/agrupamentos e a ESE responsável pela formação e v) à simplificação dos processos de avaliação dos formandos.
- O subprograma oportunidade I na área temática das expressões : um estudo de caso em Rabo de Peixe.Publication . Vieira, Susana Andreia Ferreira; Condessa, IsabelCom este projecto, realizado na área de especialidade em ensino no 1.º ciclo do ensino básico (1.ºCEB) do curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, pretendemos reflectir sobre o primeiro ano de implementação, na Região Autónoma dos Açores, do Subprograma Oportunidade I (PO I) na área vocacional das expressões, com reforço disciplinar da educação artística e educação físico - motora. Partindo do pressuposto que este programa específico de recuperação é visto como uma estratégia de intervenção pedagógica inovadora para o ensino das expressões no 1º CEB, aspiramos contribuir para o sucesso educativo de crianças e jovens que, de outra forma, não completariam esta primeira fase do ensino básico. Nesta nossa pesquisa definimos vários objectivos de estudo para conhecer a percepção dos professores, que leccionaram em 2009/10 neste subprograma, em par pedagógico, detém sobre o impacto que o PO I proporcionou, numa comunidade escolar da Vila de Rabo de Peixe; mais propriamente na Escola Básica Integrada Rui Galvão de Carvalho. Pretendemos apurar, quais as mudanças que esse programa específico facultou às crianças/jovens, ao nível de aquisição de competências essenciais da área das expressões do 1º CEB, assim como, realizar uma apreciação final sobre os aspectos a melhorar na continuidade da sua aplicação. E por fim, compreender “as mudanças” operadas âmbito do desenvolvimento profissional do(s) professor(es), no que refere às suas funções de leccionação, tutoria, cooperação e reflexão; e, às necessidades sentidas quanto à melhoria de recursos materiais, de dinâmicas de cooperação e de formação adequada. Assim, propusemo-nos fazer uma abordagem de carácter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, na modalidade de estudo de caso, num contexto específico de escola. A entrevista, foi elaborada em função dos resultados obtidos pela aplicação do inquérito por questionário a todos os professores da escola que leccionavam neste subprograma, sendo posteriormente aplicada apenas aos pares pedagógicos com opinião menos favorável, de cada grupo disciplinar, em relação ao PO I. No que concerne, aos resultados do nosso estudo parecem surgir algumas diferenças de opinião por parte dos professores relativamente ao primeiro ano de implementação deste PO I, sobretudo entre os professores mais generalistas, também tutores, e os especialistas, cujas expectativas profissionais parecem ter sido ligeiramente diferentes. Contudo, no seu primeiro ano de implementação os professores consideram que o seu impacto é globalmente favorável para as crianças e jovens da comunidade escolar de Rabo de Peixe, se bem que deva haver um reforço nos recursos que apoiam este projecto - materiais e humanos. Esperamos que este estudo possa levar uma reflexão a todos os professores, que leccionem neste tipo de Programas, de forma a tentar colmatar as dificuldades sentidas, nomeadamente ao seu funcionamento, para os alunos alcancem sucesso educativo.
- Coordenador de Núcleo e Coordenador de Departamento do Primeiro Ciclo do Ensino Básico : desafios, constrangimentos e dinâmicasPublication . Melo, Maria de Fátima Miranda; Mira Leal, SusanaO Coordenador de Núcleo é uma figura com uma presença muito marcante na Escola, quer pela posição que, enquanto gestor intermédio, ocupa na sua organização, quer pelo manancial de funções e papéis que desempenha. Recentemente, surgiu a figura do Coordenador de Departamento do 1.º ciclo, com a qual passou a lidar no seu quotidiano escolar. Com a nossa investigação procurámos perceber o papel destes dois órgãos para a escola, atendendo às funções e práticas que desenvolvem, assim como às relações que estabelecem entre si. Esta investigação procurou, assim, compreender estes dois órgãos na dupla dimensão de gestores escolares e supervisores pedagógicos, atendendo, para tal, às representações dos docentes e daqueles que desempenham estes cargos. O estudo combinou uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e quantitativa: uma entrevista aos Coordenadores de Núcleo e Coordenadores de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico e um inquérito por questionário aos professores deste nível de ensino, de quatro Escolas Básicas Integradas do Concelho de Ponta Delgada. Apoiámos o nosso enquadramento teórico nos diversos quadros normativos que regulam a evolução do funcionamento daquelas estruturas de gestão intermédia e em algumas das concepções teóricas nas áreas da gestão intermédia e da supervisão pedagógica, a partir das quais elaborámos um conjunto de questões e objectivos, que nortearam a nossa investigação. Dos resultados da nossa investigação foi possível perceber que estas duas figuras são construídas com enfoques diversos: o Coordenador de Núcleo como gestor e o Coordenador de Departamento como supervisor. Contudo, a actividade que desenvolvem é mais diversificada e leva à construção de ambos como supervisores da prática educativa. Esta actividade, reconhecida por professores e coordenadores como essencial para a melhoria da qualidade da escola e do ensino, não recebe, todavia, as condições necessárias para ser desenvolvida em pleno. Como tal, a evolução destas duas figuras e a sua relevância no seio da escola, está intimamente ligada à construção de uma articulação e colaboração entre ambos os Coordenadores, com vista ao desenvolvimento adequado de uma necessária actividade supervisiva, a que assistimos já em esboço na realidade escolar.