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- Políticas e processos de formação contínua em contexto : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)Publication . Raposo, Alexandrina; Mira Leal, SusanaA expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas, em face dos resultados de estudos e estatísticas nacionais e internacionais (The Reading Literacy Study, 1985-1994; A Literacia em Portugal, 1996; Pisa 2000 e 2003, provas de aferição 2000-2005; exames nacionais do 9.º ano de 2005, …). A formação contínua designa um conjunto alargado e diversificado de actividades formativas em que os professores se envolvem com vista ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. As perspectivas actuais apontam para o empreendimento de percursos de formação situados nas escolas, orientados para as práticas de ensino-aprendizagem e assentes numa pedagogia de análise, experimentação e reflexão, construída pelo diálogo entre os intervenientes: formandos, formadores, responsáveis pelas escolas, docentes-investigadores do ensino superior, entre outros. Na senda destas preocupações, e em face dos sucessivos diagnósticos de défice de competências de compreensão e expressão em língua portuguesa dos alunos, o Ministério da Educação lançou, em 2007, o Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo como objectivo central «melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita em todas as escolas do 1.º ciclo, num período entre quatro a oito anos, através da modificação das práticas docentes do ensino da língua» (Despacho nº 546/07, de 11 de Janeiro, ponto 3), o PNEP desencadeou um processo nacional de formação em contexto dos professores do 1.º Ciclo, concretizado em articulação com as escolas, os agrupamentos de escolas e os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formação inicial de professores. Neste trabalho, propomo-nos dar conta de um estudo em desenvolvimento no distrito de Viana do Castelo, com o objectivo de, entre outras coisas, compreender o impacto de modelos de formação contínua em contexto, como o PNEP, na promoção da reflexão sobre as práticas pedagógicas, da sua transformação e do desenvolvimento profissional dos professores. O estudo combina metodologias de natureza quantitativa e qualitativa: entrevistas semi-estruturadas aos formadores residentes e ao Coordenador do PNEP no distrito, e inquéritos por questionário aos professores em formação naquele, sendo já possível dar conta de alguns dos dados colhidos no contexto.
- United we stand, divided we fall : ewpowerment and commitment in the loal action. A risk communication program on the governance of na urban termite plague in the AzoresPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.
- Concepções de professores e psicólogos sobre o trabalho desenvolvido pelos últimos nos serviços de psicologia e orientação da ilha de São MiguelPublication . Cabral, Ana Sofia Pereira Vieira Velho; Rego, Isabel EstrelaEste estudo tem como principal objectivo contribuir para a compreensão do impacto que os Serviços de Psicologia e Orientação, criados há cerca de 10 anos, tiveram na dinâmica das Escolas de São Miguel, nomeadamente através do estudo e análise das percepções que se estabeleceram entre os professores e os psicólogos escolares acerca do trabalho destes últimos. Partimos do princípio que as funções que os professores desenvolvem nas escolas e a proximidade que mantêm com o seu psicólogo escolar influenciarão as suas percepções sobre a frequência de realização das tarefas do psicólogo, e até mesmo a satisfação com o seu desempenho. Além disso, as percepções dos psicólogos serão diferentes das dos professores, nomeadamente daqueles que desempenham funções no ensino regular. Para testar estas hipóteses, participaram neste estudo 367 professores, distribuídos por diferentes ciclos e níveis de ensino, e a desempenhar diferentes funções nas suas escolas; participaram, também, um conjunto de 22 psicólogos, provenientes de 17 das 18 escolas auscultadas nesta investigação. Quanto à metodologia utilizada neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa, recorrendo à utilização de dois questionários, passados a professores e aos psicólogos das escolas da Ilha de São Miguel. Os questionários foram construídos para o efeito, e previamente testados. Os dados resultantes da aplicação destes questionários foram sujeitos a uma análise estatística não paramétrica, e inseridos e tratados no programa SPSS versão 15.0. Os resultados deste estudo corroboram as hipóteses pré-estabelecidas, nomeadamente em relação à influência que têm as funções dos professores no conhecimento considerado acerca das tarefas do psicólogo. Quanto ao grau de satisfação expresso pelos docentes relativamente ao desempenho profissional do psicólogo escolar, este varia em função dos factores considerados, e é em média satisfatório. O grau de satisfação dos psicólogos com o seu trabalho também é expressamente positivo.
- Child obesity: blessings for the family table, in the children's name we say. Family enrolment in risk communication - a local tryout in the Azorean islandsPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neves, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Palos, Ana Cristina Pires
- What if 'it' happened now? How do families communicate and prepare for seismic hazards in the Azores?Publication . Arroz, Ana Margarida Moura; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana Nunes
- Blessing for the Family Dinner Table in the children's name we say". Family enrolmente in risk communication: a local tryout in the Azorean islandsPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Gabriel, Rosalina; Neves, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Palos, Ana Cristina PiresA obesidade infantil é um problema ainda maior nos Açores do que em Portugal (Carvalho, 2009). Nos Açores a percentagem de mortalidade, devida a doenças do aparelho circulatório, chega a ser o dobro da registada no país (INE, 2003).