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- A escolha parental do ensino particularPublication . Melo, André da Costa; Lima, Jorge Manuel Ávila deUma vez que vivemos numa sociedade em que o Estado garante a educação para todos os alunos do Ensino Básico, pretende-se investigar as razões que levam as famílias a escolherem as escolas particulares para matricularem os seus filhos. Como forma de complementar este estudo, procurou-se averiguar também a prática de regulação que exercem as escolas para combaterem a concorrência e para atraírem alunos. O enquadramento teórico da investigação desenvolve-se em torno de quatro partes. A primeira parte está relacionada com a regulação das políticas educativas, em que se aborda o conceito de regulação na educação e as suas características, também se refere a passagem do “Estado Educador” ao “Estado Avaliador” e se expõe as várias formas de financiamento em educação; a segunda parte consiste na evolução histórica e enquadramento legal das políticas destinadas ao Ensino Particular e Cooperativo, nos dados estatísticos sobre o Ensino Particular em Portugal, no geral, e de um modo mais específico nos Açores, e nas políticas de escolha da escola a nível internacional; na terceira parte faz-se referência a algumas razões da escolha da escola pelos pais; e por fim, na quarta parte, reflecte-se sobre as estratégias das escolas para regular a procura dos pais. A metodologia adoptada assenta numa abordagem mista, conjugando a pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas exploratórias às directoras pedagógicas e a algumas professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas envolvidas no estudo, com a pesquisa quantitativa, através de inquéritos por questionário a todos os pais dos alunos matriculados no 1º Ciclo do Ensino Básico nas mesmas escolas. As conclusões deste estudo confirmam que os pais dão maior importância às razões pedagógicas, institucionais e curriculares e tornaram as razões domésticas e confessionais nas que menos importância tiveram na escolha da escola. De uma forma geral, todas as famílias, independentemente do capital escolar do agregado familiar e da categoria socioprofissional mais elevada do agregado familiar, deram importância às razões apresentadas para a escolha da escola onde matricularam os seus filhos. O estudo termina com o reconhecimento das limitações e sugestões para investigações futuras.