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- Tutoria : uma forma flexível de ensino e aprendizagemPublication . Semião, Filomena; Serpa, Margarida DamiãoEste estudo, centrado na tutoria enquanto modalidade de ensino, aprendizagem e apoio, que simultaneamente desenvolve competências de integração, desenvolvimento pessoal e académicas, organiza-se de acordo com cinco grandes questões: a primeira, aprofundar a temática da tutoria nas vertentes histórica, social, económica e cultural; a segunda, caracterizar um programa de tutoria; a terceira, conhecer as perspectivas dos tutorandos sobre o programa tutorial; a quarta, analisar as perspectivas dos tutorandos relativamente ao impacto da tutoria no seu percurso educativo ao nível pessoal e académico; e, por último, identificar as características do tutor a partir da opinião dos tutorandos. Na análise da evolução do conceito de tutoria ao longo dos tempos e também das práticas que actualmente a ela se associam – o coaching, a mentoria e a supervisão –, procuramos estabelecer traços comuns e distintivos entre elas. Assim, é comum às práticas referidas a técnica de questionamento e de escuta activa, assim como o estabelecimento de relações de apoio, marcadas pela confidencialidade e pela proximidade, sem contudo se perder o distanciamento que a relação profissional obriga; por outro lado, distinguem-se no que diz respeito aos seus objectivos específicos, ora mais direccionado para a resolução de uma situação pontual, o coaching; ora mais dirigida para o estabelecimento da integração do indivíduo numa nova situação (a entrada numa nova instituição escolar, num grupo ou turma) ou num novo ciclo de estudos, a mentoria; ora para desenvolver, com a participação activa dos implicados, um projecto de médio ou longo prazo, um processo de estágio ou a integração numa empresa, a supervisão. O estudo empírico, realizado mediante inquérito por questionário, com uma amostra de trinta alunos integrados num programa tutorial de uma escola de São Miguel, incide tanto no levantamento de variáveis ligadas ao nível sócio económico e cultural dos tutorandos, percurso escolar e apoios (fora e dentro da escola), assim como nas percepções que têm sobre o impacto da tutoria no seu desenvolvimento pessoal e académico e as características e competências que consideram essenciais para o desempenho do cargo de tutor. As conclusões a que se chegou levam a pensar que o programa de tutoria em apreço se dirige a estudantes provenientes de um meio socioeconómico baixo, com um percurso escolar irregular, sendo que todos os alunos tiveram pelo menos uma retenção e apresentam necessidades de apoio, que se processa em termos de “aulas de apoio” em determinadas disciplinas, sobretudo as mais estruturantes do pensamento abstracto e da comunicação verbal (Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente). Por outro lado, de acordo com as perspectivas dos alunos, a tutoria funciona em grupo e em termos individuais e dos professores tutores são privilegiadas as características relacionadas com a componente académica (saber explicar e ter capacidade para ensinar a aprender, por exemplo), sendo-lhes reconhecida, também, características pessoais, tais como a capacidade para escutar, conversar e orientar. Os tutorandos mostram-se satisfeitos com a tutoria em geral, mas sobretudo no que diz respeito à vertente académica.