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- REDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)Publication . Amaral, Sofia Teixeira; Sousa, Francisco José Rodrigues; Goulart, Susana Maria Goulart Pereira daO presente relatório de estágio, intitulado “REDH 1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)”, constitui uma investigação sobre o desenvolvimento, implementação e avaliação de Recursos Educativos Digitais (RED), com recurso à metodologia Educational Design Research (EDR) e da avaliação crítica de RED preexistentes, utilizando o Learning Object Review Instrument (LORI). Esta investigação contou com a participação fixa de 66 alunos, distribuídos pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e pelo Ensino Secundário, e adotou uma abordagem que se iniciou com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas com recursos analógicos como resposta às problemáticas identificadas nas dinâmicas de sala de aula e de turma do 7.º ano. O tema deste projeto foi implementado progressivamente, seguindo-se com uma intervenção com recursos digitais nas turmas do 7.º e 8.º ano, sustentada em dados que enfatizam os benefícios da fusão entre o analógico e o digital, de forma que ambos acrescentem valor a um processo de aprendizagem mais rico, diversificado e ajustado ao perfil dos alunos. A metodologia da EDR utilizada neste estudo destaca a importância do papel do professor-investigador, que se dedica à investigação prévia e ao desenvolvimento contextualizado de RED centrados nas necessidades dos alunos, envolvendo-os no processo de criação e, mais do que isso, na construção do seu próprio conhecimento, a partir de abordagens construtivistas que incluem os princípios do Role-Play, os quais se mostraram bastante úteis e apreciados pelos alunos quando articulados com recursos digitais. A investigação envolveu, assim, tarefas relacionadas com a teorização e a prática, procurando ajustar as estratégias implementadas ao contexto da sala de aula e dos alunos, e promovendo uma constante e crescente melhoria da prática pedagógica e do processo de aprendizagem, ativa e significativa.
- O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na EscolaPublication . Martins, Rui Miguel Pereira; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, foi desenvolvido com o objetivo de descrever, analisar e refletir sobre as experiências vividas e sentidas pelo mestrando durante ambos Estágios Pedagógicos em contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento propõe-se a destacar a importância do brincar, do jogo e do lúdico na educação, através de experiências e vivências, e com uma análise da literatura de especialistas, considerando estes três conceitos como ferramentas essenciais para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral da criança. Para este mesmo efeito, foi também realizado um estudo empírico, que consistiu na aplicação de um questionário a 89 profissionais de Educação, abrangendo desde a valência de creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, para avaliar as conceções destes profissionais sobre a importância do brincar, do jogo e das atividades lúdicas nas práticas pedagógicas. Os resultados atestam às vivências do estagiário, evidenciando que a ludicidade é considerada essencial nas dinâmicas de sala, uma vez que estas estimulam a aprendizagem e promovem a aquisição de competências nas diversas áreas. No entanto, o valor do lúdico ainda é pouco afirmado em documentos oficiais após a Educação Pré-Escolar, apesar dos benefícios contínuos que dispõe para o desenvolvimento da criança. Com isto, iremos apresentar as atividades implementadas durante ambos estágios pedagógicos, que são centrais para a temática deste relatório intitulado O Brincar não ocupa lugar: Perceções e Reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola, e através das quais permitiram observar que, efetivamente, o brincar e o jogo proporcionaram aprendizagens mais lúdicas e prazerosas para as crianças de ambos os contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.