Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Recursos didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem do texto narrativo no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMEstrado_Telma Batista.pdf18.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre as práticas pedagógicas levadas a cabo no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este documento constitui-se não só como uma análise da importante experiência que é o estágio pedagógico, mas também como um aprofundamento da temática escolhida. Deste modo, numa primeira fase aborda-se um conjunto de questões teóricas e conceitos essenciais à compreensão de tudo o que envolve a temática do ensino do texto narrativo, nomeadamente o que se entende por didática do Português, visto que esta é uma disciplina com particularidades próprias, passando pela definição e exploração de conceitos relacionados com estratégias de ensino e recursos didáticos e finalizando este capítulo com uma breve menção ao lugar do texto narrativo no ensino. Numa segunda fase, esta já mais voltada para a prática pedagógica, apresenta-se uma contextualização do estágio, bem como uma reflexão sumária sobre a intervenção letiva assegurada. Por fim, a partir da sistematização de dados recolhidos durante a lecionação, apresenta-se um estudo com enfoque investigativo, cujo principal objetivo é aferir a eficácia das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados na abordagem do texto narrativo, tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos. Ademais, foram selecionados cinco manuais para analisar neste mesmo âmbito. Trata-se de um estudo descritivo de tipo qualitativo e com componente avaliativa, tendo sido usadas na recolha dos dados documentos, a observação participante, produções dos alunos e provas de avaliação e, no seu tratamento, a análise de conteúdo temática. Concluiu-se que os alunos, em geral, beneficiam de um ensino que inclua a aplicação de diversidade de estratégias e recursos educativos. Sobre estes últimos, aferiu-se ainda que as novas tecnologias podem ser uma mais-valia para o ensino. No que concerne à variável do género feminino/masculino, depreendeu-se que as raparigas são o grupo que mais beneficiou com a variedade do conjunto de estratégias e recursos. Quanto aos manuais, oferecem uma variedade de propostas de exercícios para a leitura, repartidos pelas três fases da mesma – antes da leitura, durante a leitura e após a leitura. Apesar da variedade presente na primeira e na última fase, a fase da leitura é a menos trabalhada nos manuais.
ABSTRACT: The main objective of this document is to describe, reflect upon, and analyze the pedagogical practices carried out during the curricular units of Teaching Languages Internship I and II, as part of the Master's in Teaching Portuguese and English in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. Thus, it serves not only as a report of the significant experiences of the teaching internship but also as an in-depth exploration of the chosen topic. In the first chapter, a set of essential theories and concepts crucial to understanding the main theme related to the teaching of narrative texts will be presented, including the concept of Portuguese didactics, which has unique characteristics. Additionally, the definition and exploration of concepts related to teaching strategies and didactic resources will also be addressed. This chapter concludes with a brief mention of the role of narrative texts in education. In the second and third chapters, the focus shifts to the teaching practice, starting with a contextualization of the internship. The main aim of this research is to analyze the impact of teaching strategies and resources on the teaching of narrative texts. Consequently, in the third and final chapter, which is based on a qualitative investigation, various resources and strategies implemented during the internship, particularly regarding the teaching of narrative texts, are analyzed. Furthermore, five textbooks were selected for analysis in this context. The findings suggest that students generally benefit from a learning approach that incorporates diverse teaching strategies and educational resources. Regarding the latter, the data reveal that new technologies can be an asset to teaching. Moreover, concerning the gender variable, the analysis indicated that girls benefited the most from the diversity of strategies and resources employed. Regarding the textbooks, they provide a variety of reading exercises structured across the three stages of reading: pre-reading, during-reading, and post-reading. While the first and last stages are well-represented, the during-reading phase appears to be the least emphasized in the textbooks.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 31 de março de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Estratégias de Ensino e Aprendizagem Recursos Didáticos Ensino do Português

Citation

Batista, Telma Reis. (2024). "Recursos didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem do texto narrativo no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário". 114 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8678

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence