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- Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXIPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Gráfica Açoreana, LdaNuma sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias! É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional. Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua!
- A escola perante as desigualdades socioeconómicas: o papel das equipas multidisciplinares de apoio socioeducativoPublication . Mateus, Raquel Oliveira; Palos, Ana CristinaAs desigualdades socioeconómicas persistem nas diversas sociedades do mundo e tendem a aumentar em situações de crises mundiais, como a pandemia ou a guerra, mas também em crises políticas. Nas escolas estas evidenciam-se sob diferentes formas e cada vez mais impactam o processo educativo e integração social dos alunos, sendo necessário um acompanhamento multidisciplinar com vista à sua minimização. Esta investigação analisa a perceção dos indivíduos da comunidade educativa em relação ao impacto das desigualdades socioeconómicas na vida escolar dos alunos, nomeadamente do papel das equipas multidisciplinares de apoio socioeducativo na minimização destas desigualdades, com base num estudo de caso. A análise dos dados qualitativos, recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, sugere que as desigualdades socioeconómicas continuam a influenciar o processo educativo dos alunos, apesar do constante esforço da comunidade educativa em diminuir a sua influência na trajetória escolar dos alunos. Este estudo de caso ressalta as necessidades de investigação que permita uma melhor compreensão do tema e alerta para as manifestações de desigualdade ainda existentes que requerem a tomada de medidas. Conclui-se que as equipas multidisciplinares de apoio socioeducativo acompanham os alunos e agregados familiares a nível escolar, mas também a nível de mediação com as instituições da comunidade local, em prol da inclusão e garantia de condições de processo educativo de sucesso. Estas equipas podem ser muito relevantes numa intervenção adaptada às necessidades detetadas, cruzando áreas de intervenção para um acompanhamento mais completo e ajustado.
- Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Beatriz Alexandra Machado; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Costa, Susana GoulartO presente Relatório designado Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. As respetivas unidades curriculares fazem parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas, na Universidade dos Açores. Neste Relatório analisamos a presença da cultura açoriana no contexto escolar, com o intuito de compreender a relação entre educação para a cidadania e para valores que apoie no desenvolvimento de um ambiente educativo potenciador da formação das crianças e alunos enquanto cidadãos açorianos conscientes, ativos e responsáveis. Para o efeito, no Relatório apresentamos um enquadramento teórico do tema, em que se faz uma revisão de literatura, explorando o conceito evolutivo de cidadania, cultura e educação, estabelecendo um diálogo intrínseco entre os três conceitos; se analisa a importância das tradições açorianas na construção de uma educação para a cidadania consciente e proativa, e por fim, identificamos como estas questões estão presentes no currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este enquadramento teórico serviu de ponto de partida ao desenvolvimento de uma prática educacional no âmbito das tradições açorianas e educação para a cidadania, que desenvolvemos nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, mais concretamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluímos reconhecendo a importância de promover a educação para a cultura açoriana na formação de crianças e alunos que se pretendem cidadãos proativos, críticos, responsáveis, capazes de promover o diálogo intercultural e desenvolver uma maior responsabilidade social.