Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.52 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias!
É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional.
Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua!
Description
Keywords
Estatística Aprendizagem por projetos Mercado laboral Estudantes e tecnologias digitais
Citation
Silva, Osvaldo (2025). " Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI". «Correio dos Açores: matemática», 13 fevereiro de 2025, p. 18.
Publisher
Gráfica Açoreana, Lda
CC License
Without CC licence