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DME - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine

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Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 371
  • A Inovação Pedagógica e o Ensino da Matemática
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a inovação pedagógica no ensino da Matemática. Partindo do pressuposto que cada professor deve assumir uma postura de constante aperfeiçoamento e reflexão sobre a ação educativa, a mudança deve começar por pequenos passos e assentar sobretudo nas práticas docentes, baseadas em princípios científicos e didáticos sólidos, e na cultura de partilha entre professores.
  • Dia do π
    Publication . Gomes, Cláudio; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)
    Todos os anos, no dia 14 de março, celebra-se o dia do número π (lido “pi”). E iremos aqui ver a importância deste número na matemática, na física e na astronomia. Importa de igual modo que nesta data se assinala o nascimento de um dos maiores físicos (teórico) de sempre, Albert Einstein, em 1879 na Alemanha, bem como do falecimento do famoso físico teórico Stephen Hawking em 2018 no Reino Unido.
  • Matemática Divina: a Matemática da Bíblia
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste artigo, analisam-se alguns dos exemplos mais relevantes da presença da Matemática na Bíblia. A Matemática revela-se de forma subtil e discreta nos números que aparecem com uma cadência quase ritual, como uma espécie de fio invisível que liga os diferentes livros, capítulos e versículos da Bíblia.
  • A modelação matemática e a previsão de sismos
    Publication . Cabral, João; Coordenação e edição de Armindo Rodrigues (FCT-UAc)
    Terremotos, eventos bem conhecidos por qualquer açoriano, que podem causar danos significativos em estruturas. O alerta antecipado à população poderia salvar vidas humanas, bem como proporcionar ações que visassem a proteção de propriedades.
  • Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Gráfica Açoreana, Lda
    Numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias! É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional. Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua!
  • Do desafio das pizzas ao teorema de Pitágoras
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste texto, parte-se de um desafio envolvendo tamanhos de pizzas como pretexto para fazer uma breve viagem pela nossa história, recuando à Babilónia, ao Antigo Egito e à Grécia Antiga, e explorar o teorema de Pitágoras, um exemplo notável de um resultado matemático que, passados milénios desde a sua descoberta, continua a ter impacto em termos das suas aplicações práticas.
  • Simetrias que dão a volta à cabeça
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    A Matemática, encarada muitas vezes como uma coleção árida de números e fórmulas, é na verdade um vasto campo de conhecimento repleto de ferramentas poderosas que permitem analisar o mundo com um olhar mais profundo. Estas ferramentas resultam de séculos de descobertas inspiradas, com frequência, naquilo que o ser humano observa na Natureza. O conceito de simetria é um exemplo desta inspiração. [...] Neste texto, exploramos a classificação das rosáceas. [...] Para tal, analisamos exemplos da tradicional Calçada Portuguesa.
  • Literacia Estatística: alguns desafios na era da Inteligência Artificial
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da
    O dia 20 de outubro é comemorado anualmente como o Dia Mundial da Estatística, com o propósito de fortalecer a sua divulgação e o reconhecimento do seu revelante papel na sociedade. Nesta aldeia global em vivemos, a informação chega a todo o momento e a qualquer parte, com potenciais impactos tanto nos cidadãos como nas organizações. Essa informação, na maioria dos casos, inclui referências a conceitos e a métodos estatísticos que os cidadãos, muitas vezes, têm dificuldades em descodificar, o que compromete uma compreensão adequada dos mesmos. Este défice de literacia Estatística pode, frequentemente, conduzir a perceções inadequadas e enviesadas relativamente às informações recebidas/consumidas. Num período em que se fala muito em aquisição de competências ao nível dos recursos humanos, é de primordial importância promover as principais aptidões de literacia do século XXI que incluem, nomeadamente, a literacia Estatística (capacidade de compreender e avaliar criticamente os resultados estatísticos no nosso dia a dia, assim como de reconhecer a importância das contribuições do pensamento estatístico nas decisões pessoais, profissionais, públicas e privadas); a literacia mediática (de modo a compreender os métodos e meios através dos quais a informação é publicada) e a literacia tecnológica (com o intuito de compreender as máquinas que possibilitaram a era da Informação).[…]. A literacia Estatística é, portanto, uma competência essencial para todos os cidadãos e profissionais que, na era da IA, vivem e trabalham com um volume cada vez maior de dados. A literacia Estatística permite-nos aproveitar as vantagens e evitar os riscos da IA, contribuindo para que possamos atuar de forma sensata e informada para o bem-estar individual e coletivo. Agora já não há desculpas para não atuar de forma consciente e informada na sua tomada de decisões. Vacine-se já contra a desinformação.
  • i de Imaginário
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Os números complexos assumem um papel fundamental na ciência contemporânea, em particular na Matemática e na Física. No cerne do conceito de número complexo está a unidade imaginária, a raiz quadrada de -1, representada usualmente pela letra i. A introdução da unidade imaginária permitiu expandir o conjunto dos números reais para um conjunto mais amplo constituído pelos números complexos (que inclui os números reais e os números imaginários). Com este texto, pretende-se aludir à história dos números imaginários desde as suas origens até ao presente, realçando algumas curiosidades e aplicações.
  • e de Emblemático
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Em toda a história da Matemática, poucos números tiveram um impacto tão profundo e abrangente como a constante representada pela letra e. Conhecida como o número de Euler, em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783), esta constante possui propriedades verdadeiramente extraordinárias que a tornam essencial em diversos ramos da Matemática. Neste texto, exploramos as origens da sua descoberta, bem como algumas curiosidades, propriedades e aplicações deste emblemático número.