DME - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
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Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXIPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Gráfica Açoreana, LdaNuma sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias! É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional. Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua!
- Do desafio das pizzas ao teorema de PitágorasPublication . Teixeira, Ricardo CunhaNeste texto, parte-se de um desafio envolvendo tamanhos de pizzas como pretexto para fazer uma breve viagem pela nossa história, recuando à Babilónia, ao Antigo Egito e à Grécia Antiga, e explorar o teorema de Pitágoras, um exemplo notável de um resultado matemático que, passados milénios desde a sua descoberta, continua a ter impacto em termos das suas aplicações práticas.
- Simetrias que dão a volta à cabeçaPublication . Teixeira, Ricardo CunhaA Matemática, encarada muitas vezes como uma coleção árida de números e fórmulas, é na verdade um vasto campo de conhecimento repleto de ferramentas poderosas que permitem analisar o mundo com um olhar mais profundo. Estas ferramentas resultam de séculos de descobertas inspiradas, com frequência, naquilo que o ser humano observa na Natureza. O conceito de simetria é um exemplo desta inspiração. [...] Neste texto, exploramos a classificação das rosáceas. [...] Para tal, analisamos exemplos da tradicional Calçada Portuguesa.
- Literacia Estatística: alguns desafios na era da Inteligência ArtificialPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daO dia 20 de outubro é comemorado anualmente como o Dia Mundial da Estatística, com o propósito de fortalecer a sua divulgação e o reconhecimento do seu revelante papel na sociedade. Nesta aldeia global em vivemos, a informação chega a todo o momento e a qualquer parte, com potenciais impactos tanto nos cidadãos como nas organizações. Essa informação, na maioria dos casos, inclui referências a conceitos e a métodos estatísticos que os cidadãos, muitas vezes, têm dificuldades em descodificar, o que compromete uma compreensão adequada dos mesmos. Este défice de literacia Estatística pode, frequentemente, conduzir a perceções inadequadas e enviesadas relativamente às informações recebidas/consumidas. Num período em que se fala muito em aquisição de competências ao nível dos recursos humanos, é de primordial importância promover as principais aptidões de literacia do século XXI que incluem, nomeadamente, a literacia Estatística (capacidade de compreender e avaliar criticamente os resultados estatísticos no nosso dia a dia, assim como de reconhecer a importância das contribuições do pensamento estatístico nas decisões pessoais, profissionais, públicas e privadas); a literacia mediática (de modo a compreender os métodos e meios através dos quais a informação é publicada) e a literacia tecnológica (com o intuito de compreender as máquinas que possibilitaram a era da Informação).[…]. A literacia Estatística é, portanto, uma competência essencial para todos os cidadãos e profissionais que, na era da IA, vivem e trabalham com um volume cada vez maior de dados. A literacia Estatística permite-nos aproveitar as vantagens e evitar os riscos da IA, contribuindo para que possamos atuar de forma sensata e informada para o bem-estar individual e coletivo. Agora já não há desculpas para não atuar de forma consciente e informada na sua tomada de decisões. Vacine-se já contra a desinformação.
- i de ImaginárioPublication . Teixeira, Ricardo CunhaOs números complexos assumem um papel fundamental na ciência contemporânea, em particular na Matemática e na Física. No cerne do conceito de número complexo está a unidade imaginária, a raiz quadrada de -1, representada usualmente pela letra i. A introdução da unidade imaginária permitiu expandir o conjunto dos números reais para um conjunto mais amplo constituído pelos números complexos (que inclui os números reais e os números imaginários). Com este texto, pretende-se aludir à história dos números imaginários desde as suas origens até ao presente, realçando algumas curiosidades e aplicações.
- e de EmblemáticoPublication . Teixeira, Ricardo CunhaEm toda a história da Matemática, poucos números tiveram um impacto tão profundo e abrangente como a constante representada pela letra e. Conhecida como o número de Euler, em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783), esta constante possui propriedades verdadeiramente extraordinárias que a tornam essencial em diversos ramos da Matemática. Neste texto, exploramos as origens da sua descoberta, bem como algumas curiosidades, propriedades e aplicações deste emblemático número.
- Divagações numéricas: do 6 ao 10Publication . Teixeira, Ricardo CunhaOs números desempenham um papel importante nas nossas vidas, sendo utilizados para contar, medir, calcular, identificar locais ou pessoas, entre muitas outras possibilidades. Além disso, os números têm significados específicos que variam de cultura para cultura, tornando-se elementos fundamentais em diferentes crenças religiosas e práticas esotéricas. Neste texto, fazemos uma breve viagem pelo mundo dos números e apresentamos curiosidades sobre os números naturais, do 6 ao 10.
- O Dia Internacional da Matemática e a Pi-ManiaPublication . Teixeira, Ricardo CunhaO Dia Internacional da Matemática é celebrado a 14 de março. A data foi escolhida por ser o dia do Pi, a famosa dízima infinita não periódica, com valor aproximado 3,14. A ideia de celebrar o dia do Pi a 14 de Março surgiu nos EUA. Neste texto, apresentam-se algumas curiosidades sobre Pi, porventura o número que mais interesse suscitou junto de matemáticos e curiosos, tendo o seu estudo acompanhado o desenvolvimento da Humanidade.
- Divagações numéricas: do 1 ao 5Publication . Teixeira, Ricardo CunhaTodos nós nos cruzamos diariamente com números (números de identificação do cartão de cidadão, números de telemóvel, números de contas bancárias, dia e mês de aniversário, número do andar ou da porta, entre muitos outros exemplos). Há números que são importantes para algumas religiões. Outros são apreciados ou evitados por supersticiosos ou por apostadores. Neste texto, fazemos uma breve viagem pelo mundo dos números e apresentamos curiosidades sobre os números naturais, do 1 ao 5.
- Falemos de ProbabilidadePublication . Brilhante, Maria de FátimaJá disseste ou ouviste alguém dizer que “é provável que vá chover”, ou “não tenho sorte no jogo”. Palavras como provável, possibilidade, ou sorte, fazem parte do nosso quotidiano, revelando que todos temos uma noção de probabilidade. Mas o que é a probabilidade? Podemos dizer que ela mede o grau de possibilidade ou o grau de credibilidade de acontecimentos incertos se realizarem. E como medir o grau de possibilidade? A resposta definitiva só foi dada em 1933 quando Andrey Kolmogorov (1903-1987) propôs três regras para a correta atribuição de probabilidade. Com base nelas estabelece-se que a probabilidade é um número real entre 0 e 1, abrindo-se também portas para diferentes conceitos de probabilidade.