Repository logo
 
Publication

Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI

dc.contributor.authorSilva, Osvaldo Dias Lopes da
dc.contributor.editorGráfica Açoreana, Lda
dc.date.accessioned2025-02-18T14:21:09Z
dc.date.available2025-02-18T14:21:09Z
dc.date.issued2025-02-13
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias! É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional. Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua!pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Osvaldo (2025). " Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI". «Correio dos Açores: matemática», 13 fevereiro de 2025, p. 18.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8570
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherGráfica Açoreana, Ldapt_PT
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectAprendizagem por projetospt_PT
dc.subjectMercado laboralpt_PT
dc.subjectEstudantes e tecnologias digitaispt_PT
dc.titleEstatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXIpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage18pt_PT
oaire.citation.titleCorreio dos Açorespt_PT
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
person.familyNameSilva
person.givenNameOsvaldo Dias Lopes
person.identifier.ciencia-idBB18-ED20-169F
person.identifier.orcid0000-0002-0269-8153
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estatística_Aprendizagem por projetos.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: