Publication
Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo Dias Lopes da | |
dc.contributor.editor | Gráfica Açoreana, Lda | |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T14:21:09Z | |
dc.date.available | 2025-02-18T14:21:09Z | |
dc.date.issued | 2025-02-13 | |
dc.description.abstract | Numa sociedade cada vez mais exigente e competitiva, no decurso de uma transformação digital, acelerada pela pandemia da Covid-19, têm ocorrido alterações substanciais no mercado laboral e na forma como vivemos e trabalhamos. Com a automação, potenciada ainda mais pela inteligência artificial, muitos dos empregos estão a ser substituídos por robots e afins e provavelmente novas atividades surgirão nesta era digital. Neste contexto imprevisível, é imprescindível que haja uma profunda reflexão sobre quais são as competências necessárias para os profissionais do futuro, para que estes consigam adaptar-se ao desconhecido e ao imprevisto. Parece que a melhor receita será a de termos de nos reinventar todos os dias! É importante sensibilizar os cidadãos e os jovens, em particular, relativamente às competências fundamentais para o mercado de trabalho, como sejam o pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos, a resiliência, a tolerância ao stress, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e a adequada utilização da tecnologia, entre muitas outras. ... […].Claro que para os professores este tipo de projeto leva a despender muito mais tempo com as atividades de docência do que fazer somente as tradicionais frequências, muitas vezes com recurso a questões de escolha múltipla. No entanto, esta minha estratégia permite conhecer melhor os alunos, as suas dificuldades, e as suas formas de raciocínio na resolução dos problemas, permitindo ainda que os alunos ganhem mais consciência das competências que devem aperfeiçoar para o seu futuro profissional. Em síntese, na minha opinião, o desenvolvimento de trabalhos/projetos prepara melhor os alunos para os desafios do presente e do futuro, capacitando-os mais a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e competências colaborativas. Pode beneficiar tanto professores como alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficaz. Prepare-se já para o futuro, porque ele já está quase a chegar! Agora a escolha é sua! | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, Osvaldo (2025). " Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI". «Correio dos Açores: matemática», 13 fevereiro de 2025, p. 18. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/8570 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Gráfica Açoreana, Lda | pt_PT |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Estatística | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem por projetos | pt_PT |
dc.subject | Mercado laboral | pt_PT |
dc.subject | Estudantes e tecnologias digitais | pt_PT |
dc.title | Estatística: Aprendizagem por projetos para preparar os estudantes para o mercado laboral do século XXI | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.title | Correio dos Açores | pt_PT |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Osvaldo Dias Lopes | |
person.identifier.ciencia-id | BB18-ED20-169F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0269-8153 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff |