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- Motivos da população adulta para frequentar o programa ReativarPublication . Moniz, Carolina de Fátima Ferreira; Lima, Jorge Manuel Ávila deNa sociedade atual, existe uma maior atenção para a qualificação da população adulta no que respeita à formação e educação. Esta atenção está relacionada com a necessidade de melhorar as qualificações desta população, de modo a dar resposta às exigências do mercado de trabalho, reduzir os défices de qualificação, mas também para que usufrua de um maior leque da oferta formativa para melhorar os níveis de empregabilidade e para que possa obter um maior leque de conhecimentos a nível social e pessoal. Neste sentido o presente trabalho de investigação teve como principal intuito compreender os motivos que levaram os adultos a frequentar o Programa Reativar na Escolar Profissional da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, da Região Autónoma dos Açores, Portugal. O objetivo central deste programa foi a formação dos indivíduos que não detêm qualificações escolares, que os impede de progredir no mercado de trabalho, desempregados ou já inseridos no mercado de trabalho, bem como inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego. A escolha desta temática surge por interesse pessoal, associada ao meu conhecimento informal, quando os adultos do contexto social em estudo ao iniciarem este tipo de programa na Escola Profissional da Ribeira Grande, exprimem um sentimento de obrigação e não de vontade própria, outros apenas o frequentam para não perderem o subsídio de desemprego. Nesta ordem de ideias, sabendo este indício informal foi pertinente aprofundar e obter resultados rigorosos sobre as motivações dos estudantes a nível intrínseco, extrínseco e a desmotivação, tendo em conta um conjunto de variáveis que foram inspiradas nos itens da Escala de Motivação Académica (Deci & Ryan, 2000). Desta forma, a metodologia utilizada teve uma abordagem mista, com a aplicação de um questionário inspirado na Escala de Motivação Académica e de uma entrevista. A este respeito, os resultados da investigação demonstram que os adultos se sentiram motivados em frequentar e concluir o curso ou formação, para obter certificação, novos conhecimentos, mas sobretudo adquirir emprego.
- Philosophical Notes Concerning Extension, Intension, and Extensional MeasurePublication . Silva, EduardoAs its title indicates, the book consists in a group of Notes concerning the definition of the concepts Extension, Intension, and Extensional Measure, as well as the relationships that hold amongst them. The author discusses the meaning of those concepts in a philosophical perspective based above all on the ideas that Kant and Hegel have expressed in regard to them. The book contains six figures, which are intended to facilitate the reader's understanding of the subjects it treats of.
- Experiências de aprendizagem fundamentadas na Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pacheco, Sónia Melo; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste documento procede-se à apresentação, análise e reflexão fundamentadas sobre os percursos formativos vivenciados e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. A temática selecionada para aprofundamento centra-se na conceção e gestão de experiências de aprendizagem fundamentadas na abordagem concreto-pictórico-abstrato (abordagem CPA) no ensino da Matemática, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Situamo-nos, portanto, no quadro dos pressupostos científico-pedagógicos do Método de Singapura para o ensino da Matemática. A bibliografia da especialidade destaca a necessidade de, desde cedo, se despertar nas crianças o gosto pela Matemática e motivar a aprendizagem ativa e a descoberta com estratégias diversificadas e materiais pedagógicos lúdicos e manipuláveis. Importa que a criança/aluno vivencie experiências de aprendizagem ativas e significativas, sendo protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Deve, portanto, o professor assumir o papel de mediador/orientador nos processos de aprendizagem. Neste horizonte, a abordagem CPA incentiva o desenvolvimento de experiências de aprendizagem que conferem o protagonismo à criança/aluno. Preconiza o contacto direto da criança/aluno com situações reais/concretas, a manipulação de objetos/materiais, a representação da realidade a partir de imagens e esquemas, culminando na representação formal e na transposição das experiências vivenciadas em linguagem matemática. Esta caminhada deverá ser realizada de forma gradual e faseada, contextualizada e adequada às necessidades e ritmo de aprendizagem de cada um. A análise e reflexão feitas acerca das experiências de aprendizagem dinamizadas nos estágios pedagógicos demonstram o elevado potencial da abordagem CPA no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à resolução de problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nas crianças/alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento. Neste seguimento, procedemos ainda à realização de um breve estudo exploratório, recorrendo ao inquérito por questionário, com o intuito de conhecer as representações de Educadores/Professores sobre as próprias conceções e práticas relativas à construção e gestão de experiências de aprendizagem no ensino da Matemática baseadas na abordagem CPA. Os resultados evidenciam que, nas suas práticas, a globalidade dos participantes tem em conta o faseamento da abordagem CPA. Contudo, o ligeiro destaque atribuído por estes à fase da representação abstrata e os motivos apresentados sugerem que há ainda um percurso a trilhar no sentido de se conferir o devido protagonismo a cada componente da abordagem CPA e ao seu desenvolvimento, necessariamente gradual e faseado.
- Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito? : uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Diana de Lurdes Brasil; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este relatório intitula-se Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio, realidade ou mito? - Uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e debruça-se sobre o desenvolvimento do trabalho integrado das áreas do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. A grande finalidade deste trabalho consistiu na (re)criação de um ambiente potencializador de aprendizagens no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Educação para a Cidadania, usufruindo do carácter transversal e integrador que ambas as áreas possuem. Deste modo, procurou-se promover uma vivência de cidadania ativa, desenvolvendo e formando as crianças/alunos enquanto cidadãos conscientes, autónomos e ativos, sempre em articulação com os seus conhecimentos, vivências e experiências adquiridas através da descoberta do meio envolvente. Atendendo a estes propósitos, este Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que analisa, discute e reflete os conceitos de Educação, Cidadania, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, a sua evolução histórica e a suas implicações curriculares, problematizando a dimensão integrada destas duas áreas curriculares. Assim como é composto por um conjunto de capítulos, nos quais se procede à descrição e à análise reflexiva sobre a práxis da Educação para a Cidadania e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tanto na ótica dos educadores/professores e das crianças que integram os contextos onde efetuamos os estágios, como sob o nosso olhar meta reflexivo sobre a nossa intervenção pedagógica nestes contextos e domínios. Neste Relatório de Estágio, conclui-se o quão benéfico é articular, de forma integrada, as áreas de Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio com a Educação para a Cidadania, reconhecendo-se a importância do desenvolvimento de conhecimentos e competências para a construção de uma consciência moral autónoma, intensificadora da proatividade das crianças/alunos enquanto cidadãos.