Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educar para valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência de colaboração com encarregados de educação

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No mundo globalizado contemporâneo, onde impera a incerteza epistemológica e o pluralismo axiológico, torna-se cada vez mais premente promover na escola a educação para valores. Educação e valores sempre mantiveram entre si uma relação essencial e indissociável, todavia durante algum tempo as escolas e os professores defendiam a prevalência de uma atitude neutral no processo educativo, em que a educação para valores ocorria de forma implícita, não intencionalmente planificada. O reconhecimento da importância da educação para valores na sociedade hodierna e a preocupação para que este processo educativo ocorresse de forma intencional e integrada na escola, em colaboração com a família, primeiro núcleo da socialização das crianças, consubstanciaram a opção pelo tema do nosso Relatório de Estágio: Educar para Valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma experiência de Colaboração com Encarregados de Educação. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais implementamos um processo de educação para valores em colaboração com os pais/encarregados de educação. Para efeito, e com o intuito de compreender quais as suas conceções e representações sobre a educação para valores e a relação escola/família neste processo, realizamos entrevistas aos educadores/professores e questionários aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos permitiram-nos planificar uma ação educativa, contextualizada e em colaboração com as famílias, que potenciou o desenvolvimento da consciência moral autónoma das(os) crianças/alunos, no qual estas/estes assumiram um papel ativo na construção do seu conhecimento axiológico. No terminus deste Relatório de Estágio, concluímos que é possível e enriquecedor promover uma educação para valores integradora e integrada, sustentada na colaboração escola/família. Não obstante, os profissionais de educação e os pais/encarregados de educação terem consciência da importância e da riqueza desta colaboração neste processo educativo, ainda existem alguns entraves a ultrapassar neste domínio. Assim, consideramos pertinente continuar a trabalhar no sentido de serem superados todos os obstáculos, para que a escola cumpra a sua função social de favorecer o pleno desenvolvimento das(os) crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos.
ABSTRACT: In the contemporary globalized world, where epistemological uncertainty and axiological pluralism prevail, it becomes more and more urgent to promote education for values at school. Education and values have always maintained an essential and inseparable relationship, however, for some time schools and teachers defended the prevalence of a neutral attitude in the educational process, in which education for values occurred in an implicit way, not intentionally planned. The recognition of the importance of education for values in today's society and the concern that this educational process took place in an intentional and integrated way at school, in collaboration with the family, the first nucleus of the children's socialization, substantiated the choice of the subject of our Internship Report: Education for Values in Preschool and Primary School: an experience of Collaboration with Parents. This paper presents the axiological educational practice developed in the contexts of Pedagogical Internship I and II, in which we implemented a process of education for values in collaboration with parents/carers. To understand their conceptions and representations about education for values and the school/family relationship in this process, we conducted interviews with teachers and questionnaires with parents/carers. The data obtained allowed us to plan an educational activity, contextualized and in collaboration with the families, which enhanced the development of the autonomous moral conscience of the children/students, in which they assumed an active role in the construction of their axiological knowledge. At the end of this Internship Report, we conclude that it is possible and enriching to promote an integrating and integrated education for values, sustained by school/family collaboration. Although the educational professionals and the parents/carers are aware of the importance and richness of this collaboration in this educational process, there are still some obstacles to overcome in this area. Thus, we consider it pertinent to continue working to overcome all obstacles, so that the school fulfills its social function of favoring the full development of children/students as people and citizens.

Description

Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico, 10 de março de 2022, Universidade dos Açores.

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Família Prática Pedagógica Valores Morais 1st Cycle of Basic Education Education Family Preschool Education

Pedagogical Context

Citation

Medeiros, Marilda da Conceição Duque (2022). "Educar para valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma experiência de colaboração com encarregados de educação", 151 p.. Mestrado (Relatório de Estágio) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6339>

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue