Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educar para valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência de colaboração com encarregados de educaçãoPublication . Medeiros, Marilda da Conceição Duque; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroNo mundo globalizado contemporâneo, onde impera a incerteza epistemológica e o pluralismo axiológico, torna-se cada vez mais premente promover na escola a educação para valores. Educação e valores sempre mantiveram entre si uma relação essencial e indissociável, todavia durante algum tempo as escolas e os professores defendiam a prevalência de uma atitude neutral no processo educativo, em que a educação para valores ocorria de forma implícita, não intencionalmente planificada. O reconhecimento da importância da educação para valores na sociedade hodierna e a preocupação para que este processo educativo ocorresse de forma intencional e integrada na escola, em colaboração com a família, primeiro núcleo da socialização das crianças, consubstanciaram a opção pelo tema do nosso Relatório de Estágio: Educar para Valores na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma experiência de Colaboração com Encarregados de Educação. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais implementamos um processo de educação para valores em colaboração com os pais/encarregados de educação. Para efeito, e com o intuito de compreender quais as suas conceções e representações sobre a educação para valores e a relação escola/família neste processo, realizamos entrevistas aos educadores/professores e questionários aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos permitiram-nos planificar uma ação educativa, contextualizada e em colaboração com as famílias, que potenciou o desenvolvimento da consciência moral autónoma das(os) crianças/alunos, no qual estas/estes assumiram um papel ativo na construção do seu conhecimento axiológico. No terminus deste Relatório de Estágio, concluímos que é possível e enriquecedor promover uma educação para valores integradora e integrada, sustentada na colaboração escola/família. Não obstante, os profissionais de educação e os pais/encarregados de educação terem consciência da importância e da riqueza desta colaboração neste processo educativo, ainda existem alguns entraves a ultrapassar neste domínio. Assim, consideramos pertinente continuar a trabalhar no sentido de serem superados todos os obstáculos, para que a escola cumpra a sua função social de favorecer o pleno desenvolvimento das(os) crianças/alunos enquanto pessoas e cidadãos.
- Gestão de projetos de investigação e desenvolvimento : o caso de FibrenamicsPublication . Tavares, Sofia Cordeiro; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio decorreu na empresa Fibrenamics Azores, cuja principal atividade é a inovação técnico-científica em fibras naturais e materiais compósitos como principal motor do crescimento empresarial. Ao longo do relatório são desenvolvidos quatro tópicos principais, sendo estes: o enquadramento teórico, que tem por objetivo enquadrar em termos teóricos aquilo que é a inovação tecnológica, desde o seu aparecimento, aos seus modelos de gestão de investigação, desenvolvimento e inovação, implementação do sistema de gestão e inovação nas empresas com os riscos associados; a caracterização da entidade, no qual é feita uma breve contextualização da História da Universidade do Minho, passando ao surgimento da Fibrenamics e ao seu objetivo, bem como os seus quatro pilares, Science, Intelligence, Technology e Business; a contextualização do surgimento da Fibrenamics Azores, do seu objetivo e casos de estudos de projetos em desenvolvimento na Região; e um quarto tópico onde são descritas as atividades desenvolvidas na empresa de uma forma geral e, por fim, é feita uma análise crítica global ao nível da instituição e das tarefas executadas pelo investigador. Deste relatório conclui-se que a inovação tecnológica é um processo revolucionário e que tem vindo a evoluir, desde os seus modelos de atuação, a mudanças nas empresas, indústrias e economia, mas que, também, acarreta riscos. A Fibrenamics, alicerçada numa equipa multidisciplinar, acredita na inovação técnico-científica como principal motor do crescimento empresarial. Deste modo, a transferência do conhecimento “From Science to People” é feita através de projetos colaborativos, pelo que as atividades desenvolvidas na empresa inerentes a estes projetos incidem sobre o trabalho experimental, atividade laboral na redação de documentos científicos, além da formação avançada da investigadora e os diversos intervenientes da empresa. De um modo geral, as atividades realizadas na empresa encontram-se ligadas às unidades curriculares de Biologia, Comportamento Organizacional e Gestão estratégica do meu percurso académico.