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- Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano InfantilPublication . Branco, Maria Ana do Canto Tavares; Serpa, Margarida da Silva Damião de; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio incide sobre o trabalho desenvolvido nas práticas pedagógicas realizadas no Estágio Pedagógico I e no Estágio Pedagógico II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na apresentação e reflexão fundamentada das atividades implementadas, bem como na análise de tarefas de promoção da relação entre a Matemática e o quotidiano e, ainda, num conhecimento mais aprofundado das perspetivas das crianças sobre essa relação, aspetos expressos em formato de estudo. Em geral, a aprendizagem é um processo complexo que admite variações dependendo do contexto e de quem aprende. Quando em espaço escolar se convocam as experiências e vivências das crianças na abordagem dos conteúdos, está-se a contribuir para que estas mais facilmente participem nos processos de aprendizagem e relacionem novas informações com os seus saberes prévios, conseguindo construir e reestruturar de modo mais consistente o seu conhecimento. Em particular, no contexto do ensino da Matemática, é reconhecida, tanto por autores da especialidade como em diretrizes do novo currículo nacional, a importância de se investir no estabelecimento de conexões com o quotidiano no decorrer das práticas letivas diárias. De facto, se por um lado a aprendizagem da Matemática requer um progressivo faseamento, por outro as conexões com o quotidiano proporcionam às crianças a possibilidade de fazerem descobertas e explorarem relações matemáticas nem sempre óbvias. O estudo desenvolvido assenta numa metodologia de natureza qualitativa, em que recorremos à observação direta e a entrevistas a crianças. Foi nosso propósito analisar experiências de aprendizagem envolvendo situações do quotidiano em ambiente escolar, bem como conhecer as conceções das crianças sobre a Matemática e compreender as suas representações face ao ensino-aprendizagem da Matemática envolvendo o quotidiano. Os resultados mostram que as atividades de conexão entre a Matemática e o quotidiano requerem, no essencial, uma abordagem integrada de várias áreas do currículo, realizada em diferentes contextos e mediada pela construção de diálogos. Mostram, ainda, que as conceções das crianças recaem, sobretudo, no sentido de número, principalmente em tarefas como contar e operar. Também se concluiu que as crianças reconhecem a utilidade da Matemática fora do contexto escolar, considerando-a útil no dia a dia, especialmente quando relacionada com a sua aplicabilidade a médio-longo prazo. Com este Relatório, esperamos incentivar os docentes a tirarem partido das experiências e vivências das crianças de modo a promoverem aprendizagens consistentes.