Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criança e a sua Expressão Plástica : uma reflexão no contexto do estágio pedagógicoPublication . Vieira, Ana Maria Machado; Fialho, Adolfo Fernando da FonteEste Relatório tem como principal propósito apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos nossos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. No contexto da abordagem que fazemos à ação educativa desenvolvida ao longo dos dois estágios pedagógicos, decidimos aprofundar uma temática específica, que serviu de mote ao título do nosso trabalho “A criança e a sua Expressão Plástica: uma reflexão no contexto do estágio pedagógico”. Assim, ao aprofundarmos a temática em questão, mais concretamente, a importância da Expressão Plástica para a criança, defendemos que esta área curricular se assume como detentora de um enorme potencial, quer do ponto de vista pedagógico e didático, quer no que respeita ao desenvolvimento de competências nas crianças. Ainda neste contexto, procurámos também conhecer as opiniões de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o papel desta área nas suas ações educativas diárias, quer no contexto do Ensino Presencial, quer no Ensino à Distância, modalidade sobre a qual também refletimos, fruto dos desafios que nos foram colocados pela pandemia que se instalou durante o período em que desenvolvemos os nossos estágios. Por forma a enquadrar as nossas reflexões, baseámo-nos nas atividades desenvolvidas nos dois Estágios Pedagógicos, que foram documentadas e analisadas, em articulação com os contributos de diversos autores da especialidade. Como forma de valorizar o nosso trabalho e melhor compreender as opiniões dos docentes sobre as temáticas em estudo, realizámos um total de dez entrevistas, cinco a Educadores de Infância e cinco a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluímos que a decisão de potenciarmos os contributos da Expressão Plástica durante os nossos estágios se assumiu como uma mais-valia para nós, não apenas do ponto de vista pedagógico e didático, como também no que respeita às competências que a mesma desenvolveu nas crianças que nos foram confiadas. Esta opinião foi também partilhada pelos nossos entrevistados, que referiram ser esta uma área rica e facilitadora do processo de aprendizagem das crianças, quer no contexto de Ensino Presencial, quer quando foram confrontados com a necessidade de lecionar à distância.