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- Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Eusébio José Martins; Santos, Ana IsabelO presente relatório é o culminar de todo um trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A entrada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui uma etapa significativa e marcante na vida das crianças. O processo de transição consiste numa passagem que deve ser vivida o mais tranquilamente possível, sobretudo por parte dos adultos envolvidos, de modo que estes possam transmitir esta mesma tranquilidade às crianças. No decorrer do trabalho serão analisadas e refletidas as práticas educativas concretizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando, especialmente, as atividades realizadas com vista às aproximações educativas entre estes dois níveis de ensino. Quanto à prática pedagógica, apuramos que os objetivos previamente delineados foram atingidos, sendo que foram desenvolvidas atividades de caráter geral, ligadas às diversas áreas do currículo, e atividades especificamente direcionadas para a transição educativa. Porém, importa salientar que houve uma disparidade nas atividades implementadas ao nível da transição educativa, entre os níveis de ensino anteriormente referenciados. No 1.º Ciclo, não foi possível promover tantas estratégias pedagógicas de transição, por duas razões distintas: pelo facto de a turma de Estágio Pedagógico II já ter efetuado o processo de transição entre ciclos educativos e também pelas caraterísticas do contexto de ensino à distância não permitir que houvesse esta aproximação. Para além disso, de forma complementar ao presente Relatório, desenvolvemos um pequeno estudo com o intuito de percebermos a importância que é dada pelos profissionais de Educação, designadamente Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao processo de transição, bem como das crianças. Para tal, procedemos a um diálogo com as mais novas, em relação à temática em questão, com o propósito de explicitarem as suas expetativas e os seus receios relativamente à transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Já com os mais crescidos, para além da conversa sobre as suas vivências e experiências no 1.º ano de escolaridade, realizou-se ainda, o preenchimento de um questionário que lhes permitiu refletir acerca do processo de transição educativa. Em relação ao estudo, concluímos que, apesar de ser um tema pouco debatido, todos os intervenientes supramencionados têm a noção que este processo é preponderante na vida e no percurso escolar de todas as crianças, sendo, portanto, fundamental promover estratégias com vista a uma transição tranquila e natural.