DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Económicas e Empresariais"
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- A Accional como empresa digital dos AçoresPublication . Tavares, Diogo José do Amaral; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa ArrudaO presente relatório de estágio descreve as funções desenvolvidas pelo estagiário, bem como os conteúdos aprendidos durante o estágio e as metodologias de trabalho aplicadas, em contexto real de trabalho, na empresa Accional - Publicidade e Comunicação Visual, Lda., localizada na ilha de São Miguel, nos Açores. O estágio foi realizado no âmbito do Programa Estagiar L, promovido pelo Governo Regional dos Açores, tendo início no dia 1 de outubro de 2021, com a duração efetiva de dezoito meses. A atividade desempenhada focalizou-se na política de comunicação integrada de marketing, mais concretamente na utilização de ferramentas de marketing digital, para potenciar a comunicação das empresas e das marcas, que são clientes da Accional. Essas ações incluíram a dinamização de campanhas na web, redes sociais e dispositivos móveis, com o objetivo de comunicar valor ao cliente e de criar relacionamentos duradouros e persuasivos. Após um breve enquadramento teórico sobre o marketing e a comunicação digital, o relatório apresenta uma descrição da empresa e da sua história. De seguida, expõe as atividades realizadas no estágio, as oportunidades de aprendizagem e de interação em equipa. Ainda, é feita uma análise crítica à empresa e ao departamento web, sendo propostas algumas sugestões de melhoria. Finaliza com uma reflexão sistemática e crítica sobre a aprendizagem e as competências adquiridas nesta experiência de contacto direto com os profissionais da área da comunicação digital.
- Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19Publication . Sousa, Rodrigo Brilhante; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO surto da pandemia da covid-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos, socializamos e até viajamos, criando não apenas uma crise de saúde pública, mas uma das maiores crises económicas já vistas, afastando as pessoas e privando o mundo de acesso aos serviços. O mundo parou por alguns meses, destruindo empresas em todas as frentes, com forte repercussão para aquelas que dependiam do turismo, transformando o pós-pandemia em um ponto de viragem. Considerando a importância do marketing digital, mobile e das redes sociais no turismo, estas tornaram-se nas ferramentas de comunicação mais populares para as empresas deste setor, no pós-pandemia. Todo o ambiente de marketing, seja interno ou externo, teve de ser protegido para se manter um bom fluxo de interações, restaurar a imagem do destino e construir um bom relacionamento com as agências de viagens. Contudo, nem todas as organizações estavam preparadas para este desafio digital. O objetivo deste projeto é propor um modelo para avaliar e classificar o desempenho das empresas de animação turística em relação à sua presença digital no período pós-covid-19. O estudo centra-se na análise das estratégias de comunicação digital utilizadas por um conjunto selecionado de empresas localizadas na ilha de São Miguel no período pós-covid-19, com base em indicadores relacionados com a sofisticação da respetiva presença digital, medida pela perceção dos clientes. A avaliação foi efetuada de acordo com uma metodologia baseada na análise de todas as plataformas digitais de cinco empresas de animação turística selecionadas para o estudo utilizando as plataformas Seobility e Not Just Analitycs. Foram alvo de análise websites oficiais, otimização de motores de busca (SEO), Facebook, Instagram, Tripadvisor e a comunicação eletrónica boca-a-boca (eWOM). Após o processo de análise e apresentação dos resultados obtidos, foram identificadas as potencialidades e as fragilidades dos casos de estudo e elaboradas propostas e sugestões de ações, visando a melhoria dos serviços prestados. Este projeto tem como propósito a apresentação de um modelo de análise a todas as empresas de animação turísticas, proporcionando um guia prático às empresas que valorizam o melhoramento da sua presença digital. Sendo que, todo o método utilizado advém da pesquisa e análise do conteúdo próprio publicado e dos seus concorrentes.
- Avaliação da intenção de viajar em companhias aéreas: Um estudo aplicadoPublication . Borges, Maria Antónia Sebastião; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA existência de vários fatores, tanto internos como externos, contribuem de certa forma para a intenção de compra dos consumidores. Pretende-se analisar as principais implicações que afetam a intenção de compra dos consumidores, de modo a avaliar as melhores estratégias de marketing para solucionar esses problemas, utilizando a companhia aérea SATA como caso de estudo. Assim, para a realização do estudo, procedeu-se à realização de um inquérito, com o objetivo de entender a perceção e consequente intenção de compra que os consumidores têm em relação à companhia aérea em estudo. Os resultados obtidos revelam que os indivíduos têm uma boa perceção da imagem da companhia, para além de estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. Para além disso, afirmam que voltariam a usar a companhia aérea SATA para efetuar mais viagens, apesar dos preços aplicados serem considerados por muitos inquiridos como um aspeto negativo. Neste sentido, os resultados sugerem que o preço influencia de certa forma a intenção de compra. Estes resultados desafiam os profissionais de marketing a avaliar melhor as suas estratégias, como é o caso de oferecer melhor qualidade para compensar o preço.
- Avaliação do Comportamento do Consumidor e a Pandemia Covid-19Publication . Melo, Sara Amaral; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesAo longo da história, é possível verificar que o comportamento do consumidor se foi adaptando sempre às novas realidades de diversas formas. Com o surgimento em 2020 de uma pandemia, assistiu-se mundialmente a restrições, confinamentos e ao surgimento de desafios políticos e de gestão. O surgimento do Covid-19, mudou completamente a forma como as pessoas viviam o dia a dia, tanto ao nível do trabalho, como ao nível do consumo. O objetivo deste estudo é o de perceber como é que, mais uma vez na História da Humanidade, os indivíduos/consumidores adaptaram o seu comportamento de compra, face à nova realidade e a todas as restrições relacionadas com ela. De forma a perceber como foi essa adaptação e os desafios associados a esta foram revistos diversos documentos e foi aplicado um questionário online a consumidores. Os resultados obtidos permitiram verificar que nem todos os comportamentos adotados inicialmente foram cabalmente interiorizados e que estes variam consoante um conjunto de características dos consumidores. Sendo um trabalho de análise do comportamento do consumidor, existem ainda muitas outras dimensões que podiam ser exploradas em futuros trabalhos de investigação e enriquecerão o conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
- Azores Getaways: Os recursos humanos e o seu valor acrescentadoPublication . Ambrósio, Andreia Correia; Tiago, Flávio Gomes Borges; Avelar, Sónia Margarida MoreiraO presente relatório de estágio visa a obtenção de grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Recursos Humanos, na Universidade dos Açores. Este relatório, cujo tema principal é a importância dos recursos humanos, tem por base o estágio realizado na empresa Inovtravel, com início a 1 de outubro de 2021 e término a 31 de março de 2023. Na caracterização da entidade verifica-se que a Inovtravel é uma das empresas de turismo com maior sucesso nos Açores, tendo como objetivo principal proporcionar uma boa experiência aos clientes antes, durante e depois da viagem, sendo assim um valor acrescentado. Neste estágio, destacam-se como atividades desenvolvidas o suporte e assistência ao cliente e a criação de pacotes personalizados de acordo com as preferências e gostos. Da análise crítica ao estágio resulta uma opinião muito positiva quanto à entidade em todos os aspetos. Certamente foi um orgulho para mim estagiar numa empresa com muito espírito de equipa e espaço para críticas construtivas. No dia a dia da empresa observa-se a preocupação e o cuidado para com os colaboradores e a abertura para novas ideias e pensamentos. Por fim, é possível observar ao longo do trabalho o investimento que a Inovtravel faz nos seus colaboradores e a respetiva consequência que se revela num bom serviço ao cliente e de boa qualidade. Para o desenvolvimento das atividades foram necessários vários conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- Comportamentos aditivos, dependências, escolaridade e mercado de trabalho: A perceção dos alunos das escolas do concelho da Ribeira GrandePublication . Silva, Ana Beatriz Teixeira; Vieira, José António Cabral; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto CoimbraEste trabalho analisou os comportamentos aditivos e as dependências (CAD) dos adolescentes, bem como a perceção dos mesmos relativamente ao impacto que tais comportamentos podem ter ao nível da escolaridade e do mercado de trabalho. Para esse efeito, realizou-se um inquérito a 250 alunos de três escolas do concelho da Ribeira Grande. Os resultados indicam, entre outros aspetos, que os adolescentes que valorizam mais o presente e não se preocupam com o futuro têm uma maior probabilidade de consumir frequentemente substâncias aditivas. Indicam, ainda, que os adolescentes que pretendem continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, ou seja, continuar a investir em educação, assim como os que se preocupam em ter um bom emprego no futuro, têm uma maior probabilidade de acharem que o consumo de substâncias psicoativas terá um efeito negativo sobre a aprendizagem e, consequentemente, sobre as notas obtidas. É, também, de salientar que o facto de os pais falarem sobre as consequências das substâncias psicoativas aumenta esta probabilidade. Finalmente, os resultados sugerem que o uso da internet não reduz o desempenho educativo e não prejudica a ambição de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, exceto quando aquela se conjuga com a adição ao jogo eletrónico (neste caso diminui a probabilidade de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória).
- Comprometimento organizacional e satisfação laboral: Inter-relações com outros fatoresPublication . Medeiros, Sofia Melo; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesA satisfação laboral tem sido uma temática amplamente estudada, com o intuito de identificar, por um lado, a influência e, por outro, as consequências que decorrem do grau de satisfação que o indivíduo sente da experiência de trabalho. Por sua vez, o conceito de inteligência emocional tem-se demonstrado relevante no contexto organizacional, visto que está relacionado com os resultados organizacionais, tendo por base o desenvolvimento de uma vantagem competitiva para as organizações. O comprometimento organizacional, por seu turno, assume também um papel de relevância para as organizações, uma vez que tem consequências a nível do empenho dos colaboradores, contribuindo para maior sucesso da organização. Assim sendo, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o efeito da inteligência emocional no comprometimento organizacional, tendo, como variável mediadora, a satisfação laboral. Para dar resposta ao objetivo central da investigação, foi aplicado um questionário a uma amostra de 102 indivíduos em idade ativa e inseridos no mercado de trabalho, residentes em Portugal, na sua maioria na Região Autónoma dos Açores. Através dos resultados obtidos constata-se que as características sociodemográficas dos indivíduos não estão relacionadas com a satisfação, nem com a inteligência emocional o comprometimento organizacional. Contudo, verifica-se que existem correlações positivas entre a satisfação laboral e a inteligência emocional, bem como entre a satisfação laboral e o comprometimento organizacional. Detetou-se, ainda com a utilização da path analysis, a existência de um efeito indireto da inteligência emocional no comprometimento organizacional afetivo e normativo, tendo como variável mediadora a satisfação laboral.
- Consultoria empresarial e contabilidade: Plano de negócios de uma empresa a constituir nos AçoresPublication . Ponte, Alexandra Pereira; Teixeira, João Carlos AguiarEste projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores e tem como objetivo a criação de uma empresa inserida no setor de atividade de contabilidade e fiscalidade, a B’Illicit – Sociedade Unipessoal, Lda. A estrutura deste trabalho de projeto compreende inicialmente um enquadramento teórico sobre a essência da contabilidade e da fiscalidade. Apresenta-se o conceito de empreendedorismo e as principais vertentes que o constituem, considerando a conceção de um Plano de Negócios. Neste âmbito, discute-se a ideia do negócio subjacente à B’Illicit, bem como a missão, visão e valores pelos quais se rege toda a atividade. Apresenta-se o plano geográfico, os serviços a disponibilizar pela empresa, o mercado específico, através do qual se define o público-alvo, os fornecedores e concorrentes diretos da empresa, a estratégia de marketing e a organização dos recursos humanos. Por fim, apresenta-se uma avaliação económica e financeira de todo o projeto. A empresa proposta rege-se pela disponibilização de serviços contabilísticos, fiscais e ainda financeiros, trazendo um sentido de parceria, responsabilidade e disponibilidade, tanto presencial como remota, para com todos os seus clientes e diferentes ramos de atividade. Persiste um empenho na leitura e análise de resultados como complemento da junção dos efeitos contabilístico-fiscais e financeiros, gerando uma maior eficácia e rapidez de resposta por parte da administração empresarial. Os resultados apresentados apontam para a viabilidade da criação do negócio da B’Illicit, pois esta gera um Valor Atualizado Líquido de 270 798 euros e uma Taxa Interna de Rentabilidade de 13,08%, superior ao Custo de Oportunidade de Capital.
- A contabilidade financeira: O caso da MECALQUE – Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, Lda.Publication . Câmara, Micaela Fernanda Medeiros; Canto, Antónia Silva Melo Tavares do; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio, com duração de seis meses, teve início no dia 1 de outubro de 2022 e decorreu no departamento de contabilidade da MECALQUE – Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, Lda., cuja principal atividade é a prestação de serviços de contabilidade, fiscalidade e auditoria. Ao longo do relatório de estágio desenvolvem-se seis capítulos: a introdução, o enquadramento teórico sobre a contabilidade, a caracterização da empresa, as atividades desenvolvidas no estágio e, por último, a conclusão. A contabilidade, como sistema de informação, acompanhou o desenvolvimento da sociedade e transformou-se numa importante ferramenta de suporte para o alcance de objetivos e para o apoio na tomada de decisões de gestão. A empresa MECALQUE tem uma presença sólida no mercado dos Açores, pautada pela qualidade dos serviços prestados e pelas relações duradouras que possui, algumas das quais com mais de 40 anos de existência. A aposta da empresa na modernização dos processos, como a contabilidade digital e a presença nos meios de comunicação digitais, permitem que esta se diferencie e aumente quota de mercado. Por fim, a execução das atividades desenvolvidas no estágio, nomeadamente, as práticas de controlo interno, as obrigações fiscais e declarativas, e as operações de fim de exercício, necessitaram de conhecimentos contabilísticos sólidos, adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- Contrafação das Notas Euro em Portugal e na União EuropeiaPublication . Teves, Marco Paulo Cabral; Couto, João Pedro AlmeidaA contrafação de nota pode afetar negativamente a confiança de quem a usa como forma de pagamento no seu dia-a-dia. Esta prática é um dos crimes mais antigos da nossa história e por sua vez continua a ter um forte impacto à escala mundial. Desde modo, o avanço do fenómeno da contrafação de nota tem se tornado uma grande preocupação para nossa sociedade em geral, pelas autoridades e em particular pelos bancos centrais. Esta dissertação aborda a evolução da contrafação de notas euro em todos os países da União Europeia com especialmente ênfase em Portugal. É expresso neste estudo as características e elementos de segurança que compõe cada nota euro, os métodos de verificação da sua autenticidade e os exemplos de notas contrafeitas. A contrafação de nota por vezes poderá ser associada a diversos tipos de crimes como (roubo, assalto, furto e atos elícitos envolvendo drogas) bem como, para além dos crimes mencionados, poderá ainda estar ligada a outras variáveis. Neste sentido, o presente estudo analisa dados de diversas variáveis explicativas, tais como o PIB Per Capita, a taxa de abandono precoce de educação e formação, o desemprego, a taxa de risco de pobreza, o crime, a população com pelo menos competências digitais básicas e por fim o cibercrime. Assim sendo, através de uma análise estatística concluiu-se quais as variáveis que têm forte ligação com a contrafação de nota euro, tanto em Portugal como nos restantes países da União Europeia. Para tratar e analisar os dados provenientes de várias bases de dados recorreu-se ao Software IBM SPSS Statistics (SPSS). Os resultados que emergiram deste estudo apontam que as variáveis explicativas do fenómeno da contrafação de nota euro tem forte ligação com o crime furto e com o nível de desemprego do país. Num total da análise da contrafação de nota euro a França é o país mais afetado por este fenómeno.