Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comportamentos aditivos, dependências, escolaridade e mercado de trabalho: A perceção dos alunos das escolas do concelho da Ribeira Grande

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestrado_ Ana Beatriz Teixeira Silva.pdf1.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho analisou os comportamentos aditivos e as dependências (CAD) dos adolescentes, bem como a perceção dos mesmos relativamente ao impacto que tais comportamentos podem ter ao nível da escolaridade e do mercado de trabalho. Para esse efeito, realizou-se um inquérito a 250 alunos de três escolas do concelho da Ribeira Grande. Os resultados indicam, entre outros aspetos, que os adolescentes que valorizam mais o presente e não se preocupam com o futuro têm uma maior probabilidade de consumir frequentemente substâncias aditivas. Indicam, ainda, que os adolescentes que pretendem continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, ou seja, continuar a investir em educação, assim como os que se preocupam em ter um bom emprego no futuro, têm uma maior probabilidade de acharem que o consumo de substâncias psicoativas terá um efeito negativo sobre a aprendizagem e, consequentemente, sobre as notas obtidas. É, também, de salientar que o facto de os pais falarem sobre as consequências das substâncias psicoativas aumenta esta probabilidade. Finalmente, os resultados sugerem que o uso da internet não reduz o desempenho educativo e não prejudica a ambição de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, exceto quando aquela se conjuga com a adição ao jogo eletrónico (neste caso diminui a probabilidade de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória).
ABSTRACT: This work analyzed the addictive behaviors and dependencies of adolescents and their perception of the impact that such behaviors can have on education and the labor market. For this purpose, a survey was carried out among 250 students from three schools in the municipality of Ribeira Grande. The results indicate, among other aspects, that adolescents who value the present more and do not worry about the future are more likely to frequently consume addictive substances. They also indicate that adolescents who intend to continue studying after the completion of compulsory schooling, that is, to continue to invest in education, as well as those who worry about having a good job in the future, are more likely to think that the consumption of psychoactive substances will have a negative effect on learning and consequently on the grades obtained. It should also be noted that the fact that parents talk about the consequences of psychoactive substances increases this probability. Finally, the results suggest that the use of the internet does not reduce educational performance and does not impair the ambition to continue studying after the completion of compulsory schooling, except when it is combined with the addition to the electronic game (in this case it decreases the probability of wanting to continue studying after the completion of the compulsory schooling).

Description

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 21 de março de 2024, Universidade dos Açores.

Keywords

Adição ao Jogo Eletrónico Adições Químicas Adolescentes Projetos de Vida Uso da Internet

Citation

Silva, Ana Beatriz Teixeira. (2023). "Comportamentos aditivos, dependências, escolaridade e mercado de trabalho: A perceção dos alunos das escolas do concelho da Ribeira Grande". 88 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7102

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue