DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- Influência do branding e da comunicação no comportamento do consumidor da NespressoPublication . Câmara, Nina Carlota Botelho; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes daO presente estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades de marketing digital da marca Nespresso, nomeadamente através de redes sociais e do website, sobre a brand experience e o brand equity. A Nespresso, uma marca líder no setor de café em cápsulas premium, é amplamente reconhecida pela sua forte presença global e pela utilização estratégica de plataformas digitais para promover os seus produtos e interagir com consumidores em todo o mundo. Neste estudo, foi aplicado um questionário online, obtendo-se uma amostra de 358 participantes, maioritariamente jovens e residentes nos Açores, com o objetivo de perceber se essas interações digitais criam experiências de marca e influenciam o capital da marca. Os resultados mostraram que as atividades de marketing em redes sociais tiveram um impacto positivo tanto na experiência da marca (brand experience) quanto no capital da marca (brand equity), demonstrando a importância das redes sociais para o envolvimento dos consumidores e o fortalecimento da marca. No modelo do website, denotou-se, igualmente, o impacto da qualidade do website na criação de brand experience e de brand equity. Ao realçar a importância das redes sociais e da qualidade do website como ferramentas poderosas para criar envolvimento e fortalecer a ligação emocional dos consumidores com a marca, o estudo sugere que o sucesso das estratégias de marketing digital está fortemente ligado à criação de experiências de marca envolventes. Além disso, destaca-se a necessidade contínua de otimizar as estratégias digitais, tanto em websites quanto nas redes sociais, para garantir uma construção de brand experience, e um impacto mais eficaz na construção de brand equity e no comportamento dos consumidores.
- Impacto do aumento dos preços dos combustíveis fósseis na produção de energia e o investimento em energias renováveis: O caso dos AçoresPublication . Raposo, Catarina Isabel; Rocha, Maria Luísa Silva; Nunes, Pedro Portugal de SousaAs necessidades energéticas da Humanidade são atualmente satisfeitas fundamentalmente a partir dos chamados combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo ou o gás natural. O problema destes recursos é que da sua combustão não só resultam subprodutos tóxicos e poluentes, como as suas disponibilidades são altamente limitadas, estando previsto para breve a sua escassez (Regueiro et al., 2006). No ano de 2022 verificamos que a temática da produção de energia via combustível fóssil esteve no centro das atenções mundiais, por um lado pela contínua poluição devido à forma de extração e futura escassez e, por outro lado, às contínuas flutuações de mercado, esta última com grande impacto da guerra da Rússia com a Ucrânia. Atendendo a esta problemática, e indo ao encontro das metas na Europa propostas pelo Conselho da União Europeia (2022), verificamos que na Região Autónoma dos Açores (RAA) existe uma crescente preocupação em aumentar a capacidade de energia renovável. É neste contexto que surge a motivação para desenvolver esta Dissertação de Mestrado, cujo objetivo é perceber em que ponto nos encontramos na Região Autónoma dos Açores e onde poderemos chegar com o aumento de energias renováveis, atendendo ao crescente aumento dos preços dos combustíveis fósseis e futura escassez. Devido à insularidade da Região Autónoma dos Açores torna-se um assunto importante, já que tanto o custo do combustível fóssil e de investimento tem um grande impacto na região. Palavras-Chaves: Açores; Combustíveis; Energias Renováveis; Investimento.
- Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São MiguelPublication . Pimentel, Maria João Fróes; Rocha, Maria Luísa SilvaO problema das alterações climáticas tem desencadeado por parte da Comissão Europeia uma série de metas, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor dos transportes é dos principais a contribuir para a emissão de gases poluentes e, por essa razão, metas futuras, como a proibição de venda de viaturas novas a combustão, têm feito com que as marcas apostem no fabrico de viaturas elétricas. Em Portugal, o nível de adoção de viaturas elétricas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Assim, esta dissertação tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor em São Miguel face à mobilidade elétrica automóvel, tendo-se procurado, através de um estudo de mercado pela aplicação de um questionário online, determinar quais os fatores individuais e externos ao consumidor que influenciam a decisão de compra de viaturas elétricas. Obtidas 171 respostas válidas, procedeu-se à análise descritiva dos dados e à análise de regressão linear múltipla, pretendendo-se analisar o comportamento da variável dependente “decisão de compra” em função das variáveis explicativas: rendimento; nível de escolaridade; preço; promoção; perceção sobre o carregamento e autonomia; grupos de referência internos e externos do consumidor; incentivos financeiros; preocupações ambientais e ânsia por inovação. Ao contrário do que seria preferível, os resultados à análise descritiva ditam que mais de metade da amostra nunca experienciou conduzir uma viatura elétrica e que as viaturas a combustão apresentam a maior representatividade na região, bem como enquanto opções de escolha no futuro. Os resultados à análise de regressão linear múltipla indicam que existe relação estatisticamente significativa em apenas cinco das hipóteses formuladas, nomeadamente: o nível de escolaridade; a perceção sobre a autonomia; as preocupações ambientais e a ânsia por inovação, com influência positiva na decisão de compra e, apesar da variável “preço” ser significativa, verificou-se um valor do coeficiente positivo, ao contrário do efeito negativo esperado.
- Economia circular na construção: O caso dos AçoresPublication . Amaral, Roberto Carlos de Melo; Tiago, Flávio Gomes BorgesÉ indubitável, que o planeta Terra enfrenta atualmente uma enorme batalha, a luta pela sua própria existência, pelo menos, uma existência como hoje temos conhecimento e que tanto nos encanta. Ademais, se nada for feito relativamente à forma como cuidamos dele, inevitavelmente, dentro de alguns anos, o resultado final será não termos um planeta que possamos chamar de nossa casa. Daqui resulta a necessidade da exploração do conceito de economia circular, procurando depreender as suas vantagens e desvantagens e, estrategicamente, desenhar modelos com vista à criação de sistemas que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Presentemente, o sector da construção é responsável por um elevado consumo de recursos e energia e também por uma elevada produção de resíduos, sendo imperativo a implementação do modelo de economia circular, confluindo para melhorar a sustentabilidade neste sector de atividade. No caso concreto dos Açores, dada a sua reduzida dimensão territorial e devido à sua insularidade e isolamento, onde se evidencia uma maior escassez de recursos e dependência energética, faz ainda mais sentido, a adoção do modelo de economia circular no sector da construção, estimulando-se assim a presença da circularidade dos resíduos, contribuindo, por um lado, para melhorar a sustentabilidade ambiental, e por outro, permitir gerar vantagens económicas e sociais. Neste sentido, o tema a explorar na dissertação será o conceito de economia circular, sendo que, a metodologia a utilizar, terá a sua sustentação teórica na recolha criteriosa e exaustiva de elementos que permitem o estabelecimento dos modelos, princípios, objetivos e vantagens e desvantagens, tendo em vista a sua aplicabilidade no sector da construção da Região Autónoma dos Açores.
- Marketing Digital: O caso da WortenPublication . Alves, Paulo Rúben Macedo Silveira; Rocha, Maria Luísa Silva; Canto, Antónia Silva Melo Tavares doA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing. A escolha do tema advém do gosto pela área do marketing, e pelo facto de a mesma possuir nos dias de hoje uma importância acrescida para o desenvolvimento de uma empresa/marca no mercado. Através dos procedimentos estatísticos adotados, pretende-se, não só, compreender os comportamentos dos consumidores, mas também, averiguar os benefícios que as empresas têm ao adotar por uma transição digital e, cumulativamente, delinearem procedimentos estratégicos que reforcem o relacionamento com os clientes, obtendo, assim, uma vantagem competitiva face à concorrência. A transição do marketing tradicional para o marketing digital vai além da mudança das plataformas utilizadas, envolve uma transformação na maneira como as marcas interagem com os consumidores e a maneira como definem as suas estratégias de mercado. Isso não é apenas uma resposta à evolução tecnológica, mas também uma necessidade devido à mudança no comportamento dos consumidores e às novas exigências e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, informado e complexo. A personalização é fundamental nessa nova abordagem de forma a oferecer experiências relevantes e impactantes para cativar e manter os clientes. De forma a ter uma perspetiva mais direta com a realidade, para além da revisão da literatura, foi realizado um questionário online, por via das redes sociais Facebook e Instragam, que obteve 232 respostas. Os resultados, obtidos pelo questionário efetuado, indicam que a presença nos media sociais influencia a imagem de uma marca, e que deve ser efetuado um investimento numa comunicação e presença forte nos mesmos, de forma a obter uma maior abrangência de públicos, que não seria alcançada de forma tradicional, ao mesmo tempo que se constrói uma relação forte e de comunicação bilateral. É notória a importância dada à forma como o website está organizado, sendo um dos pontos principais a ter em conta, uma vez que é a porta de entrada no ato de compra online, num mercado que cada vez mais passa pelo processo de transformação digital.
- Projeto de produção e comercialização de gelo e de equipamento de congelação nos AçoresPublication . Felix, Diogo Augusto Rebelo; Teixeira, João Carlos Aguiar; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO presente projeto está enquadrado no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na especialização de Marketing. Precedido pela análise geral da empresa, da sua atividade, do processo produtivo e da sua missão, o primeiro grande tema estudado neste projeto é o marketing da indústria de gelo acompanhado por exemplos vetoriais da estratégia da empresa, traduzido no planeamento teórico, que é cada vez mais importante e responsável pelo crescimento das empresas. A outra importante vertente do projeto consiste na elaboração de um estudo de viabilidade económico-financeira da realização do projeto de produção e comercialização de gelo e de equipamentos de congelação na Região Autónoma dos Açores. Esta ideia surgiu devido à escassez de gelo no mercado regional durante os períodos de verão, em diversos cenários e ainda em virtude de não haver nenhuma fábrica especializada na produção de gelo na região. Desenvolvido o trabalho, conclui-se que o projeto é viável, apresentando um valor atualizado líquido de 2.220.226 euros com uma taxa interna de rentabilidade de 84,32%. Serão necessários 2,78 anos para que os investidores recuperem o seu investimento. Está enquadrado com o setor e estima-se que a ideia terá êxito no mercado onde se insere. No final, é feita uma análise de sensibilidade ao valor atualizado líquido pela diminuição das vendas das embalagens de gelo em dez por cento resultando, ainda assim, num valor atualizado líquido de 1.734.240 euros.
- Impactos dos atributos dos Instagrammers na intenção de compra: O papel mediador das caraterísticas percebidasPublication . Ponte, Raquel Bulhões Arruda Moniz da; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes daNa sua atualidade, o mundo empresarial é cada vez mais marcado por um complexo desafio patente na relação com os clientes que, comparativamente há alguns anos, se mostram mais ponderados, atentos e exigentes. De que forma as empresas podem ganhar a sua confiança? Como se devem dirigir aos mesmos de modo que a mensagem que transmitem seja entendida como credível e apelativa? É na sequência destas e outras questões que as empresas têm vindo a realizar um esforço de adaptação ao mercado atual, abrindo-se espaço para o surgimento de novas estratégias e técnicas de marketing, como o marketing de influência. Neste contexto, o objetivo da presente dissertação passa por aprofundar o marketing de influência, nomeadamente no que respeita à forma como os atributos (atratividade física e social e atitude homofílica) dos Instagrammers – os influenciadores digitais que trabalham essencialmente com a rede social Instagram – podem influenciar a intenção de compra do consumidor, destacando-se o papel mediador das caraterísticas percebidas pelo mesmo (confiabilidade, relação parassocial e perícia percebida). Partindo da opinião de 171 inquiridos, através de um questionário online publicado na plataforma Google Forms, concluiu-se, primeiramente, que a atitude homofílica dos Instagrammers possui um efeito mais expressivo no sentimento de confiabilidade que os consumidores neles têm; a sua atratividade física afeta positivamente sobretudo a relação parassocial, que se reflete, por exemplo, no nível de intimidade que o consumidor assume para com o influenciador; e a sua atratividade social influencia significativamente as três caraterísticas percebidas. Seguidamente, comprovou-se que a intenção de compra é influenciada de forma positiva, tanto pela perícia percebida como pela relação parassocial, sendo que, nesta última, o efeito é mais significativo nos indivíduos com 25 anos ou mais. Por fim, os resultados apurados permitiram inferir que a caraterística percebida que exerce um maior grau de influência como mediadora na relação entre Instagrammers e consumidores é a relação parassocial. Com esta investigação, pretende-se dar um contributo ao nível do conhecimento sobre esta área, que poderá tornar-se útil no desenvolvimento de uma abordagem ao cliente mais acertada e eficaz por parte das empresas.
- Promotores da intenção de turnover e o papel do envolvimento e do burnout em contexto organizacionalPublication . Pimentel, Maria do Carmo da Luz; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes daA criação de um local de trabalho produtivo e saudável passa pelo bem-estar de cada colaborador e pelo desenvolvimento das suas soft skills, sendo as caraterísticas do ambiente de trabalho e o tipo de liderança exercido na organização determinantes neste processo. O propósito do presente estudo é investigar, na perspetiva dos colaboradores, o impacto da inteligência emocional das chefias na intenção de turnover dos colaboradores, tendo em consideração o papel mediador do engagement, do burnout e do compromisso organizacional. Além disto, também pretende estudar o efeito moderador das variáveis sociodemográficas na relação entre as variáveis em estudo. O modelo proposto apresenta um cariz vanguardista, devido às relações de mediação e moderação propostas entre as variáveis. Para este efeito, foi realizado um inquérito, dirigido a indivíduos inseridos no mercado de trabalho, na Região Autónoma dos Açores, para avaliar a perceção sobre a inteligência emocional da sua chefia direta e a sua autoperceção relativamente ao compromisso organizacional, sintomas de burnout, engagement e intenção de turnover. Os resultados revelaram que não é possível inferir que a inteligência emocional da chefia tem uma relação direta com a intenção de turnover dos colaboradores. Porém, é possível encontrar uma relação entre ambos os construtos quando estão na presença das variáveis mediadoras burnout ou compromisso organizacional, ou da variável moderadora estado civil. O modelo de investigação proposto é validado, pelo que este estudo se configura como um importante contributo académico, que propõe outra forma de estudar os motivos que antecedem a intenção de um indivíduo sair da organização em que trabalha.
- O desenvolvimento da atividade contabilística na empresa Cingel Atlântico – Informação e Gestão, Lda.Publication . Meneses, Lénia Borges; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório resulta do estágio realizado na Cingel Atlântico – Informação e Gestão, Lda., na Praia da Vitória, com uma duração total de um ano, iniciado a 4 de setembro de 2023. Esta instituição tem como principal atividade a prestação de serviços na área da contabilidade e apoio à gestão. Este trabalho tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade pela Universidade dos Açores. Ao longo deste relatório é feito um enquadramento teórico sobre a contabilidade, seguindo-se a apresentação da empresa, a exposição das tarefas realizadas no estágio e a avaliação crítica da experiência de estágio. Do enquadramento teórico entende-se que com o passar dos anos a contabilidade tem evoluído significativamente, deixando de ter apenas a função de registo dos factos patrimoniais para ser uma importante e essencial ferramenta de gestão e tomada de decisão nas empresas. Da caracterização da empresa observa-se que a Cingel conta com vários anos de experiência na área da contabilidade, tendo como principal objetivo prestar um serviço de excelência que corresponda às necessidades dos seus clientes. As principais atividades desenvolvidas neste estágio passam pela receção, preparação, organização e arquivo dos documentos contabilísticos, seguindo-se a sua classificação e lançamento, procedimentos de controlo interno e o cumprimento de obrigações legais e fiscais. Por último, da análise crítica ao estágio percebe-se que ainda existem oportunidades de mercado a explorar pela Cingel, tendo sempre a vantagem de ser uma empresa sólida com vários anos no mercado que pode fazer uso da sua experiência e colaboradores qualificados para assegurar a continuidade e estabilidade do negócio. Também se destaca nesta análise crítica que a formação académica obtida em gestão e ciências económicas e empresariais foi essencial à execução das tarefas desenvolvidas neste estágio.
- Fatores críticos de sucesso de eventos desportivos: O estudo de caso dos AçoresPublication . Rego, Érico José Correia; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesO desporto é um conceito que faz parte do dia-a-dia da sociedade, uma vez que a sua prática contribui para a saúde física e mental e para o aumento da qualidade de vida das pessoas. O desporto pode ser praticado individualmente ou em equipa, pode envolver ou não contacto físico e inclui diferentes níveis de habilidade física e/ou mental. A organização de eventos para a prática de atividades desportivas tem ganho interesse e popularidade nas últimas décadas. O panorama de eventos desportivos é enorme e complexo, incorporando eventos competitivos e recreativos destinados a uma participação ativa e passiva de diversos segmentos e com inúmeras finalidades. Deste modo, a criação de um portefólio de variados eventos desportivos, naturalmente, revela-se benéfico para a maximização do sucesso estratégico da região, tanto para a comunidade e para os seus residentes, como para o setor do turismo. Esta dissertação surgiu com o objetivo de determinar quais são os principais fatores críticos de sucesso dos eventos desportivos realizados na Região Autónoma dos Açores. Este estudo pretendeu também inferir, tendo em conta a variedade de iniciativas desportivas desenvolvidas na região, quais são as principais diferenças relativamente às perceções de indivíduos com diferentes níveis de presença e experiência na organização e participação em eventos de caráter desportivo na região. Em termos gerais, deve ser priorizada a implementação de medidas relativas ao bem-estar básico dos indivíduos no decorrer do evento e ao aprimoramento dos canais de comunicação e marketing dos organizadores, de modo a possibilitar a criação de eventos desportivos que maximizem a satisfação dos públicos-alvo e a divulgação dos mesmos de forma eficaz e fidedigna. Por outro lado, os fatores que apresentam menor importância para a amostra em estudo referem-se, principalmente, à oferta de comodidades não estritamente necessárias ao decorrer normal do evento principal, tais como procura por inovação nos atributos do evento e a oferta de souvenirs e regalias. Embora apresente algumas limitações, este estudo irá auxiliar, principalmente, as entidades organizadoras de eventos, através de uma clarificação dos fatores mais relevantes à satisfação dos indivíduos que participam, de forma ativa ou passiva, nos eventos desportivos promovidos na Região Autónoma dos Açores.