Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A utilização da Inteligência Artificial nos serviçosPublication . Baldé, Adulai; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA inteligência artificial (IA) está a transformar os serviços, ao nível das experiências oferecidas aos clientes, da redução de custos e possibilitando oferecer soluções personalizadas. Conquanto, o seu impacto pode ser considerado multifacetado e disruptivo, numa progressão que segue uma ordem previsível: inteligência mecânica, analítica, intuitiva e generativa. A complexidade da sua estrutura e potencial impacto impõe que se procure aferir o modo como esta é percecionada pelos gestores. Como tal, este trabalho de dissertação explora a adoção e os impactos da IA nos serviços, investigando como essa tecnologia está transformando processos, melhorando a eficiência e influenciando a qualidade do atendimento na perspetiva dos gestores. Com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais de diferentes sectores, a pesquisa analisa as perceções dos entrevistados sobre as vantagens, desafios e implicações da IA no ambiente de serviços. Os resultados destacam que a maioria dos participantes reconhece a IA como uma ferramenta valiosa para automatizar tarefas repetitivas e melhorar as interações com os clientes. A IA é vista como um fator impulsionador da eficiência, proporcionando um serviço mais rápido e preciso. No entanto, o estudo também identifica barreiras significativas à adoção da IA, como a resistência dos colaboradores e as limitações específicas das ferramentas de IA em diferentes contextos operacionais. A análise sublinha a importância de uma abordagem estratégica na implementação da IA, que deve considerar tanto os aspetos técnicos quanto humanos para maximizar os seus benefícios. Este trabalho contribui para o debate contínuo sobre o papel da IA nos serviços, oferecendo insights práticos para os gestores de empresas de serviços, sugerindo que a IA pode revolucionar a prestação de serviços quando implementada de forma cuidadosa. Além disso, aborda as limitações das aplicações atuais da IA e sugere áreas para futuras pesquisas, particularmente no que diz respeito à evolução das tecnologias de IA para responder às crescentes exigências das empresas orientadas para serviços.
- Produtos regionais: Avaliação do potencial e comportamento do consumidorPublication . Pereira, André Filipe Resendes; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesAs tendências dos consumidores sempre foram alvo de vários estudos por parte dos académicos ao longo das últimas décadas e, fenómenos como a globalização vieram contribuir para a mudança dos hábitos dos consumidores, sendo as mais recentes mudanças desencadeadas pela pandemia covid-19. O objetivo deste trabalho é compreender, com base nestas tendências e no seu estudo, se haverá viabilidade para instalar na ilha de São Miguel um espaço dedicado à venda de produtos regionais, associado a um pequeno espaço de restauração onde são servidas refeições cuja base são os produtos disponíveis em loja. Surge assim, com este projeto a Pecados Insulares, um conceito que aproveita as caraterísticas únicas do espaço e explora o potencial dos produtos vendidos, bem como o facto de os consumidores etnocêntricos preferirem os produtos da sua região. Para apoiar o desenvolvimento deste projeto foi elaborado um estudo de marketing da marca, por via a perceber os pontos essenciais a desenvolver e melhor explorar, para que esta iniciativa de retalho alcance o sucesso almejado.