DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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- A Accional como empresa digital dos AçoresPublication . Tavares, Diogo José do Amaral; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa ArrudaO presente relatório de estágio descreve as funções desenvolvidas pelo estagiário, bem como os conteúdos aprendidos durante o estágio e as metodologias de trabalho aplicadas, em contexto real de trabalho, na empresa Accional - Publicidade e Comunicação Visual, Lda., localizada na ilha de São Miguel, nos Açores. O estágio foi realizado no âmbito do Programa Estagiar L, promovido pelo Governo Regional dos Açores, tendo início no dia 1 de outubro de 2021, com a duração efetiva de dezoito meses. A atividade desempenhada focalizou-se na política de comunicação integrada de marketing, mais concretamente na utilização de ferramentas de marketing digital, para potenciar a comunicação das empresas e das marcas, que são clientes da Accional. Essas ações incluíram a dinamização de campanhas na web, redes sociais e dispositivos móveis, com o objetivo de comunicar valor ao cliente e de criar relacionamentos duradouros e persuasivos. Após um breve enquadramento teórico sobre o marketing e a comunicação digital, o relatório apresenta uma descrição da empresa e da sua história. De seguida, expõe as atividades realizadas no estágio, as oportunidades de aprendizagem e de interação em equipa. Ainda, é feita uma análise crítica à empresa e ao departamento web, sendo propostas algumas sugestões de melhoria. Finaliza com uma reflexão sistemática e crítica sobre a aprendizagem e as competências adquiridas nesta experiência de contacto direto com os profissionais da área da comunicação digital.
- Alocação de riscos em Parcerias Público-Privadas : um estudo de casoPublication . Melo, Ana Cristina Bettencourt; Faria, Sandra DiasOs investimentos públicos nacionais e regionais são essenciais para garantir o desenvolvimento infraestrutural e a modernização da provisão de serviços públicos. Todavia, perante o atual contexto de restrições orçamentais e de acentuado endividamento do setor público, os Governos de diversos países têm apostado em alternativas inovadoras de montagem e realização de iniciativa pública, que rompem com as práticas de financiamento e investimento público convencionais. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) constituem um paradigma. A opção pelas PPPs, em detrimento da contratação tradicional, não deve mover-se, apenas, por razões de mera engenharia financeira. Mais importante, as PPP devem ser consideradas pelas vantagens proporcionadas em termos de criação de Value for Money. Isto requer a clara comprovação das vantagens, na perspetiva do dispêndio de dinheiros públicos, em relação a outros modelos de contratação. As mais-valias associadas às PPPs de criar uma capacidade acrescida de realizar projetos e de gerar ganhos de Value for Money para o erário público estão diretamente relacionadas com a abordagem de partilha de risco entre os parceiros, particularmente com o maior ou menor grau de otimização, ao nível de cada projeto. A alocação ótima de risco depende das condições específicas de cada lugar - políticas, económicas, sociais, legislativas e geográficas. Conscientes da importância da distribuição do risco na eficiência das PPPs, académicos e instituições nacionais e internacionais procuram encontrar as melhores estratégias para a alocação dos riscos. O objetivo consiste em dotar os decisores políticos das ferramentas mais fiáveis e adequadas a uma correta tomada de decisão no que diz respeito à alocação de riscos em projetos de infraestruturas. Com este trabalho pretende-se contribuir para ampliar os conhecimentos neste campo, através da análise da forma como foi feita a alocação de riscos na única PPP rodoviária da Região Autónoma dos Açores, a concessão rodoviária em regime sem custos para o utilizador (SCUT) na Ilha de São Miguel, bem como dos encargos que a mesma acarreta para as Contas Públicas da Região. Para o efeito, foi elaborada, com base no respetivo contrato de concessão, a matriz de alocação de riscos. Concluiu-se que a distribuição dos riscos, no caso da SCUT na ilha de São Miguel, foi feita em consonância com as preferências internacionais de alocação de risco, obedeceu aos princípios de distribuição de riscos previstos na legislação portuguesa e respeitou as boas práticas referidas pelo Tribunal de Contas nesta matéria. No que diz respeito aos impactos desta PPP nas Contas Públicas Regionais constatou-se que os encargos contratualizados em 2014 e em 2015 corresponderam a 0,7% do Produto Interno Bruto Regional, valores estes que, por si só, expressam o peso desta PPP nas contas públicas regionais.
- Alojamento rural e a sua procura nos AçoresPublication . Câmara, Válter Manuel Tavares Moreira; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando BritoO destino “Azores” é cada vez mais procurado, não só pela abertura do espaço aéreo a companhias de baixo custo, mas também pelas características paisagísticas, simpatia e acolhimento dos habitantes das nove ilhas. Este trabalho tem como objetivo, por um lado, caraterizar a procura nas unidades de turismo em espaço rural com o intuito de conhecer o perfil destes turistas e, por outro, descobrir quais os aspetos que são mais valorizados na escolha desta tipologia de alojamento. Pretende-se igualmente avaliar as perceções dos turistas quanto à qualidade do alojamento, atividades ao ar livre, impacto ambiental, e tratamento personalizado. Apura, ainda, o grau de satisfação obtido em relação à estadia no TER e em relação à experiência global de visita no destino. Sendo os Açores uma região turística que está na fase de crescimento, importa desenvolver estratégias de ajustamento da oferta à procura turística, desenvolvendo produtos que permitam maximizar a qualidade da experiência do consumidor e a respetiva satisfação com a visita, tendo em conta a sustentabilidade do destino. O destino de sucesso será aquele que conseguir desenvolver produtos turísticos à medida das preferências de determinados segmentos de mercado e comunicá-los adequadamente através de campanhas de marketing dirigidas para esses alvos.
- Análise comparativa da presença online das DMOs das Regiões UltraperiféricasPublication . Pimentel, Luís Gonçalo Mota; Tiago, Flávio BorgesA internet e os Social Media já fazem parte do dia a dia das pessoas e das organizações em diversas indústrias e atividades, desempenhando um papel fundamental na nossa sociedade contemporânea pela proximidade que trouxeram ao nível da comunicação e a sua aplicabilidade no mundo empresarial, principalmente quando a empresa deseja alcançar novos mercados e participar do contexto global. Na indústria do turismo não é exceção e estão presentes não só no simples ato de promoção do destino, mas também no auxílio da tomada de decisão para os turistas/visitantes através da informação disponível nas diferentes plataformas online. Os Social Media trouxeram às DMOs oportunidades para alcançar uma audiência global permitindo a promoção dos destinos em vários locais do mundo e para diferentes públicoalvo em simultâneo com os mesmos recursos, ao contraste com as limitações da promoção “tradicional” em termos de segmentação e monitorização em tempo real. O objetivo deste estudo é explorar o uso do marketing digital e mais especificamente o dos Social Media entre as DMOs. O estudo utiliza análises comparativas de conteúdo entre páginas do Facebook, rastreio de menções em toda a Web, em qualquer idioma, para examinar o uso e o impacto das estratégias pelos diversos destinos.
- Análise da presença digital das empresas de animação turística pós covid-19Publication . Sousa, Rodrigo Brilhante; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO surto da pandemia da covid-19 mudou a maneira como vivemos, trabalhamos, socializamos e até viajamos, criando não apenas uma crise de saúde pública, mas uma das maiores crises económicas já vistas, afastando as pessoas e privando o mundo de acesso aos serviços. O mundo parou por alguns meses, destruindo empresas em todas as frentes, com forte repercussão para aquelas que dependiam do turismo, transformando o pós-pandemia em um ponto de viragem. Considerando a importância do marketing digital, mobile e das redes sociais no turismo, estas tornaram-se nas ferramentas de comunicação mais populares para as empresas deste setor, no pós-pandemia. Todo o ambiente de marketing, seja interno ou externo, teve de ser protegido para se manter um bom fluxo de interações, restaurar a imagem do destino e construir um bom relacionamento com as agências de viagens. Contudo, nem todas as organizações estavam preparadas para este desafio digital. O objetivo deste projeto é propor um modelo para avaliar e classificar o desempenho das empresas de animação turística em relação à sua presença digital no período pós-covid-19. O estudo centra-se na análise das estratégias de comunicação digital utilizadas por um conjunto selecionado de empresas localizadas na ilha de São Miguel no período pós-covid-19, com base em indicadores relacionados com a sofisticação da respetiva presença digital, medida pela perceção dos clientes. A avaliação foi efetuada de acordo com uma metodologia baseada na análise de todas as plataformas digitais de cinco empresas de animação turística selecionadas para o estudo utilizando as plataformas Seobility e Not Just Analitycs. Foram alvo de análise websites oficiais, otimização de motores de busca (SEO), Facebook, Instagram, Tripadvisor e a comunicação eletrónica boca-a-boca (eWOM). Após o processo de análise e apresentação dos resultados obtidos, foram identificadas as potencialidades e as fragilidades dos casos de estudo e elaboradas propostas e sugestões de ações, visando a melhoria dos serviços prestados. Este projeto tem como propósito a apresentação de um modelo de análise a todas as empresas de animação turísticas, proporcionando um guia prático às empresas que valorizam o melhoramento da sua presença digital. Sendo que, todo o método utilizado advém da pesquisa e análise do conteúdo próprio publicado e dos seus concorrentes.
- Análise do comportamento do consumidor face à mobilidade elétrica automóvel: Caso de estudo da população de São MiguelPublication . Pimentel, Maria João Fróes; Rocha, Maria Luísa SilvaO problema das alterações climáticas tem desencadeado por parte da Comissão Europeia uma série de metas, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa. O setor dos transportes é dos principais a contribuir para a emissão de gases poluentes e, por essa razão, metas futuras, como a proibição de venda de viaturas novas a combustão, têm feito com que as marcas apostem no fabrico de viaturas elétricas. Em Portugal, o nível de adoção de viaturas elétricas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Assim, esta dissertação tem como finalidade analisar o comportamento do consumidor em São Miguel face à mobilidade elétrica automóvel, tendo-se procurado, através de um estudo de mercado pela aplicação de um questionário online, determinar quais os fatores individuais e externos ao consumidor que influenciam a decisão de compra de viaturas elétricas. Obtidas 171 respostas válidas, procedeu-se à análise descritiva dos dados e à análise de regressão linear múltipla, pretendendo-se analisar o comportamento da variável dependente “decisão de compra” em função das variáveis explicativas: rendimento; nível de escolaridade; preço; promoção; perceção sobre o carregamento e autonomia; grupos de referência internos e externos do consumidor; incentivos financeiros; preocupações ambientais e ânsia por inovação. Ao contrário do que seria preferível, os resultados à análise descritiva ditam que mais de metade da amostra nunca experienciou conduzir uma viatura elétrica e que as viaturas a combustão apresentam a maior representatividade na região, bem como enquanto opções de escolha no futuro. Os resultados à análise de regressão linear múltipla indicam que existe relação estatisticamente significativa em apenas cinco das hipóteses formuladas, nomeadamente: o nível de escolaridade; a perceção sobre a autonomia; as preocupações ambientais e a ânsia por inovação, com influência positiva na decisão de compra e, apesar da variável “preço” ser significativa, verificou-se um valor do coeficiente positivo, ao contrário do efeito negativo esperado.
- Análise do equilíbrio financeiro : estudo de caso da Auto-Viação Micaelense, Lda.Publication . Medeiros, Gabriela Sofia Soares; Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves; Couto, Gualter Manuel MedeirosPortugal é composto maioritariamente por pequenas e médias empresas, pelo que estas têm um papel determinante na geração de riqueza e criação de emprego ao nível nacional. É fundamental entender o que leva à sobrevivência, com sucesso, das PME’s face à concorrência das grandes empresas. Este trabalho identifica uma empresa desta dimensão, com um bom desempenho financeiro, nomeadamente a Auto-Viação Micaelense, Lda., cuja atividade principal é o comércio de veículos automóveis ligeiros, com o intuito de diagnosticar que decisões estratégicas são adotadas que levam a uma boa posição financeira, bem como reconhecer as suas fragilidades e procurar possíveis soluções em busca da maximização do desempenho. De acordo com o estudo efetuado, a empresa está em equilíbrio financeiro, com uma ótima autonomia financeira, sem recurso a capital alheio, embora haja uma elevada pressão ao nível da estrutura financeira, bem como um excesso de fundo de maneio e um ciclo de exploração menos aliciante em comparação com o setor. Dado que o setor apresenta um desempenho menos positivo e rentável, principalmente devido ao agravamento de encargos financeiros, a Auto-Viação Micaelense, Lda. torna-se líder no sentido de servir de exemplo para as restantes empresas, que desejam ser competitivas e obter uma posição financeira favorável.
- Uma análise qualitativa aos comentários do TripAdvisor : o caso dos restaurantes de São MiguelPublication . Santos, Pedro Rui Ferreira; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesA atividade das comunidades virtuais é uma das maiores mudanças a que se assistiu nos negócios, levando os marketeers a dedicarem cada vez mais atenção a essas comunidades por compreenderem a sua importância para a gestão do relacionamento com o cliente e para o seu envolvimento com a marca. Outra importante tendência que se tem revelado é que os media sociais obtêm cada vez mais confiança e o consumidor valoriza muito a opinião e os comentários dos outros consumidores, ou seja, os conteúdos gerados pelos utilizadores e o e-word-of-mouth. O TripAdvisor, que afirma ser o serviço mais popular e a maior comunidade de viagens do mundo, é uma plataforma que pode e merece ser estudada e acompanhada pelos gestores das organizações prestadoras de serviços de viagens e de turismo que reconhecem a importância da gestão do relacionamento com o cliente e da gestão da reputação da marca. O propósito deste trabalho foi analisar comentários e avaliações efetuados pelos utilizadores no TripAdvisor em relação aos 10 melhores restaurantes de São Miguel, nas categorias de Qualidade da comida, Preço, Ambiente, Qualidade do Serviço, Rapidez do Serviço, Limpeza/Higiene, Variedade do Menu, Apresentação do Prato, Localização do Restaurante e Horário de Funcionamento. Os resultados apontam que a qualidade da comida, a qualidade do serviço e o ambiente são as categorias que recebem maior número de comentários positivos, enquanto a qualidade do serviço e o preço merecem mais comentários negativos. Contudo, os restaurantes negligenciam estas avaliações, deixando-as sem a devida resposta. Pretende-se ilustrar como os proprietários e gestores podem utilizar essa informação para melhorarem a reputação dos respetivos restaurantes, atendendo a que o e-word-of-mouth tem uma forte influência no processo de decisão de compra de futuros clientes, utilizadores dessas plataformas digitais, e ainda aumentarem o nível de satisfação dos clientes atuais, para os manter fiéis e repetirem a compra.
- Aplicabilidade do TripAdvisor na gestão de recursos humanos e no serviço : um caso de estudo na restauraçãoPublication . Cabral, Maria Isabel Sousa; Faria, Sandra DiasEste estudo tem como objetivo analisar os comentários efetuados na plataforma TripAdvisor sobre o Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel com o intuito de verificar o que satisfaz o cliente e quais os aspetos que consideram problemáticos. Para tal foi criada uma metodologia própria de análise qualitativa dos 1054 comentários retirados do website entre novembro de 2016 e maio de 2018. Para identificar as práticas de Gestão de Recursos Humanos da empresa foi realizada uma entrevista com os responsáveis pelos Recursos Humanos. Ao categorizar os comentários nas diferentes categorias (17 categorias e 25 subcategorias) é possível verificar quais os aspetos mencionados de forma positiva e negativa e formular recomendações à empresa. Com base nos comentários dos clientes, é possível formular recomendações ao nível da formação, etapas de serviço, comunicação, práticas de service recovery, alterações relativas à comida e atmosfera do RAASM. Com base nos dados fornecidos na entrevista também é possível formular recomendações relativas às práticas de GRH. Conclui-se que o TripAdvisor é uma fonte rica de informação para a empresa pois facilita e proporciona compreensão sobre a perspetiva do cliente assim como é possível realçar os aspetos considerados positivos e retificar os considerados negativos.
- Applying and integer Linear Programming Model to an appointment scheduling problemPublication . Medeiros, Eduardo Silva; Silva, Francisco José Ferreira; Nunes, Pedro Portugal de SousaA gestão de consultas ambulatórias pode ser um processo complexo, uma vez que envolve vários stakeholders com diferentes objetivos. Para os utentes poderá ser importante minimizar os tempos de espera. Simultaneamente, para os trabalhadores do setor da saúde, condições de trabalho justas devem ser garantidas. Assim, é cada vez mais necessário ter em conta o equilíbrio de cargas horárias e a otimização dos recursos disponíveis como principais preocupações no agendamento e planeamento de consultas. Nesta dissertação, uma abordagem com dois modelos para a criação de um sistema de agendamento de consultas é proposta. Esta abordagem é feita em programação linear, com dois modelos que têm como objetivo minimizar as diferenças de cargas horárias e melhorar o seu equilíbrio ao longo do planeamento. Os modelos foram estruturados e parametrizados de acordo com dados gerados aleatoriamente. Para isso, o desenvolvimento foi feito em Java, gerando assim os dados referidos. O Modelo I minimiza as diferenças de carga horária entre os quartos disponíveis. O Modelo II, por outro lado, propõe uma nova função objetivo que minimiza a diferença máxima observada, com um processo de decisão minxmax. Os modelos mostram resultados eficientes em tempos de execução razoáveis para instâncias com menos de aproximadamente 10 quartos disponíveis. Os tempos de execução mais altos são observados quando as instâncias ultrapassam este número de quartos disponíveis. Em relação ao equilíbrio da carga horária, observou-se que o número de especialidades disponíveis para atendimento e a procura por dia foram o que mais influenciou a minimização da diferença da carga horária. Os resultados do Modelo II mostram melhor tempo de execução e um maior número de soluções ótimas. Uma vez que as diferenças entre os dois modelos não são consideráveis, o Modelo I poderá representar um melhor conjunto de soluções para os decisores já que minimiza a diferença da carga horária total entre quartos em vez de apenas minimizar o valor máximo da diferença de carga horária entre quaisquer dois quartos.