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- A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São MiguelPublication . Mendes, José Tiago Matos; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro AlmeidaNeste estudo, dedicado à inovação no turismo e às suas tendências atuais avaliou-se a implementação dos seguintes vetores de inovação, neste setor: a estratégia de revenue management; as táticas de marketing digital; as práticas de sustentabilidade ambiental; e o recurso a parcerias estratégicas e redes colaborativas. Além de se questionar o conceito de inovação no turismo e se ter realizado uma revisão de literatura, que procurou problematizar este conceito e alguns vetores que lhe estão associados, quisemos avaliar o contributo dos referidos vetores de inovação para o desenvolvimento dos negócios e do turismo na Ilha de São Miguel, nos Açores, especificamente no âmbito de projetos de hotelaria não tradicional. A nossa principal pergunta de partida estudo pode ser resumida nos seguintes termos: Como é que a inovação tem sido implementada em recentes projetos de hotelaria não tradicional em São Miguel? Para responder a esta questão, além da já referida revisão de literatura, procedemos a um estudo de casos múltiplos, com recurso a entrevistas e a outros métodos complementares, tendo sido estudados seis projetos de hotelaria não tradicional desenvolvidos nos últimos 10 anos e de tipologia heterogénea, na ilha de São Miguel, nos Açores. Concluímos que a adoção de inovação, que é concebida pelos projetos em estudo fundamentalmente numa aceção tecnológica e material, tende nestas unidades a depender de duas variáveis: a existência de programas de financiamento que incentivem essa inovação, por um lado, e a certeza de um retorno financeiro sobre a sua implementação, por outro. Tendências como a presença digital, a participação nas redes sociais e a adoção de software de revenue management são rapidamente seguidas, mas sem que exista, na maioria dos projetos, o investimento numa verdadeira estratégia.
- Comportamentos aditivos, dependências, escolaridade e mercado de trabalho: A perceção dos alunos das escolas do concelho da Ribeira GrandePublication . Silva, Ana Beatriz Teixeira; Vieira, José António Cabral; Carvalho, Célia Maria Oliveira Barreto CoimbraEste trabalho analisou os comportamentos aditivos e as dependências (CAD) dos adolescentes, bem como a perceção dos mesmos relativamente ao impacto que tais comportamentos podem ter ao nível da escolaridade e do mercado de trabalho. Para esse efeito, realizou-se um inquérito a 250 alunos de três escolas do concelho da Ribeira Grande. Os resultados indicam, entre outros aspetos, que os adolescentes que valorizam mais o presente e não se preocupam com o futuro têm uma maior probabilidade de consumir frequentemente substâncias aditivas. Indicam, ainda, que os adolescentes que pretendem continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, ou seja, continuar a investir em educação, assim como os que se preocupam em ter um bom emprego no futuro, têm uma maior probabilidade de acharem que o consumo de substâncias psicoativas terá um efeito negativo sobre a aprendizagem e, consequentemente, sobre as notas obtidas. É, também, de salientar que o facto de os pais falarem sobre as consequências das substâncias psicoativas aumenta esta probabilidade. Finalmente, os resultados sugerem que o uso da internet não reduz o desempenho educativo e não prejudica a ambição de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória, exceto quando aquela se conjuga com a adição ao jogo eletrónico (neste caso diminui a probabilidade de querer continuar a estudar após a conclusão da escolaridade obrigatória).