Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A volatilidade das criptomoedas: Os casos da Polygon, Solana, BitTorrent Token e VeChainPublication . Ferreira, Marisa Margarida Melo; Silva, Francisco José Ferreira; Couto, Gualter Manuel Medeiros doA volatilidade no mercado das criptomoedas é um indicador de extrema importância para os investidores, já que lhes permite gerir o risco de investimento e definir estratégias que resultem na maximização dos seus ganhos. Neste sentido, o foco deste estudo está em encontrar o modelo ótimo, de entre os modelos GARCH, EGARCH e TGARCH, que melhor descreva a volatilidade dos retornos diários da MATIC, SOL, BTT e VET – quatro criptomoedas com uma presença relativamente menor neste mercado, por comparação com a Bitcoin. A seleção do modelo ótimo é feita com recurso ao critério de qualidade estatística AIC. Para o período da amostra escolhido, a evidência empírica sugere que os modelos EGARCH(1,1) e GARCH(1,1) são os mais adequados para descrever a volatilidade dos retornos da MATIC e da VET, respetivamente. Nos casos da SOL e BTT, o insucesso na validação de todos os pressupostos à aplicação dos modelos GARCH revela que estes não são os mais adequados para descrever as criptomoedas em estudo.
- O marketing digital na hotelaria : key performance indicators e web analyticsPublication . Vieira, Sara Furtado; Tiago, Maria Teresa BorgesA importância de empregar ferramentas digitais no domínio da hotelaria surge recorrentemente na literatura nos últimos vinte anos. Contudo, apesar da sua importância e dos benefícios que lhe são associados nem todas as ferramentas são adotadas e os níveis de sofisticação tecnológica das empresas varia. Conquanto, o presente projeto, intitulado “O marketing digital na hotelaria: Key performance indicators e web analytics” tem como principal objetivo aferir quais as ferramentas de marketing digital que detêm maior relevância no processo de tomada de decisão e o impacto que as mesmas têm na conversão em vendas das unidades hoteleiras. Para tal, procurou-se analisar as estratégias de marketing de empreendimentos hoteleiros, considerando as suas características, bem como as do mercado onde se inserem. Explorando as características do marketing digital e de que forma se ajustam às tendências no mercado hoteleiro é possível inferir que a estratégia digital está associada às vantagens e desvantagens percecionadas no processo de criação e entrega de valor. Este trabalho de investigação recorreu a duas fontes de dados. Numa primeira fase foram distribuídos a todas as unidades hoteleiras da ilha de São Miguel um questionário sobre as suas atividades no domínio do marketing digital. Numa segunda foi efetuada uma recolha junto dos websites das unidades hoteleiras em torno de três dimensões: brochura informativa, loja virtual e espaço interativo. O estudo revelou que apesar dos constantes avanços nas tecnologias e a sua influência na perceção de valor dos consumidores, ainda é difícil quantificar o impacto digital na conversão em receitas da indústria hoteleira. Além disso, concluiu-se que o nível de sofisticação dos hotéis está muitas vezes ligado ao seu contexto ao nível da dimensão, tipologia da unidade ou a combinação destas variáveis com a categoria (número de estrelas) do hotel.
- O futuro do turismo nos Açores: previsões com modelos de simulação e modelos de séries temporaisPublication . Goulart, Gonçalo Carvalho; Brandão, Rita Margarida Pacheco Dias Marques; Silva, Francisco José FerreiraNos últimos anos, o setor do turismo tem verificado um forte crescimento na Região Autónoma dos Açores (RAA), em particular a partir do ano de 2015, com a liberalização do modelo de transporte aérea. No entanto, o surgimento da pandemia COVID-19 veio trazer grandes incertezas sobre o futuro da atividade turística e dos seus principais indicadores. O presente estudo pretende prever as possíveis trajetórias e valores dos principais indicadores da procura turística, de forma a fornecer informações relevantes aos agentes turísticos e decisores políticos. Recorrendo a modelos de previsão de séries temporais, nomeadamente, os modelos SARIMA (Seasonal Autoregressive Integrated Moving Average), estimou-se o comportamento futuro do número de hóspedes e dormidas na hotelaria da RAA tendo como base o comportamento destas variáveis no passado. Da mesma forma, com o auxílio de modelos de simulação de dados, nomeadamente, o método de Monte Carlo, foram traçados cenários, a curto prazo, de possíveis trajetórias que as variáveis possam tomar. Os resultados obtidos pelo modelo de séries temporais indicam que os valores máximos de hóspedes e dormidas em 2022 observam-se nos meses de julho e agosto, como era expectável, sendo os mínimos em novembro e dezembro. Contudo, após o primeiro ano de previsão, os resultados afastam-se do esperado, apresentando um comportamento mais estacionário, o que é natural neste tipo de modelos. Em relação aos cenários previstos pelo método de simulação de Monte Carlo, estes apontam para um crescimento significativo do número de hóspedes de junho para julho e um decréscimo em agosto. Relativamente às dormidas, os valores observados condizem com o expectável, verificando-se um aumento gradual de junho a agosto, sendo o mês de agosto o que apresenta valores mais elevados.
- Avaliação da intenção de viajar em companhias aéreas: Um estudo aplicadoPublication . Borges, Maria Antónia Sebastião; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA existência de vários fatores, tanto internos como externos, contribuem de certa forma para a intenção de compra dos consumidores. Pretende-se analisar as principais implicações que afetam a intenção de compra dos consumidores, de modo a avaliar as melhores estratégias de marketing para solucionar esses problemas, utilizando a companhia aérea SATA como caso de estudo. Assim, para a realização do estudo, procedeu-se à realização de um inquérito, com o objetivo de entender a perceção e consequente intenção de compra que os consumidores têm em relação à companhia aérea em estudo. Os resultados obtidos revelam que os indivíduos têm uma boa perceção da imagem da companhia, para além de estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. Para além disso, afirmam que voltariam a usar a companhia aérea SATA para efetuar mais viagens, apesar dos preços aplicados serem considerados por muitos inquiridos como um aspeto negativo. Neste sentido, os resultados sugerem que o preço influencia de certa forma a intenção de compra. Estes resultados desafiam os profissionais de marketing a avaliar melhor as suas estratégias, como é o caso de oferecer melhor qualidade para compensar o preço.
- Plano de negócios para comercialização de produtos provenientes da Uva de CheiroPublication . Esteireiro, Cristóvão Domingues; Pimenta, António Manuel Salvador; Silva, Francisco José FerreiraUm Plano de Negócios é uma ferramenta, essencial para discriminar os aspetos estratégicos de uma empresa, tendo em conta a construção dos planos económicos, financeiros, comercias e legais. O plano permite analisar a viabilidade de um projeto de investimentos e antecipar os problemas existentes no meio-envolvente e como aproveitar as oportunidades. O plano de negócios desenvolvido neste documento tem como finalidade o estudo da viabilidade da constituição de uma empresa vinícola. A empresa vai denominar-se Ilha d’Ouro, tendo como objetivo a comercialização de cinco produtos provenientes da matéria-prima uva de cheiro, o objetivo é fornecer produtos artesanais com a melhor relação preço-qualidade, de modo a garantir a satisfação do cliente final. No desenvolvimento deste plano de negócios, utilizou-se a metodologia de Harvard (2007), pela sua notoriedade e pelo facto de ser a mais abrangente, em alguns pontos comuns utilizou-se uma metodologia mais próxima da desenvolvida pelo Instituto de Apoio às Médias e Pequenas Empresas, tendo em conta a dificuldade em reunir dados e informações, pois a metodologia de Harvard exige um conhecimento de mercado altamente detalhado o que nem sempre se consegue dado à informação que é publicada e ao atraso de algumas bases de dados. O projeto desenvolvido contou com um inquérito que permitiu desenvolver um estudo de mercado obtendo respostas sobre o grau de aceitação dos produtos e valor que os clientes estão dispostos a despender para a aquisição dos artigos. As projeções financeiras apontam que o projeto desenvolvido é viável, contando com um período de recuperação de 6 anos, estima-se que o Valor Atual Líquido (VAL), seja de 10 264,00€, e a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 14,32% superior ao Custo de Oportunidade de Capital (COC).