DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Condessa, Isabel"
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- Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas criançasPublication . Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho; Condessa, IsabelCom o presente relatório de estágio pretende-se relatar, de uma forma geral, muitos do momentos vivenciados nos nossos estágios, tanto na educação pré-escolar como no ensino do 1º ciclo do ensino básico, sobretudo os momentos referentes ao trabalho realizado na temática escolhida: "Abordagem à Música e ao Movimento como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências nas Crianças". Os dois estágios desenvolveram-se no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. Este documento encontra-se organizado em três grandes partes, iniciando-se com um enquadramento teórico, quer da formação do educador/professor quer da temática aprofundada, seguindo-se da análise e reflexão do percurso formativo realizado nos estágios pedagógicos, onde se contemplou a perceção de educadores e professores sobre da relevância da abordagem à música e ao movimento em contexto, fruto do estudo realizado. Nas atividades desenvolvidas, no pré-escolar e no 1º CEB, conseguimos explorar muitas das potencialidades da música e do movimento, proporcionando um momento de interdisciplinaridade entre áreas curriculares que, segundo os educadores e professores do nosso estudo, poderão ser potenciadoras de desenvolvimento de competências das crianças na escola.
- Ambientes de aprendizagem na educação infantil : do desenvolvimento das capacidades coordenativas ao desempenho escolarPublication . Costa, Nicole Medeiros; Condessa, IsabelEste relatório de estágio, surge no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principais objetivos caracterizar os contextos dos estágios – envolvimento, escola, sala, crianças e macroestratégias; assim como, descrever, analisar e fundamentar algumas das atividades apresentadas na prática pedagógica. Neste processo de formação a estagiária confrontou algumas das opções tomadas com uma prática reflexiva e algum suporte documental para sustentar o seu desenvolvimento profissional nas práticas de ensino e de investigação acerca do tema aprofundado – Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil: do Desenvolvimento das Capacidades Coordenativas ao Desempenho Escolar. A temática aprofundada, ao longo das práticas supervisionadas, teve como pressuposto a importância da coordenação motora como capacidade para fortalecer na criança, permitindo-a alcançar melhores performances desportivas, artísticas e académicas. A Expressão Motora e a Expressão e Educação Físico-Motora surgem, assim, como área curricular promotora de aprendizagens motoras e cognitivas. Os nossos dois estudos, complementares, foram realizados na escola do estágio, o primeiro com um grupo de crianças (n=72), do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; e, o segundo, com os educadores/ professores (n= 21) e tiveram o propósito de avaliar quer o desenvolvimento de capacidades físicas e coordenativas das crianças, quer o trabalho que é feito nesse domínio pelos docentes da escola, respetivamente. No primeiro estudo, recorremos a alguns testes para a determinação da composição corporal, de aptidão física (baseados na Prova de Fitnessgram) e de coordenação motora (baseados na bateria Korperkoordination Test fur Kinder – KTK). Os resultados, fruto da intervenção da estagiária, fizeram sobressair numa melhoria da coordenação corporal das crianças do estágio em geral, embora só se tenha verificado essa tendência para a aptidão física nas crianças mais novas. O segundo estudo, teve como intuito dar a conhecer o modo como educadores e professores valorizam a coordenação motora e a promovem nas suas práticas de ensino. Da aplicação do questionário ficámos a perceber que, para este grupo de profissionais o trabalho sobre a coordenação motora traz benefícios para as crianças que perpassam a área físicomotora, sendo também eles do domínio social e académico.
- Ambientes facilitadores de aprendizagem com a Educação Física : um estudo em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vasconcelos, Bárbara Moniz; Condessa, IsabelCom o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende-se relatar as vivências experienciadas neste momento de preparação para a profissão. Deste modo, este documento procura fundamentar, descrever, refletir as opções tomadas ao longo das práticas pedagógicas, aprofundando a temática escolhida. Na primeira parte, foram abordados aspetos referentes à Educação, ao Educador/Professor em formação e às tarefas inerentes à sua profissão, ou seja, a Boas Práticas para a docência. Na segunda parte, procurámos compreender a adesão às atividades, por parte das crianças/ alunos, tendo como ponto de partida as vivências criadas numa perspetiva transversal e interdisciplinar, através das práticas inovadoras com atividades das Expressões e Educação Física. Numa sociedade em constante mudança, cremos que a escola deve variar a oferta de práticas educativas a partir dos seus currículos, por isso, escolhemos a temática “ambientes facilitadores de aprendizagens com a Educação Física” para os dois contextos de estágio, no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo. A escolha do tema a desenvolver no estágio partiu das vivências e motivação da estagiária, que pretendeu aumentar os seus conhecimentos neste momento de formação. Para concretizar esse propósito, entendemos pertinente refletir a ação educativa realizada com as danças de roda e/ou marchas, em jogos cooperativos e em atividades/ jogos de lutas e, ainda, realizar um pequeno estudo com a turma do 1.º ciclo, através da aplicação de um questionário, para responder à seguinte questão: “Serão as danças, os jogos cooperativos e as lutas atividades favoráveis e que propiciam ambientes em que os alunos (inter)agem mais?” Face à pequena dimensão do estudo, e dos momentos de intervenção com reforço na temática, podemos concluir, mas sem generalizar, que houve práticas inovadoras na nossa ação educativa com a Educação Física, promovendo não só momentos lúdicos e de vida saudável, como também competências de socialização na criança. Este nosso documento expressa o que foi uma etapa única e enriquecedora do nosso percurso na formação inicial para a profissão de Educador de Infância e Professor do 1.º CEB.
- Aprender a ser através do jogo infantil : um estudo em contexto do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pacheco, Nádia Micaela da Silva; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reflete sobre o processo de formação nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Durante o nosso estágio propusemo-nos aprofundar o tema Aprender a Ser através do Jogo, fundamentando e implementando um conjunto de atividades pedagógico-didáticas para a criação de ambientes promotores de aprendizagens das crianças/alunos, com especial realce no desenvolvimento de competências socio afetivas e morais. Sentimos a necessidade de analisar as potencialidades do jogo infantil, quer ao nível da Educação para a Cidadania, enquanto estratégia favorável à aprendizagem socio-afetiva e moral; quer ao nível do ensino da Educação Física, enquanto área curricular favorável ao desenvolvimento de competências de formação pessoal e social e de cidadania, mesmo quando integrada com diferentes áreas do currículo como realizámos nas nossas práticas. Desta forma, o relatório apresenta-nos a descrição, análise e reflexão de algumas das práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas escolas de estágio, sobretudo as mais relacionadas com a nossa temática. Para a realização de um pequeno estudo, contámos com dois grupos experimentais - o nosso grupo de estágio do pré-escolar (15 crianças), o nosso grupo de estágio do 1.º ciclo (13 crianças) e, um terceiro grupo de controlo, com crianças do 1.º ciclo (9 crianças). As crianças foram avaliadas num conjunto de comportamentos, através de grelhas de avaliação aplicadas em dois momentos, o que resultou numa apreciação da evolução de comportamentos de desenvolvimento Pessoal e Social / Cidadania de cada criança. Nos contextos de estágios tivemos a oportunidade de criar um ambiente de ensinoaprendizagem mais centrado em atividades de jogo, adequados ao escalão etário e aos conteúdos curriculares, que possibilitaram promover, ainda que poucas, algumas competências de cidadania nos dois grupos de estágio, com realce para compreende as regras do jogo, aceita a derrota e respeita o colega da mesma equipa. Podemos concluir que estas práticas pedagógicas foram uma mais valia na nossa formação e, para além disso, foram fundamentais para perceber o processo de desenvolvimento das competências socio-afetivas e morais das crianças.
- Aprender com a Expressão Dramática!Publication . Almeida, Patrícia Moniz; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio corresponde ao processo de trabalho realizado nos estágios pedagógicos das Práticas Supervisionadas I (Pré-Escolar) e II (1º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma fundamentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática que aprofundei, sobre o ensino e a aprendizagem na Expressão Dramática, enquanto vertente a realçar na Educação da Criança do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Neste sentido, optei por dar ênfase à opinião e perceção de Educadores/Professores de dois concelhos da Ilha de São Miguel: Ponta Delgada e Ribeira Grande. A partir dos resultados obtidos pela aplicação de um questionário apurei que Educadores/Professores consideram ter uma formação “suficiente” e algumas condições pedagógicas para orientar as práticas nesta área, em prol de um objetivo comum: educar a criança pela arte, recorrendo à Expressão Dramática, ajudando-a a desenvolver-se, equilibradamente e a aprender novos conhecimentos. Na segunda parte do documento, apresento uma exposição que espelha também alguns aspetos inerentes ao perfil desejável para a profissão docente, nestes níveis de ensino. Após uma contextualização dos meus estágios, exponho de uma forma estruturada, reflexiva e fundamentada alguns dos pontos essenciais ao percurso que realizei nos dois estágios: na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do ensino Básico.
- Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança : uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CicloPublication . Picanço, Cláudia Patrícia Silva; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo relatar os contextos de estágio pedagógico, enumerando um conjunto de práticas supervisionadas e um estudo que evidenciam a importância das aprendizagens realizadas através da exploração do corpo, do movimento da dança, isto é, em práticas de atividade física. Este trabalho, possui uma natureza teórico-prática, que se inicia com um enquadramento teórico, efetuando uma breve contextualização da importância da formação de professores na atualidade e de requisitos fundamentais ao perfil do monodocente educador/professor. Ainda neste enquadramento é realizada uma exposição acerca das aprendizagens em contexto de pandemia e das consequências do confinamento nas crianças/alunos, sejam estas a falta de atividade física e relação com os pares, ou até mesmo, pelo tempo que passam expostos a écrans. Nos estágios pedagógicos I e II, ligados à componente da prática pedagógica supervisionada, recorreu-se a diversas atividades sobre a temática em contexto de sala de aula, aquando das aulas presenciais e em contexto de ensino à distância (realizado em maio e junho de 2020). Através do comportamento e aprendizagens adquiridas pelas crianças, averiguamos que as estratégias lúdico-dinâmicas utilizadas pela estagiária foram benéficas e tiveram um contributo positivo, como será exposto ao longo deste relatório. Como forma de reforçar a vertente investigativa no estágio foi desenvolvido um breve estudo baseado em perspetivas dos familiares (n=80) sobre as práticas quotidianas de Movimento e Dança dos seus educandos, um grupo de crianças açorianas, em dois momentos educativos – ensino normal e ensino em período de 1.º confinamento. Este estudo permitiu engrandecer a minha formação, uma vez que através dele foi possível conferir a importância da atividade física, não só para as crianças, como para a sociedade em geral, e o lugar do movimento e da dança nesta etapa de escolaridade. Finalizou-se assim, este relatório que permite analisar o meu desempenho enquanto e educadora/professora em fase de crescimento e aprendizagem profissional.
- A atividade física na cultura de infância : delinear práticas e dinâmicas a partir do contexto de estágioPublication . Oliveira, Marta Moniz Almeida; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e apresenta-se como um resultado das práticas pedagógicas realizadas nos Estágios Pedagógicos I e II. Ao longo da sua elaboração apresentamos um aprofundamento da temática no sentido de realçar a importância da atividade física na cultura de infância, uma vez que, esta deverá estar sempre presente nas aprendizagens das crianças, por proporcionar um desenvolvimento integral. Para além disso, foi nossa intenção em contexto de estágio delinear práticas na implementação de atividades e jogos tradicionais, tanto em situação de sala de aula como no recreio, dando a conhecer aos alunos, a sua importância nas suas aprendizagens, assim como a cultura lúdica dos seus progenitores. Nas nossas práticas supervisionadas recorremos à observação e reflexão. No trabalho empírico optámos por uma metodologia mista, quantitativa através da avaliação de parâmetros num grupo de crianças e na aplicação de um inquérito, por questionário, aos seus encarregados de educação com o objetivo de conhecer as rotinas das crianças das duas escolas de estágio; e qualitativa na aplicação de uma entrevista realizada a 5 profissionais de educação (Grupos Focus), com questões relacionadas com a prática de atividade física nas suas escolas, partindo da cultura de infância. Os resultados do estudo permitiram-nos conhecer as rotinas de crianças das duas escolas de estágio, bem como as opiniões dos vários profissionais, no que se refere à Atividade Física das Crianças nas Escolas e do Papel da Cultura de Infância – Das Políticas Educativas às Práticas Atuais e Futuras na Escola. É de salientar que, foram consideradas, atividades desenvolvidas nos dois contextos de estágio que proporcionaram um enorme contributo para a minha formação profissional e enriquecimento a nível pessoal.
- A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teves, Joana Costa; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio abarca toda a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo. No primeiro capítulo deste trabalho, refiro alguns aspetos referentes à educação, ao professor em formação e as tarefas inerentes à sua profissão e, ainda, à nossa experiência aquando do estágio pedagógico. O segundo capítulo contempla uma fundamentação teórica do tema selecionado, a atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo, a sua pertinência no desenvolvimento da criança, bem como os seus benefícios na educação. Assim, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Nos capítulos três e quatro é realizada uma análise e reflexão, de acordo com a temática selecionada e atividades desenvolvidas no decorrer dos estágios. Assim, no capítulo cinco, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Com base nos resultados apurados do estudo, concluí que os nossos entrevistados concordam e incentivam a implementação de jogos em contexto de aula. Estes afirmaram que o jogo contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança e que, além de ser uma atividade privilegiada pelos alunos, é muito flexível e pode ser aplicado aos dois níveis de ensino - pré-escolar e primeiro ciclo. Por outro lado, os alunos do 3.º ano, com quem implementamos a atividade, mostraram-se satisfeitos com este modelo de aprendizagem promovido através pelo jogo.
- As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagemPublication . Raposo, Pamela Oliveira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo destacar as potencialidades das atividades rítmicas expressivas (nomeadamente, da dança) no desenvolvimento global da criança. Com a realização deste documento, pretendeu-se conhecer e desenvolver os contributos da expressão motora no desenvolvimento da criança nos contextos pré-escolar e escolar, nomeadamente das atividades rítmicas expressivas. Também se pretendeu analisar as potencialidades da dança, como um meio facilitador e motivador da aprendizagem efetuada pelas crianças. Visto este trabalho ser de natureza teórico-prática, serão desenvolvidas questões relacionadas com a formação inicial de educadores/ professores e com as atividades rítmicas expressivas, bem como apresentados relatos de experiências de práticas - referentes à temática do relatório - e a sua análise reflexiva. É de referir que os estágios, tanto no pré-escolar, como no 1.º ciclo do ensino básico, foram o começo do meu crescimento enquanto futura educadora/ professora. A temática que desenvolvi teve, como se pode verificar ao longo deste documento, resultados positivos para as crianças/ alunos e para mim, na medida em que o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido de uma forma lúdica e motivadora, com dinâmicas de trabalho que captaram a atenção das crianças/ alunos.
- Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Carolina Ferreira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o nosso percurso em contexto real, desde as práticas supervisionadas desenvolvidas na escola até à investigação educacional. Sendo a natureza deste documento inseparável da reflexão, entre a teoria e a prática, ao longo do mesmo serão relatadas as experiências vivenciadas nesta nossa etapa de formação inicial, confrontando-as com a literatura da especialidade. Um ponto importante foi a descrição e análise das opções e procedimentos utilizados durante a nossa prática pedagógica, sobretudo em atividades desenvolvidas com o tema de aprofundamento, entre os quais se incluem princípios fundamentais à função docente, como a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. Ao longo do documento, apresentamos de forma aprofundada a temática, ou seja, pretendemos realçar a importância dada à prática de atividade física regular no âmbito da escola, como complemento à (in)atividade proporcionada em casa, no seio da família. Com o nosso estudo empírico, que teve como propósito responder à questão: Boas práticas de Atividade Física (AF) na Escola Infantil? pretendeu-se destacar os contributos da AF no desenvolvimento global de crianças das nossas escolas de estágio. Optámos por uma metodologia mista, realizada através do cruzamento de dados obtidos em vários momentos: pela aplicação de um inquérito por questionário a encarregados de educação/pais e de um questionário de resposta múltipla aos seus educandos do 1.º ciclo; pela observação de parâmetros físicos e comportamentos motores em pequenos grupos de crianças. Sobre os resultados do nosso estudo, elegemos o facto dos pais considerarem que a prática de AF é muito importante para a educação e que a escola, desde o recreio às atividades (extra)curriculares, é ela um lugar de “Boas Práticas” para as crianças. Consideramos que este momento de formação, refletido neste documento, é um ponto de passagem importante para uma etapa subsequente, a de profissional em educação.