Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas criançasPublication . Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho; Condessa, IsabelCom o presente relatório de estágio pretende-se relatar, de uma forma geral, muitos do momentos vivenciados nos nossos estágios, tanto na educação pré-escolar como no ensino do 1º ciclo do ensino básico, sobretudo os momentos referentes ao trabalho realizado na temática escolhida: "Abordagem à Música e ao Movimento como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências nas Crianças". Os dois estágios desenvolveram-se no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. Este documento encontra-se organizado em três grandes partes, iniciando-se com um enquadramento teórico, quer da formação do educador/professor quer da temática aprofundada, seguindo-se da análise e reflexão do percurso formativo realizado nos estágios pedagógicos, onde se contemplou a perceção de educadores e professores sobre da relevância da abordagem à música e ao movimento em contexto, fruto do estudo realizado. Nas atividades desenvolvidas, no pré-escolar e no 1º CEB, conseguimos explorar muitas das potencialidades da música e do movimento, proporcionando um momento de interdisciplinaridade entre áreas curriculares que, segundo os educadores e professores do nosso estudo, poderão ser potenciadoras de desenvolvimento de competências das crianças na escola.