Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pontes, Lúcia de Fátima do Rego; Santos, Ana Isabel; Raposo, Margarida de Jesus SilvaO presente trabalho é um relatório de estágio que incide em duas áreas de conteúdo trabalhadas ao longo do Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II: a Língua Portuguesa e a Matemática. Neste relatório foi feita uma abordagem à importante presença destas duas áreas no currículo do Ensino Básico, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em especial na resolução de problemas. O objetivo primordial da intervenção educativa que aqui se apresenta assentou na observação e reflexão sobre a importância da linguagem usada e do conhecimento do seu significado para permitir a resolução de problemas matemáticos. Partindo da grande dificuldade sentida pela maioria dos alunos na resolução de problemas, evidenciou-se o papel fulcral que a língua desempenha na capacidade de resolução de problemas matemáticos. Utilizando a metodologia de investigação-ação, aferiu-se que uma compreensão adequada dos enunciados leva à resolução de problemas de uma maneira mais eficaz, verificando-se que, quanto mais segmentado fosse o enunciado - para a sua compreensão-, maior a capacidade evidenciada pelos discentes para alcançarem um método de resolução do problema.
- Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de casoPublication . Ferreira, Ana Rita Amaral; Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra ToledoAtualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino.
- Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Carolina Ferreira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o nosso percurso em contexto real, desde as práticas supervisionadas desenvolvidas na escola até à investigação educacional. Sendo a natureza deste documento inseparável da reflexão, entre a teoria e a prática, ao longo do mesmo serão relatadas as experiências vivenciadas nesta nossa etapa de formação inicial, confrontando-as com a literatura da especialidade. Um ponto importante foi a descrição e análise das opções e procedimentos utilizados durante a nossa prática pedagógica, sobretudo em atividades desenvolvidas com o tema de aprofundamento, entre os quais se incluem princípios fundamentais à função docente, como a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. Ao longo do documento, apresentamos de forma aprofundada a temática, ou seja, pretendemos realçar a importância dada à prática de atividade física regular no âmbito da escola, como complemento à (in)atividade proporcionada em casa, no seio da família. Com o nosso estudo empírico, que teve como propósito responder à questão: Boas práticas de Atividade Física (AF) na Escola Infantil? pretendeu-se destacar os contributos da AF no desenvolvimento global de crianças das nossas escolas de estágio. Optámos por uma metodologia mista, realizada através do cruzamento de dados obtidos em vários momentos: pela aplicação de um inquérito por questionário a encarregados de educação/pais e de um questionário de resposta múltipla aos seus educandos do 1.º ciclo; pela observação de parâmetros físicos e comportamentos motores em pequenos grupos de crianças. Sobre os resultados do nosso estudo, elegemos o facto dos pais considerarem que a prática de AF é muito importante para a educação e que a escola, desde o recreio às atividades (extra)curriculares, é ela um lugar de “Boas Práticas” para as crianças. Consideramos que este momento de formação, refletido neste documento, é um ponto de passagem importante para uma etapa subsequente, a de profissional em educação.
- Oportunidades de contacto com a Natureza na cidade : práticas de cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Simões, Ana Sofia Mendes Ribeiro Ferreira; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Arroz, Ana Margarida MouraO tema deste relatório Oportunidades de contacto com a Natureza na cidade: práticas de cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.ºciclo do Ensino Básico tem como finalidade incentivar as crianças destes níveis de ensino para a exploração dos espaços naturais existentes no seu meio envolvente e para a reflexão de como estes devem ser preservados, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na proteção do meio ambiente. Neste documento, será abordado na primeira e segunda parte uma componente teórica, sendo que a primeira explora a educação para a cidadania e a educação ambiental e na segunda parte são abordadas questões mais específicas relacionadas com os espaços verdes zonas cidades e a relação das crianças com estes espaços. Por fim, na terceira parte serão caracterizados os contextos onde decorreram os estágios e uma descrição reflexiva sobre as atividades realizadas. Em tom de conclusão, consideramos que no futuro a escola dará mais importância a uma educação para a cidadania e uma educação ambiental baseada em valores, responsabilidade e democracia.