Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança : uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo relatar os contextos de estágio pedagógico, enumerando um conjunto de práticas supervisionadas e um estudo que evidenciam a importância das aprendizagens realizadas através da exploração do corpo, do movimento da dança, isto é, em práticas de atividade física. Este trabalho, possui uma natureza teórico-prática, que se inicia com um enquadramento teórico, efetuando uma breve contextualização da importância da formação de professores na atualidade e de requisitos fundamentais ao perfil do monodocente educador/professor. Ainda neste enquadramento é realizada uma exposição acerca das aprendizagens em contexto de pandemia e das consequências do confinamento nas crianças/alunos, sejam estas a falta de atividade física e relação com os pares, ou até mesmo, pelo tempo que passam expostos a écrans. Nos estágios pedagógicos I e II, ligados à componente da prática pedagógica supervisionada, recorreu-se a diversas atividades sobre a temática em contexto de sala de aula, aquando das aulas presenciais e em contexto de ensino à distância (realizado em maio e junho de 2020). Através do comportamento e aprendizagens adquiridas pelas crianças, averiguamos que as estratégias lúdico-dinâmicas utilizadas pela estagiária foram benéficas e tiveram um contributo positivo, como será exposto ao longo deste relatório. Como forma de reforçar a vertente investigativa no estágio foi desenvolvido um breve estudo baseado em perspetivas dos familiares (n=80) sobre as práticas quotidianas de Movimento e Dança dos seus educandos, um grupo de crianças açorianas, em dois momentos educativos – ensino normal e ensino em período de 1.º confinamento. Este estudo permitiu engrandecer a minha formação, uma vez que através dele foi possível conferir a importância da atividade física, não só para as crianças, como para a sociedade em geral, e o lugar do movimento e da dança nesta etapa de escolaridade. Finalizou-se assim, este relatório que permite analisar o meu desempenho enquanto e educadora/professora em fase de crescimento e aprendizagem profissional.
ABSTRACT: This Internship Report developed in the framework of the Master's Degree in Preschool Education and 1. º Cycle of Primary Education, aims to report the contexts of pedagogical internship, listing a set of supervised practices and a study that highlight the importance of learning carried out through the exploration of the body, dance movement, this is in physical activity practices. In the pedagogical stages I and II, connected to the component of the supervised pedagogical practice, several activities on the subject were used in the context of the classroom, during the inperson classes and in the context of distance learning (held in May and June 2020). Through the behavior and learning acquired by the children, we verified that the playfuldynamic strategies used by the intern were beneficial and had a positive contribution, as will be explained throughout this report. As a way to reinforce the investigative aspect of the internship, a brief study was developed based on the perspectives of family members (n=80) on the daily practices of Movement and Dance of their students, a group of Azorean children, in two educational moments - normal education and teaching in a period of 1st confinement. This study allowed me to enhance my training, since through it it was possible to check the importance of physical activity, not only for children, but for society in general, and the place of movement and dance in this stage of schooling. In the end this report, allows me to analyze my performance as an educator/teacher in a phase of professional growth and learning.

Description

Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de novembro de 2021, Universidade dos Açores.

Keywords

Actividade Física Dança Educativa Educação Física Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Expressões Estágio Pedagógico Internship Pedagogical Physical Activity

Citation

Picanço, Cláudia Patrícia Silva (2021). "Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança: uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo", 113 p.. Mestrado (Relatório de Estágio) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6601>

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue