Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprender com as expressões a partir do corpo, movimento e dança : uma abordagem realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CicloPublication . Picanço, Cláudia Patrícia Silva; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo relatar os contextos de estágio pedagógico, enumerando um conjunto de práticas supervisionadas e um estudo que evidenciam a importância das aprendizagens realizadas através da exploração do corpo, do movimento da dança, isto é, em práticas de atividade física. Este trabalho, possui uma natureza teórico-prática, que se inicia com um enquadramento teórico, efetuando uma breve contextualização da importância da formação de professores na atualidade e de requisitos fundamentais ao perfil do monodocente educador/professor. Ainda neste enquadramento é realizada uma exposição acerca das aprendizagens em contexto de pandemia e das consequências do confinamento nas crianças/alunos, sejam estas a falta de atividade física e relação com os pares, ou até mesmo, pelo tempo que passam expostos a écrans. Nos estágios pedagógicos I e II, ligados à componente da prática pedagógica supervisionada, recorreu-se a diversas atividades sobre a temática em contexto de sala de aula, aquando das aulas presenciais e em contexto de ensino à distância (realizado em maio e junho de 2020). Através do comportamento e aprendizagens adquiridas pelas crianças, averiguamos que as estratégias lúdico-dinâmicas utilizadas pela estagiária foram benéficas e tiveram um contributo positivo, como será exposto ao longo deste relatório. Como forma de reforçar a vertente investigativa no estágio foi desenvolvido um breve estudo baseado em perspetivas dos familiares (n=80) sobre as práticas quotidianas de Movimento e Dança dos seus educandos, um grupo de crianças açorianas, em dois momentos educativos – ensino normal e ensino em período de 1.º confinamento. Este estudo permitiu engrandecer a minha formação, uma vez que através dele foi possível conferir a importância da atividade física, não só para as crianças, como para a sociedade em geral, e o lugar do movimento e da dança nesta etapa de escolaridade. Finalizou-se assim, este relatório que permite analisar o meu desempenho enquanto e educadora/professora em fase de crescimento e aprendizagem profissional.
- O estudo documental da tempestuosidade em São Miguel (Açores) entre 1999 e 2019Publication . Sousa, Rodrigo Amaral; Borges, Paulo Jorge Soares de AmaralLocalizada no Atlântico Norte, a ilha de São Miguel é a maior e a mais populosa do arquipélago dos Açores sendo também aquela que maior pressão antrópica tem sofrido. Consequentemente, num ambiente de alterações climáticas e sendo as Ilhas Pequenas sistemas muito sensíveis, importa perceber como a tempestuosidade tem afetado a população e como tem evoluído nas últimas décadas em termos de frequência, durabilidade e intensidade. O presente trabalho incidiu sobre a pesquisa em registo documental histórico (jornal Açoriano Oriental de 1999 a 2019) para estruturar séries temporais de parâmetros meteorológicos para a ilha de São Miguel. Nesta tarefa foi utilizada a metodologia desenvolvida por Borges (2003) para o estudo da tempestuosidade nos Açores entre 1835 e 1998. Deste modo foi possível elaborar séries de tempestuosidade para São Miguel entre 1999 e 2019 e por forma a obter uma base de dados de espectro largo, a recolha de dados realizada para o arquipélago dos Açores permitiu igualmente construir uma série para o Arquipélago para o mesmo período. Deste modo, para além de se caracterizar a tempestuosidade em São Miguel no referido período de anos foi possível fazer o mesmo para os Açores. Estabeleceu-se igualmente a comparação entre a tempestuosidade específica de São Miguel com a dos Açores em geral. Adicionalmente, a caracterização da tempestuosidade nos Açores entre 1999 e 2019 permitiu relacioná-la com tempestuosidade nos Açores para o período entre 1835 e 1998. Especificamente em São Miguel registaram-se 200 tempestades e 437 dias tempestuosos enquanto nos Açores ocorreram 571 tempestades e 555 dias de temporal entre 1999 e 2019. Concluiu-se que a tempestuosidade em São Miguel e nos Açores apresenta uma variação interanual e ao longo do tempo, assim como geograficamente diferindo de ilha para ilha, tendo por exemplo sido identificadas 71 tempestades e 118 dias tempestuosos para os Açores em geral que não foram registados em São Miguel. No período estudado houve uma evolução na tempestuosidade tendo aumentado a frequência dos eventos extremos. Torna-se, pois, de extrema importância uma boa gestão territorial por forma a mitigar os impactos das tempestades nas ilhas dos Açores.
- Gestão de Recursos Humanos no sector do turismo : o caso das rent-a-carPublication . Almeida, Sara de Sousa; Silva, Osvaldo Dias LopesO setor do turismo tem vindo a crescer cada vez mais na Região Autónoma dos Açores e, consequentemente, o número de empresas relacionadas com o aluguer de viaturas aumentou na região. Este facto ajuda à empregabilidade da região, disponibilizando novos postos de emprego para a população. É, porém, necessário averiguar como é processado o recrutamento e a gestão das práticas dos Recursos Humanos contratados. Será, da mesma forma, necessário entender o ponto de vistas dos clientes e como é gerida a prestação de serviço por parte dos colaboradores e das chefias. Posto isto, a seguinte dissertação tem como principal objetivo avaliar as empresas rent-a-car, as quais se enquadram no sector do turismo no que respeita à gestão dos Recursos Humanos, de modo a se perceber eventuais falhas e de que maneira os serviços prestados podem ser afetados e, também, a visão dos próprios colaboradores acerca deste tema. É importante compreender o impacto que poderá advir de uma boa gestão de Recursos Humanos perante os clientes. É, então, proposto que esta dissertação se divida em três partes. Na primeira parte, irá ser feita uma revisão literária acerca das práticas da gestão de Recursos Humanos (GRH) e o seu impacto sobre os colaboradores. De seguida, irá ser feita uma revisão literária dos dois principais pontos afetados pelas práticas de GRH: a satisfação laboral e a intenção de saída de empresa (turnover). Por fim, será feita uma análise de resultados dos inquéritos distribuídos pelos colaboradores das diversas empresas de rent-a-car da Região Autónoma dos Açores. Com isto, pretende-se analisar o impacto das práticas da GRH nos funcionários e até que ponto estas influenciam a sua satisfação e a sua intenção de saída.