Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão de Recursos Humanos no sector do turismo : o caso das rent-a-car

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestradoSaraSousaAlmeida2021.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O setor do turismo tem vindo a crescer cada vez mais na Região Autónoma dos Açores e, consequentemente, o número de empresas relacionadas com o aluguer de viaturas aumentou na região. Este facto ajuda à empregabilidade da região, disponibilizando novos postos de emprego para a população. É, porém, necessário averiguar como é processado o recrutamento e a gestão das práticas dos Recursos Humanos contratados. Será, da mesma forma, necessário entender o ponto de vistas dos clientes e como é gerida a prestação de serviço por parte dos colaboradores e das chefias. Posto isto, a seguinte dissertação tem como principal objetivo avaliar as empresas rent-a-car, as quais se enquadram no sector do turismo no que respeita à gestão dos Recursos Humanos, de modo a se perceber eventuais falhas e de que maneira os serviços prestados podem ser afetados e, também, a visão dos próprios colaboradores acerca deste tema. É importante compreender o impacto que poderá advir de uma boa gestão de Recursos Humanos perante os clientes. É, então, proposto que esta dissertação se divida em três partes. Na primeira parte, irá ser feita uma revisão literária acerca das práticas da gestão de Recursos Humanos (GRH) e o seu impacto sobre os colaboradores. De seguida, irá ser feita uma revisão literária dos dois principais pontos afetados pelas práticas de GRH: a satisfação laboral e a intenção de saída de empresa (turnover). Por fim, será feita uma análise de resultados dos inquéritos distribuídos pelos colaboradores das diversas empresas de rent-a-car da Região Autónoma dos Açores. Com isto, pretende-se analisar o impacto das práticas da GRH nos funcionários e até que ponto estas influenciam a sua satisfação e a sua intenção de saída.
ABSTRACT: The tourism sector has been progressively growing in the Azores and, consequently, the number of companies related to the car rental has also been growing. This scenario helps to the employability in the area making new jobs to the population. It is, although, necessary to verify the process of the Human Resources practices management. It will also be necessary to understand the employees point of view and how is the service provision managed by the supervision. With that being said, this dissertation has the purpose of to evaluate the companies among the tourism sector, specifically the rental car business towards the Human Resources practices so we can notice where their flaws are and how their services are affected and, also, their own employees’ perspective over this matter. It is important to understand a good Human Resources management impact. It is proposed to divide this dissertation in three parts. In the first part, it will be introduced a literature review of the Human Resources Practices, job satisfaction and turnover. Lastly, it will be made an analysis over the inquiry distributed to the employees from the several car rental companies in the Azores. So, it is intended to analyse the Human Resources practices impact on the employees and how those affect their job satisfaction and turnover.

Description

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Gestão de Recursos Humanos), 26 de novembro de 2021, Universidade dos Açores.

Keywords

Gestão de Recursos Humanos Recursos Humanos Turismo Human Resources Management Rent-a-car Tourism

Citation

Almeida, Sara de Sousa (2021). "Gestão de Recursos Humanos no sector do turismo: o caso das rent-a-car", 86 p.. Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (Gestão de Recursos Humanos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6302>

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue